Projeto do CBQF entre os cinco finalistas do Prémio Bolsa Jorge de Mello Indústria e Inovação

O projeto “RECELDERMIS – Advancing 3D Skin Models with Rabbit Derived Dermis for scalable in vitro screening”, do grupo de Biomateriais e Tecnologia Biomédica do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), foi selecionado como um dos cinco finalistas do Prémio Bolsa Jorge de Mello Indústria e Inovação, entre 55 propostas elegíveis.

A iniciativa resulta de uma colaboração entre as investigadoras Ana Leite Oliveira, Viviana Pinto Ribeiro e Marta Rosadas (CBQF), Alda Sousa (Cortadoria Nacional do Pêlo) e Brigitte Onteniente (Phenocell AXOL, França), e tem como objetivo o desenvolvimento de modelos de pele 3D mais éticos e escaláveis para testes in vitro.

Para Ana Leite Oliveira, “esta distinção reflete não só a qualidade da investigação no CBQF, mas também o valor das parcerias com a indústria para criar soluções com impacto real”.

A nomeação do projeto como finalista reforça o compromisso da Escola Superior de Biotecnologia e do Centro de Biotecnologia e Química Fina com a inovação colaborativa, a ciência aplicada e a promoção de práticas mais sustentáveis e éticas no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

A Bolsa Jorge de Mello – Indústria e Inovação afirma-se como um estímulo à investigação aplicada em Portugal, promovendo a colaboração direta entre o meio académico e o setor empresarial.

 

Fotografia do evento
Fotografia do evento

Categorias: Centro de Biotecnologia e Química Fina

Quinta, 03/07/2025