Pedro Abrunhosa e José Azeredo Lopes debatem os novos sentidos da Soberania na Escola Superior de Biotecnologia

O que é (hoje) a Soberania? Este foi o mote para mais uma Conversa sobre Ciências & Sociedade que contou com a participação de José Azeredo Lopes, docente e coordenador do International Studies Programme da Faculdade de Direito da Universidade Católica, e do músico Pedro Abrunhosa.

O conceito de soberania deixou de estar exclusivamente ligado ao poder dos Estados sobre o seu território físico e passou a abranger dimensões tão diversas como a cultura, a tecnologia, a ciência, a energia ou a própria identidade individual. Num diálogo vivo e multidisciplinar, moderado por Tim Hogg, docente e coordenador da Licenciatura em Ciências e Sociedade da Escola Superior de Biotecnologia, discutiu-se como, num mundo global e interdependente, a soberania se fragmenta, reinventa e ganha novos sentidos.

Sem uma afirmação no plano cultural e digital, um dia não poderemos dizer que somos soberanosafirmou Pedro Abrunhosa, sublinhando a necessidade de afirmação ativa na cultura e no espaço digital para garantir autonomia.

Se perdermos a língua estamos a liquidar parte da nossa soberania, sem que percamos o território. Quem se identifica junta-se, quem se junta tem um território, quem tem um território tem uma estrutura de poder: esta é a construção de soberania que cada vez mais se afasta de uma noção territorial,”, destacou José Azeredo Lopes.

A conversa, que decorreu no dia 5 de junho no Auditório Comendador Arménio Miranda, no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, integra o ciclo Conversas sobre Ciências & Sociedade que pretende destacar a importância da multidisciplinaridade e do cruzamento de saberes para se dar resposta aos desafios do mundo atual.

 

Fotografia do evento

Categorias: Escola Superior de Biotecnologia

Quinta, 12/06/2025