Papa Leão XIV acolhe Católica no Jubileu do Mundo Educativo

Os alunos e os docentes da Universidade Católica Portuguesa tiveram oportunidade de estar com o Papa Leão XIV durante o Jubileu do Mundo Educativo, que decorreu em Roma e no Vaticano, entre 27 de outubro e 1 de novembro.

Cerca de 20 estudantes, incluindo alunos da Católica a frequentar o programa Erasmus+, participaram na audiência com Sua Santidade dedicada à população estudantil, num dos principais momentos de partilha do evento jubilar.

“Ser peregrina neste Ano Jubilar da Esperança foi, para mim, uma clara oportunidade de recomeço. Esse recomeço tornou-se palpável na passagem por cada uma das Portas Santas das basílicas de Roma e nas palavras do Santo Padre. No encontro com os estudantes, o Papa Leão XIV chamou-nos a ser “pessoas de palavra e construtores de paz”. Regressamos com o desafio de ouvir a nossa inquietação interior e de procurar sempre mais, conscientes de que fomos “feitos para algo maior””, conta Mariana Craveiro, uma das estudantes que esteve no encontro e que já tinha tido oportunidade de conhecer e de falar com o Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.

“Já o Papa Francisco nos tinha recordado que os cristãos devem ser “fábrica de esperança, sobretudo nestes tempos de escassez de sentido”. Voltamos de Roma com o compromisso de testemunhar alegria, fé e esperança em todos os contextos da nossa Universidade”, acrescenta a recém-graduada em Psicologia, que colabora agora com a Área Transversal de Economia Social, no campus do Porto.

Também vários docentes e a equipa reitoral da universidade marcaram presença no encontro do Papa Leão XIV com educadores e formadores, na Praça de São Pedro. Nesta ocasião, a reitora, Isabel Capeloa Gil, cumprimentou o Sumo Pontífice e ofereceu-lhe um livro da UCP Editora.

A Universidade Católica Portuguesa teve uma forte representação académica e cultural no Jubileu do Mundo Educativo, o grande evento do Ano Santo dedicado às escolas e universidades de todo o mundo, marcando presença através de uma comitiva de 80 pessoas, que incluiu alunos, alumni, equipa reitoral, docentes e colaboradores. 

Enquanto instituição de ensino superior, participou ainda no congresso internacional “Constelações Educacionais – Um Pacto com o futuro”, e na “Aldeia da Educação”, um ponto de encontro de saberes e experiências, com espaços institucionais de várias entidades.

A presença da Universidade Católica no Jubileu do Mundo Educativo, sob o tema “Educar é um ato de esperança”, reforça o compromisso com a excelência educativa e com os valores que norteiam a sua missão. Conforme é sublinhado por Isabel Capeloa Gil, “A Universidade Católica Portuguesa está comprometida com uma ideia de educação como promessa de futuro, que articule a qualidade profissional com a inovação, a sensibilidade estética e social”.

Créditos de Fotografia: Pedro Marques Pereira

Categorias: A Católica

Terça, 04/11/2025