Novo Doutoramento em Ecologia Integral da Católica inspirado na Laudato Si’ do Papa Francisco

Na semana em que se assinalam os nove anos da publicação da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, a UCP apresentou o Doutoramento em Ecologia Integral, destacando que “conhecimentos fragmentados hoje não servem.”

Na sessão de apresentação do novo Doutoramento, o Padre Alexandre Palma, Diretor do Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião (CITER) da Católica, frisou que “se a universidade quer ser uma catedral de inteligência, não pode ceder a fragmentar-se.”

“Conhecimentos fragmentados hoje não servem. (…) A fragmentação degenera-a numa oficina de ignorância”, referiu o Padre Alexandre Palma acrescentando que “uma visão alargada da ecologia, suportada na verificação de que tudo está interligado, demanda uma integração de saberes”.

Antes, o Diretor do CITER já tinha desafiado os presentes a identificar os autores de duas citações. Sem surpresas, quase de imediato a segunda citação foi reconhecida por todos, enquanto a primeira se afigurou um desafio maior. O Diretor do CITER recorreu a uma frase da encíclica do Papa Francisco que inspirou o novo Doutoramento, enquanto a primeira frase foi retirada da Octogesima Adveniens, assinada a 14 de maio de 1971 pelo Papa Paulo VI.

Em comum, o Papa Paulo VI e o Papa Francisco expressaram a preocupação com a ecologia. “O magistério social abriu a Igreja as desafios da contemporaneidade”, afirmou o Padre Alexandre Palma, enfatizando que da economia à cultura, passando pela política e pela religião, “tudo é relação”.

E é, precisamente, com essa consciência de que tudo é relação que a UCP apresentou o novo Doutoramento, fruto de um trabalho de preparação de vários anos, que envolveu desde o primeiro momento equipas multidisciplinares da Católica.

Com um programa interdisciplinar, as aulas têm início já no próximo ano letivo e contam com docentes de várias Unidades Orgânicas da universidade, com o objetivo de fornecer respostas éticas adequadas aos desafios globais.

As seis Escolas e Faculdades da Católica envolvidas no Doutoramento constituíram três grupos de trabalho, ao longo dos últimos dois anos, que foram coordenados pela Vice-Reitora Margarida Mano. Na sessão de apresentação, a Vice-Reitora expressou “júbilo pelo lançamento de um Doutoramento diferente de tudo o que existe” e frisou que são necessárias “instituições fortes que ajudem a fazer parte das respostas” aos desafios que se colocam.

A apresentação do plano curricular do Doutoramento, ficou a cargo do Vice-Reitor para a Investigação e Inovação Peter Hanenberg, coordenador do Doutoramento. Com início a 12 de setembro deste ano, as aulas serão ministradas em formato presencial às sextas-feiras das 17 às 21 horas e aos sábados das 9 às 13 horas.

O Padre José Manuel Pereira de Almeida, Vice-Reitor da UCP, notou que o Doutoramento propõe uma “aprendizagem tendencialmente transdisciplinar”, com “a preocupação que o Papa Francisco propõe de que tudo está interligado”.

As candidaturas decorrem até dia 30 de maio.

Conheça mais sobre o Doutoramento | Candidate-se

Categorias: A Católica

Quarta, 22/05/2024

ODS 4