Novo deadline de candidaturas para a Semana Europeia do Património Comum T4EU | FUTURO(S) DO PATRIMÓNIO / PATRIMÓNIO(S) DO FUTURO

Está aberto o Call for Papers para a EPoCH 2026 Heritage future(s) / future heritage(s): on the threshold of change, podendo estudantes, docentes e investigadores candidatar-se até 4 de janeiro de 2026.

De 16 a 20 de março de 2026, a Universidade Católica Portuguesa acolherá a Semana do Património Europeu Comum T4EU no Porto, Portugal. Sob o tema FUTURO(S) DO PATRIMÓNIO / PATRIMÓNIO(S) DO FUTURO: NO LIMIAR DA MUDANÇA, a Semana do Património Europeu Comum da Transform4Europe reunirá académicos, profissionais e estudantes para um programa intensivo de atividades formativas, incluindo workshops, palestras públicas, uma mesa redonda e uma conferência científica.

Integrada nesta semana, a Conferência Anual T4EU sobre Património Sustentável terá lugar de 18 a 20 de março. Esta importante conferência será organizada em conjunto com a EPoCH2026 - a terceira edição da conferência internacional anual da área de investigação Património e Conservação-Restauro do CITAR, Católica, oferecendo uma plataforma única para explorar reflexões críticas e práticas experimentais em conservação-restauro e estudos do património no contexto europeu.

O tema central convida a considerar o(s) futuro(s) do património e o(s) património(s) do futuro: Como é que as ações de hoje moldarão o amanhã comum? Que novas responsabilidades surgem à medida que enfrentamos rápidas transformações ecológicas, tecnológicas e sociais? As decisões de hoje estão a garantir a sustentabilidade dos ecossistemas patrimoniais?

Desde o cuidado com os materiais até à memória digital, desde tradições em risco de extinção até soluções sustentáveis emergentes e formas culturais, seremos desafiados a refletir criticamente sobre os cenários em evolução e a imaginar novas configurações de prática, ética e responsabilidade – no limiar da mudança.

A semana decorrerá no âmbito de um Programa Intensivo Misto (BIP), ao qual se poderão candidatar estudantes de toda a Aliança T4EU e conta com Cornelius Holtorf, Universidade Linnaeus) Paulo Lourenço, Universidade do Minho, como oradores principais.

O call for papers está aberto a contribuições que abordem estes temas de forma crítica e criativa em diversos contextos, metodologias e disciplinas, dos quais são exemplos:

  • Património desafiador: fronteiras, margens e novas epistemologias.
  • Desafios da conservação-restauro: novos caminhos, ferramentas e conceitos; uma deontologia do imaterial.
  • O património nas suas múltiplas relações com as alterações climáticas. O excesso de turismo em locais patrimoniais e novas abordagens ao turismo, incluindo o turismo de nicho, sustentável, verde e criativo.
  • Soluções sustentáveis para a preservação do património e práticas artísticas.
  • Novos materiais, tecnologias e análises.
  • Conhecimento comunitário e estratégias participativas baseadas na natureza como base para soluções inovadoras.
  • Tecnologias para digitalização, modelação e mitigação de impactos. Ciência de dados e IA – usos potenciais na proteção e criação do património.  


Consulte o call for Papers Saiba mais e candidate-se

Comunicação da aceitação aos autores: 20 de janeiro de 2026.

O programa inclui ainda:
Visita de encerramento e palestra do EPoCH 2026 – Museu das Convergências | 20 de março, sexta-feira, das 11h30 às 13h00. Inscrição obrigatória
Colaboração: Museu das Convergências (C.M. Porto), Direção das Convergências, Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M.

O Museu das Convergências é um novo espaço cultural na cidade do Porto, localizado no antigo matadouro municipal, que está atualmente a ser reabilitado para fins culturais. É um museu de arte dedicado ao estudo e exposição de objetos culturais e artísticos relacionados com processos de transculturalidade na arte e histórias de arte conexas, emergentes da mobilidade humana e da troca de conhecimentos entre culturas.
A primeira exposição temporária, «Flux – Objetos. Pessoas. Lugares», terá lugar fora do espaço do museu, na antiga Alfândega do Porto. A visita terminará com uma conversa entre Rui Oliveira Lopes, diretor do
museu, e Roberta Altin, do Departamento de Humanidades da Universidade de Trieste, moderada por Laura Castro.

Para mais informações, por favor, contacte t4eu@ucp.pt

Categorias: Transform4Europe

Seg, 03/11/2025