Na Aprendizagem-Serviço “todos somos professores e aprendizes”: Robert Bringle visita a Católica para duas semanas transformadoras
“Na Aprendizagem-Serviço (ApS), o serviço é um meio para um fim e esse fim é a aprendizagem”, salientou Robert Bringle, docente na Universidade de Indiana e especialista internacional na metodologia ApS, de visita à Universidade Católica, de 29 de maio a 12 de junho, para duas semanas dedicadas a formação e encontros com a Reitoria, docentes, estudantes e instituições parceiras.
Nos dias 2 e 3 de junho, Robert Bringle foi o orador do 3.º Workshop Aprendizagem-Serviço da Aliança Transform4Europe, sobre os tópicos: “Service-Learning and Civic Engagement” e “Service-Learning: Pedagogical Aspects and Curriculum Design”.
O evento centrou-se na distinção da metodologia Aprendizagem-Serviço de outras situações semelhantes, mas que são “Community-based instruction”, bem como nos aspetos pedagógicos da ApS e nas componentes do desenho curricular dos projetos.
Nos workshops, Robert Bringle sublinhou também: “nas atividades de Aprendizagem-Serviço, servimos com a comunidade e não a comunidade ou para a comunidade. Todos somos professores e aprendizes.”
Esta foi uma oportunidade única para os docentes da Católica, que têm vindo a implementar esta metodologia, de apresentar os seus projetos e receber feedback especializado sobre como melhorar as suas unidades curriculares.
As duas semanas terminaram com uma reunião entre a Reitora da Católica, Isabel Capeloa Gil, o Vice-Reitor José Manuel Pereira de Almeida e Robert Bringle, juntamente com a equipa de coordenação do CApS – Católica Aprendizagem-Serviço: Inovação e Responsabilidade Social.
Neste encontro, o especialista destacou a forma ímpar como a Universidade Católica tem vindo a institucionalizar a metodologia nos quatro campi, destacando-se na Europa como um exemplo neste processo.
A visita decorreu no âmbito do Programa de Especialistas da Fulbright e da aliança T4EU.
Categorias: Aprendizagem-Serviço Transform4Europe
Seg, 23/06/2025



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