Mara de Sousa Freitas toma posse como diretora do Instituto de Bioética e Jorge Santos Alves renova mandato como coordenador do Instituto de Estudos Asiáticos
Mara de Sousa Freitas, professora auxiliar convidada da Universidade Católica Portuguesa, tomou posse no dia 9 de novembro como diretora do Instituto de Bioética. Na mesma cerimónia, Jorge Santos Alves, professor auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, renovou o seu mandato como coordenador do Instituto de Estudos Asiáticos – previamente designado Instituto de Estudos Orientais.
Nesta ocasião, Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica, explicou que “o Instituto de Estudos Asiáticos e o Instituto de Bioética são unidades matriciais e de missão da Universidade Católica Portuguesa.” O primeiro “foi criado para reforçar e reconhecer o trabalho e a ligação muito fecunda que a UCP tem, desde os anos 70, ao território de Macau”, particularmente “para desenvolver e aprofundar o estudo sobre a projeção e a relação de Portugal com outras partes do mundo, sobretudo a Ásia.”
A Reitora destacou ainda a importância do “trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo instituto, pela sua dimensão hermenêutica de aprofundamento daquilo que são as fontes, o conhecimento sobre o passado português, mas sobretudo para um melhor entendimento do presente.”
Sobre o Instituto de Bioética, integrado na Faculdade de Medicina em 2021, Isabel Capeloa Gil referiu que “é uma unidade que começou no Porto e que está ligada àquela que é uma das missões essenciais da universidade, de defesa da dignidade da pessoa.” Salientou ainda a tradição e o pioneirismo deste instituto: “fomos os primeiros em Portugal a avançar nesta área, com uma cátedra em Bioética.”
Aos responsáveis pela nomeação, Mara de Sousa Freitas agradeceu “pelo grande desafio, pela elevada confiança, e pela esperança.” A nova diretora do Instituto de Bioética, e membro da Comissão de Ética para a Saúde da UCP, salientou: “A Bioética tem sido um percurso académico, científico, mas especialmente uma missão, um modo de ser. Desde cedo, a ética escolheu-me em cada situação de cuidados como enfermeira, na procura de respostas aos problemas éticos dos contextos clínicos, da vida, da minha vida e das dos outros, assim como nas múltiplas situações onde valores, ética e política desconheciam denominadores comuns.”
Já Jorge Santos Alves afirmou encarar “com muita alegria, mas também com muita responsabilidade” a renovação do cargo de coordenador do Instituto de Estudos Asiáticos. O docente e investigador assumiu como missão “colocar os estudos asiáticos e a Ásia no centro das atenções, através da ligação à comunidade, às empresas, às instituições e às universidades”, destacando o Mestrado em Estudos Asiáticos, lecionado em inglês, e atividades como uma Summer School e uma Winter School dedicadas a este tema.