Joana Cruz, a locutora de rádio que nunca perdeu o sorriso

Joana Cruz, alumna da Universidade Católica Portuguesa, é uma das vozes mais conhecidas da Rádio em Portugal e a sua já longa carreira tem inspirado milhares de jovens a seguirem os seus sonhos. No Dia Mundial da Rádio, celebrado a 13 de fevereiro, damos a conhecer a história desta locutora que tem como lema de vida: “Always look on the bright side of life“.

A sua maneira de ser extrovertida e bem-disposta chega todos os dias aos ouvintes da RFM através do programa WIFI, que apresenta com o seu grande amigo Rodrigo Gomes e com Daniel Fontoura. É ali, atrás do microfone, que diz sentir-se feliz, porque “o carinho do público é sempre imenso e o reconhecimento faz com que tudo valha a pena, a cada dia que passa”.

Tudo começou em 1998 quando respondeu a “um anúncio de jornal que pedia vozes para o novo projeto, liderado pelo Pedro Tojal, na altura a MEGA FM, hoje a MEGA HITS”. A sua passagem pelo emblemático Café da Manhã, da RFM, trouxe-lhe a concretização de um “sonho que começou na adolescência e o maior desafio da vida adulta”.

Um percurso marcado pela “descoberta de lugares e experiências enriquecedoras”, como foi o caso das entrevistas a “Júlio Iglesias, Hugo Chavez, Sting e tanta gente anónima, que certamente levam com elas também esses momentos”.

Da passagem pelas salas de aula da Católica, onde fez o curso de Comunicação Social, na Faculdade de Ciências Humanas, (FCH), recorda os “amigos que fez para a vida, e a forma mais familiar do ensino ser feito, com turmas mais pequenas e com boas instalações”.

“Nunca fui muito de ir a festas da UCP – com pena minha agora – mas, fez sem dúvida, a maior das diferenças na minha formação cultural e profissional”, acrescenta a locutora, que recentemente venceu uma luta difícil contra um cancro de mama.

Uma luta que partilhou diariamente nas redes sociais, sempre com um sorriso, e que acabou por, como diz, “inspirar tanta gente”.

“É uma característica minha ver sempre o lado positivo das coisas, e mesmo nos momentos mais difíceis, há sempre algo de muito bom na nossa vida”, salienta.

“Não fazia ideia que a partilha do que vivi fosse inspirar tanta gente, mas sinto-me abençoada por Deus por poder estar neste papel na sociedade e, dessa forma, fazer realmente a diferença na vida das pessoas”, diz a locutora da RFM.

Categorias: A Católica O impacto dos nossos alumni

Dom, 13/02/2022