Investigadores da Universidade Católica no Top mundial dos investigadores mais citados, segundo a Universidade de Stanford
O número de investigadores da Universidade Católica Portuguesa (UCP) reconhecidos no ranking mundial dos cientistas mais citados registou um crescimento de 40% face ao ano anterior. São, agora, 14 os investigadores distinguidos na edição de 2025 do “World’s Top 2% Scientists” — elaborado pela Universidade de Stanford (EUA) em colaboração com o grupo editorial Elsevier.
“Este resultado é um reconhecimento internacional da qualidade e relevância da investigação desenvolvida na Universidade Católica Portuguesa. É um orgulho ver os nossos investigadores no topo mundial da ciência, contribuindo para a inovação e para o avanço das suas áreas de especialidade” destaca Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa.
A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) assume particular destaque, representando 57% dos investigadores distinguidos. Seguem-se as áreas da Gestão e Economia com 21% (Católica Lisbon School of Business and Economics e Católica Porto Business School), da Saúde com 14% (Faculdade de Medicina e Faculdade de Medicina Dentária) e a Faculdade de Direito com 7%.
Do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia integram a lista: Ana Leite Oliveira (Engenharia Biomédica), Ana Raquel Madureira (Ciência dos Alimentos), Célia Manaia (Microbiologia), João Botelho (Microbiologia), João Fernandes (Ciência dos Alimentos), Manuela Pintado (Ciência dos Alimentos), Marta Vasconcelos (Biologia das Plantas e Botânica) e Paula Teixeira (Ciência dos Alimentos).
Na área da Gestão e Economia, foram distinguidos Arménio Rego (Negócios e Gestão), do Centro de Estudos de Gestão e Economia (CEGE) da Católica Porto Business School, e Filipe Santos e Ilídio Barreto (Negócios e Gestão), ambos do CUBE – Católica Lisbon Research Unit in Business and Economics.
Na área da Saúde, destacam-se Paula Ravasco (Nutrição e Dietética), da Faculdade de Medicina, e Júlio C. M. Souza (Engenharia Biomédica), da Faculdade de Medicina Dentária, ambos investigadores do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde.
Já no Direito, integra a lista Giovanni De Gregorio (Direito), do Centro de Estudos em Direito (CEID) da Faculdade de Direito da Católica.
Além da distinção anual, oito investigadores da Universidade Católica Portuguesa foram também reconhecidos pelo impacto da sua produção científica ao longo da carreira: Célia Manaia (CBQF/ESB), Paula Teixeira (CBQF/ESB), Paula Castro (CBQF/ESB), Manuela Pintado (CBQF/ESB), Marta Vasconcelos (CBQF/ESB), Ana Maria Gomes (CBQF/ESB), João Fernandes (CBQF/ESB) e Paula Ravasco (CIIS/FM).
A “World’s Top 2% Scientists List” inclui mais de 100 mil cientistas de todo o mundo, provenientes de 22 áreas científicas e 174 subáreas. O ranking reúne os investigadores cujos trabalhos publicados mais contribuíram para o progresso científico e maior impacto geraram junto da comunidade académica.