Encontro Católica Corporate Governance 2025 debate o papel das universidades católicas na era da desregulação
A Universidade Católica Portuguesa realizou, entre os dias 17 e 19 de setembro, no Vidago Palace Hotel, o encontro anual Católica Corporate Governance, sob o tema The Role of Catholic Universities in the Age of Deregulation.
O evento contou com intervenções de destaque, nomeadamente da Reitora, Isabel Capeloa Gil, cuja reflexão teve por tema “UCP – 2025. The State of Creative Disruption”; de José Manuel Durão Barroso, que abordou a consciência geopolítica e o papel das universidades católicas; e da Pró-Reitora Céline Abecassis-Moedas, que refletiu sobre o impacto das universidades ao longo de carreiras mais longas.
A programação incluiu a conferência internacional proferida pelo Rev. Dennis Holtshneider (EUA), a apresentação da nova marca institucional da UCP por Ana Vidal, responsável pela Comunicação e Marketing da Universidade, bem como sessões de teambuilding e debates sobre liderança e cuidado nas organizações, com Lígia Modesto Fraga, Presidente da Comissão Executiva da INOTEC – Ambiente, Energia e Comunicação, S.A.
O último dia iniciou-se com a intervenção do Vice-Reitor, Miguel Athayde Marques, sobre o Campus Veritati, seguida da apresentação da gestão orçamental pela Administradora, Helena Brissos de Almeida. Seguiu-se uma reflexão sobre a reforma curricular, apresentada pela Vice-Reitora Isabel Vasconcelos, e o trabalho de grupo, conduzido pela Vice-Reitora Margarida Mano, em articulação com a Equipa de Qualidade.
O encontro culminou com a apresentação do plano de desenvolvimento estratégico 2025-2028 e encerrou com as palavras finais da Reitora, Isabel Capeloa Gil.
O espaço Católica Corporate Governance reafirmou-se como um fórum privilegiado de diálogo e reflexão estratégica sobre o futuro da Universidade e sobre o papel das universidades católicas na sociedade contemporânea.