Duas escolas de negócios da Universidade Católica entre as melhores da Europa
A Católica Lisbon School of Business & Economics posiciona-se como a 26.ª melhor Business School europeia, enquanto a Católica Porto Business School regista uma subida expressiva de 13 posições, tornando-se na faculdade portuguesa que mais evoluiu no ranking e a 6.ª com maior progressão no Top 100 europeu.
Este duplo reconhecimento reforça o papel de Portugal no ensino de Gestão a nível internacional. Com seis escolas de negócios nacionais presentes no Top 100, Portugal é superado apenas por quatro países de maior dimensão: Alemanha, Espanha, França e Reino Unido. A Universidade Católica Portuguesa distingue-se como a única instituição portuguesa a ter duas escolas de negócios neste prestigiado ranking.
A Católica Lisbon School of Business & Economics é a 26.ª melhor Business School Europeia, de acordo com o Ranking do Financial Times European Business Schools 2025. De acordo com o referido Ranking, a CATÓLICA-LISBON ocupa a posição 23 na média dos últimos 3 anos e foi a primeira Business School portuguesa a integrar este ranking, em 2007, estando consistentemente em posições cimeiras desde 2012.
Este ranking de 2025 representa uma agregação dos rankings de Mestrado em Gestão, Formação de Executivos e Programas de MBA. Este resultado reflete a posição cimeira a nível mundial da CATÓLICA-LISBON em todas estas áreas.
Para Filipe Santos, Diretor da Católica Lisbon School of Business & Economics, “este reconhecimento é um testemunho do talento e dedicação dos nossos alunos, graduados, corpo docente e staff. A CATÓLICA-LISBON é hoje um hub de atração de talento de docentes e alunos de nível mundial, um gerador de conhecimento de ponta em economia e gestão, e uma rampa de lançamento para carreiras de sucesso com impacto na sociedade. Parabéns à nossa Universidade, que celebra não apenas o facto de ter duas escolas de negócios entre as melhores da Europa, mas também o reconhecimento como a segunda Universidade Mais Empreendedora de Portugal, atribuído pela Start-up Portugal no Web Summit. Portugal está também de parabéns neste ranking, já que ter 6 escolas de negócios reconhecidas deve ser motivo de satisfação para todos os portugueses e sinal da qualidade da formação em Gestão em Portugal. É um orgulho para a CATÓLICA-LISBON ter sido pioneira e líder deste processo de internacionalização das Business Schools.”
Na edição de 2025 do “European Business Schools Ranking”, a Católica Porto Business School sobe 13 posições face a 2024, para a 81ª posição, tornando-se na faculdade portuguesa que mais evoluiu, e a 6.ª com maior progressão no Top 100 europeu. Este desempenho reforça os excelentes resultados alcançados ao longo do ano, com a entrada dos Mestrados em Finanças e em Gestão nos rankings do Financial Times “Masters in Finance 2025” e “Masters in Management 2025”.
Para João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, “a subida na tabela de European Business Schools 2025 consolida a nossa presença neste prestigiado ranking e representa mais um passo firme na afirmação internacional da Católica Porto Business School, refletindo a qualidade da formação, a progressão de carreira dos diplomados e o impacto crescente da instituição no panorama académico e empresarial.”
O “European Business Schools Ranking”, publicado anualmente pelo Financial Times, grupo editorial britânico, avalia as melhores escolas de negócios europeias, com base em critérios como a qualidade dos programas, a progressão salarial e de carreira dos diplomados, a diversidade de género, a investigação e o impacto académico. Este ranking é reconhecido internacionalmente como referência para estudantes e profissionais que procuram formação de excelência em Gestão.
Ambas as escolas de negócios da Universidade Católica Portuguesa detêm o prestigiado estatuto "Triple Crown", alcançado por apenas 1% das escolas de negócios em todo o mundo, graças às acreditações internacionais EQUIS, AMBA e AACSB.