Depois do sucesso da 1.ª edição, o projeto Peer2Peer volta a juntar estudantes e jovens com deficiência
Depois do sucesso da primeira edição, a Universidade Católica Portuguesa, Campu do Porto, volta a acolher o Peer2Peer, um programa inovador que promove a inclusão de pessoas com deficiência.
A 2.ª edição arranca já este mês, com inscrições a decorrer, reforçando o compromisso da Católica com a diversidade, a igualdade de oportunidades e a preparação para o mercado de trabalho.
O projeto, que demonstrou ter um impacto transformador nos participantes, volta agora a juntar estudantes universitários e jovens com deficiência em pares, num percurso de 11 semanas que aposta no autoconhecimento e no desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho.
É a Universidade Católica Portuguesa que acolhe este projeto no Norte - através do financiamento do programa Parcerias para a Inovação Social - em parceria com o Inclusive Community Forum da Nova SBE. Nos próximos três anos, o objetivo é implementar o Peer2Peer nos cinco distritos da região Norte, tornando-o um projeto autónomo, de estudantes para estudantes.
Por uma sociedade mais inclusiva
Na 1.ª edição, que decorreu entre fevereiro e maio deste ano, as inscrições esgotaram logo na abertura. Foram formados dois grupos com 10 pares cada. Ao longo das 11 semanas, 21 estudantes e 22 jovens com deficiência ou neurodiversidade exploraram temas como o autoconhecimento, o desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho e a simulação de entrevistas com profissionais de recursos humanos.
Os resultados foram claros: notou-se uma maior sensibilização para os temas da diversidade e inclusão, os participantes saíram mais preparados para a entrada no mercado de trabalho, criaram-se laços de amizade e entreajuda entre os participantes, e estabeleceram-se vínculos que ainda hoje permanecem ativos.
O Peer2Peer demonstra ter impacto real, permitindo aos estudantes construir relações que ultrapassam barreiras e, enquanto líderes do futuro, contribuir para uma sociedade mais inclusiva.
O programa conta com a colaboração do Gabinete de Estudantes e Empregabilidade da UCP no Porto, do Career and Development Office da Católica Porto Business School, de empresas de recrutamento e seleção, bem como do testemunho de profissionais com deficiência já integrados no mercado de trabalho e de empresas empregadoras.
A 2.ª edição arranca já em setembro. Qualquer estudante universitário motivado para fazer a diferença e aprender com uma nova realidade pode participar nesta experiência, que já transformou centenas de vidas em Lisboa e no Porto.
As inscrições estão a decorrer até 16 de setembro. Está, também, agendada uma sessão de apresentação para o dia 12 de setembro.