Comitiva da Católica visita maior universidade do mundo só para mulheres

Uma comitiva da Universidade Católica deslocou-se à Arábia Saudita para visitar e estabelecer contactos com várias universidades e reunir com elementos de entidades governativas e de investigação.

Formada pela Reitora, Isabel Capeloa Gil, o Vice-reitor Nelson Ribeiro, a Diretora da Escola Superior de Biotecnologia, Paula de Castro, o Vice-diretor da Faculdade de Medicina, Paulo Oom, e a docente do Instituto de Estudos Políticos, Ana Martinho, a comitiva começou por conhecer a AlFaisal University, em Riade, onde decorreu também um encontro com o presidente, Mohammed Al Hayaza, e a vice-presidente da instituição, a princesa Maha bint Mishari AlSaud.

Seguiu-se a Princess Nourah bint Abdulrahman University, também na capital saudita, que é a maior universidade do mundo exclusivamente feminina. Fundada em 1970, é uma instituição académica pública, com mais de 21 mil alunas e 1 700 colaboradoras, com uma forte componente de formação em saúde e ciências médicas. O campus conta com uma ‘cidade médica’ de alta tecnologia, que inclui um hospital com 1 400 camas, serviços de saúde, centros de investigação e clínicas especializadas. Além disso, o seu sistema interno de transportes integra uma rede ferroviária sem condutor, existindo um comboio que liga as várias zonas da universidade.

Em Riade, a delegação da Católica reuniu ainda com representantes do departamento de Ciências da Saúde da King Saud bin Abdulaziz University, com elementos do Conselho dos Assuntos Universitários do Ministério da Educação e com membros do Gulf Research Center, um think tank e entidade consultiva e de investigação académica, especializado em temas do Golfo.

Decorrendo até 17 de novembro, o programa inclui ainda visitas à Jeddah University, a mais recente da Arábia Saudita, e à King Abdulaziz University, ambas em Jeddah.

Categorias: A Católica

Sexta, 14/11/2025