Católica participa em fórum de discussão das estratégias das instituições portuguesas de ensino superior em alianças de universidades europeias

Francisco Mendes-Palma, Diretor da Transform4Europe na Universidade Católica Portuguesa, e Sara Magno, Gestora de Projeto na mesma instituição, participaram no V Encontro do Fórum das Instituições de Ensino Superior Portuguesas em Alianças de Universidades Europeias (FOR.UE.PT), dia 17 de outubro, na Universidade do Algarve.

Subordinado ao tema “O Futuro das Alianças Europeias: Talento, Competências e Cooperação no Espaço Europeu do Ensino Superior”, o evento reuniu mais de 60 representantes de universidades e politécnicos portugueses integrados em alianças europeias, dirigentes académicos, responsáveis por programas de cooperação internacional e estudantes, para discutir os desafios e oportunidades da internacionalização do ensino superior no atual contexto europeu.

Neste encontro estiveram representadas 24 alianças, entre as quais a Transform4Europe, da qual a Católica faz parte, e 26 Instituições de Ensino Superior, refletindo a ampla participação e diversidade das IES portuguesas envolvidas neste movimento europeu.

Foram apresentados os objetivos e composição do FOR.UE.PT, sublinhando o papel deste fórum como plataforma nacional de partilha e coordenação estratégica entre as instituições portuguesas envolvidas em alianças europeias.

Neste encontro foi debatida a nova coordenação do FOR.UE.PT, que passará a integrar o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a Universidade de Aveiro e a Universidade Lusófona, bem como o calendário de próximas reuniões, previstas para maio e final de 2026, respetivamente, na Universidade Católica Portuguesa e noutra instituição a designar.

Na mesa-redonda “O Futuro da Europa – Union of Skills e Alianças Europeias”, o debate centrou-se nas competências, talento e inovação que a Europa precisa de reter e desenvolver, questionando como transformar o conceito de Union of Skills em políticas concretas e inclusivas.

O encontro terminou com a apresentação de conclusões, que abordaram temas estruturantes como o financiamento limitado das alianças, os desafios associados aos diplomas e programas conjuntos europeus, e a necessidade de reforçar a comunicação e o envolvimento estudantil para aumentar o conhecimento sobre o papel e as oportunidades das alianças europeias. Foi igualmente destacada a importância de reduzir as desigualdades económicas que ainda limitam o acesso de muitos estudantes à experiência internacional.

O FOR.UE.PT tem como principal objetivo facilitar uma resposta coordenada aos desafios comuns, promover a mobilidade e garantir financiamento sustentável, servindo ainda como espaço de partilha de boas práticas e de cooperação mais profunda entre as instituições nacionais que integram Alianças de Universidades Europeias.

Categorias: Transform4Europe

Terça, 28/10/2025