Católica lança estudo pioneiro em Centros de Acolhimento Temporário para Sem-Abrigo
"Exploring the inflammatory profile of homelessness population: a comprehensive analysis of individuals in two temporary shelters in Lisbon" é o novo estudo da Universidade Católica Portuguesa.
Liderado pelos docentes da Escola de Enfermagem, Lisboa, (EE) Amélia Simões Figueiredo e Nuno Rosa, o inovador trabalho envolveu investigadores da EE, da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem, da Faculdade de Medicina Dentária, da Faculdade de Medicina, da Facultad de Ciencias para el Cuidado de la Salud, Universidad San Sebastian, Chile, e do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo, Lisboa.
Os resultados do estudo fornecem pistas importantes sobre o estado de saúde da população Sem-Abrigo através da quantificação das citocinas inflamatórias associadas a doenças inflamatórias crónicas. Na devolução dos resultados aos responsáveis daqueles recursos, os investigadores acreditam ser possível ajudar os serviços de saúde na avaliação da eficácia do tratamento, na monitorização de doenças e no desenvolvimento de estratégias e intervenções eficazes para melhorar a qualidade de vida da população Sem-Abrigo.
Este trabalho foi resultado do projeto Interno do CIIS "Vulneráveis mais vulneráveis - Diagnóstico e prevenção do risco da COVID 19 e do estado inflamatório das pessoas Sem-Abrigo da cidade de lisboa" ao abrigo do financiamento Programático (UIDP/04279/2020), e um claro exemplo do impacto da investigação interdisciplinar do centro de investigação nas populações vulneráveis.
Categorias: Escola de Enfermagem (Lisboa)
Sexta, 13/09/2024
ODS 3
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Saber Mais