Católica e Fundação Scholas Occurentes dão início ao Projeto VIDA 2025/26 com Encontro de Voluntários
No passado dia 27 de setembro, a Universidade Católica Portuguesa deu início ao Projeto VIDA 2025/26 com um Encontro para os Voluntários inscritos, realizado em parceria com a Fundação Scholas Occurrentes.
Esta iniciativa marcou o arranque do novo ano letivo e reafirmou o compromisso conjunto das duas instituições em promover o voluntariado como um caminho de descoberta pessoal, sentido de comunidade e compromisso com o bem comum.
Depois de um percurso conjunto iniciado em 2023, a colaboração entre a Católica e a Scholas Occurrentes tem vindo a ser reforçada com o propósito de continuar a promover experiências educativas que deem sentido à vida dos jovens e reforcem o papel do voluntariado como caminho de crescimento pessoal e comunitário.
Inspirada nas palavras do Papa Francisco, proferidas durante a sua visita à Universidade Católica Portuguesa, em agosto de 2023, esta formação proporcionou aos mais de 80 participantes um percurso de descoberta interior e de serviço ao outro.
O programa incluiu testemunhos de atuais voluntários da Católica, momentos de reflexão conjunta sobre o significado de ser voluntário, atividades de jogo, arte e pensamento, e uma criação coletiva que promoveu o encontro e a escuta entre os participantes. A manhã terminou com um exercício de introspeção – a “Carta do meu futuro eu” –, onde cada participante refletiu sobre as suas expectativas, desafios e esperanças para o percurso de voluntariado que agora se inicia.
Com o VIDA, a Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, reafirma o seu compromisso em formar estudantes que, para além da excelência académica, cultivam a solidariedade, a empatia e a esperança — tornando-se, como desejou o Papa Francisco, “mestres de humanidade, mestres de compaixão, mestres de novas oportunidades para o planeta e seus habitantes, mestres de esperança.” (Discurso do Papa Francisco no Encontro com Jovens Universitários na Universidade Católica Portuguesa, agosto de 2023).