Campanha Pirilampo Mágico 2023: “abertura, futuro e alegria plena”
“A Universidade Católica acolhe-vos com todo o gosto e espero que esta sessão de abertura seja isso mesmo: abertura, futuro e alegria plena.” Foi com estas palavras que o Vice-Reitor da Universidade Católica, José Manuel Pereira de Almeida, recebeu a Campanha Pirilampo Mágico 2023, lançada no dia 12 de maio, na Sede da Universidade, em Lisboa.
A campanha que visa “promover os direitos das cerca de 25 mil pessoas com deficiência” foi criada em 1986 pela Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI) e tem como símbolo o pirilampo. Verde esperança é a cor escolhida para a edição deste ano, sob o lema “a energia que ilumina o sonho”. E para Joaquim Pequicho, Administrador Executivo da FENACERCI, a campanha “é mesmo a concretização de um sonho, em que todos contribuíram para a tornar real.”
Julieta Sanches, Presidente do Conselho de Administração da federação também presente na sessão agradeceu à “Universidade Católica Portuguesa, que nos recebe de braços abertos, neste magnífico espaço onde os saberes aprendidos e os sabedores explorados se encontram.”
Para Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, “o Pirilampo é energia que partilhamos uns aos outros e que garante que cada vez mais temos uma sociedade que consegue responder a quem mais precisa”. A ministra sublinhou ainda que “dar energia ao pirilampo é dar energia a quem mais precisa.”
Já o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, exaltou o trabalho que tem sido desenvolvido pela FENACERCI e o facto da campanha representar “um polo de mobilização em torno de uma causa que começou por ser esquecida: a causa dos jovens e das crianças criados pelas CERCIs de todo o país”.
Marcelo Rebelo de Sousa salientou ainda a importância da presença dos “estudantes da Universidade Católica Portuguesa e da restante comunidade escolar” na sessão pois “têm uma abertura que deve ser contagiante a todos os demais para os dramas e carências sociais.”
Para o Presidente, apoiar esta campanha “é mais que um gesto de voluntariado, é uma afirmação de compromisso com o futuro”.
Na sessão que contou com o Alto Patrocínio da Presidência da República, estiveram ainda presentes Mariana Lino, Coordenadora de Responsabilidade Social e Impacto Local do Pingo Doce, João Bento, Presidente da Comissão Executiva dos CTT Portugal, Pedro Leitão, Presidente da Comissão Executiva do Banco Montepio, e Hugo Figueiredo, Administrador do Conselho de Administração da RTP.