Autárquicas 2025: Nove projeções da Universidade Católica para a RTP
No dia das Eleições Autárquicas 2025, o CESOP – Universidade Católica Portuguesa voltou a desempenhar um papel central na análise eleitoral, realizando nove sondagens à boca das urnas em municípios de norte a sul do país para a RTP. O canal público foi a estação de televisão que transmitiu o maior número de projeções de resultados na noite eleitoral, divulgando, às 20 horas, as estimativas para Braga, Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Lisboa, Loures, Sintra, Setúbal e Faro na emissão especial Noite Eleitoral da RTP — Eleições Autárquicas 2025: A Hora dos Vencedores.
A operação mobilizou mais de 200 pessoas envolvidas no processo de recolha e análise de dados e contou com a participação de cerca de 42000 entrevistados, num processo exigente, que terminou com avaliação globalmente positiva.
As sondagens autárquicas apresentam desafios acrescidos em comparação com as nacionais, especialmente em contexto de grandes alterações demográficas e no sistema partidário como as que temos assistido nos últimos anos. A ordenação das listas nas sondagens CESOP refletiu corretamente a posição relativa de todas as candidaturas em todos os concelhos com a exceção de Lisboa, onde a sondagem sobrestimou a candidatura liderada por Alexandra Leitão, e Braga, concelho para o qual a sondagem estimava “empate técnico” com ligeira vantagem para PS.PAN e o vencedor acabou por ser a coligação PSD.CDS.PPM com 276 votos de diferença.
A estimativa de distribuição de mandatos do CESOP acertou em todos as listas concorrentes em todos os nove municípios, com exceção de uma discrepância em Faro, onde o partido Chega elegeu um vereador não previsto nas projeções.
Os quadros seguintes ilustram o comparativo entre as projeções divulgadas pela RTP e os resultados oficiais.
Consultar as fichas técnicas aqui.