Armanda Gonçalves | O papel do professor no ensino superior é central na promoção do sucesso académico e na prevenção do abandono universitário
"Na Universidade Católica, o compromisso com a excelência e com a inclusão constitui a matriz orientadora de todas as atividades académicas, mobilizando a comunidade académica para crescer e para inovar com responsabilidade social. Neste enquadramento, o papel do professor é central, na medida em que contribui para a ligação entre o compromisso institucional e o quotidiano dos estudantes, assumindo, assim, um papel fundamental no fortalecimento dos laços e do sentido de pertença, bem como na promoção do sucesso académico dos estudantes.
Esta importância decorre ainda do que verdadeiramente inspira quem leciona no ensino superior: a paixão genuína pelo conhecimento, pelo prazer de investigar e pelo desejo de partilhar este entusiasmo com as novas gerações, contribuindo para o seu crescimento académico e pessoal.
Esta motivação coexiste, contudo, com múltiplos desafios. A profissão de docente enfrenta, atualmente, uma crescente carga burocrática e uma pressão sobre a produtividade científica, que muitas vezes marginaliza o tempo dedicado à docência e ao acompanhamento aos estudantes. Paralelamente, as rápidas alterações sociais, económicas e tecnológicas exigem a constante reinvenção das metodologias de ensino. A inteligência artificial e as novas tecnologias digitais emergentes colocam novos desafios, mas também oferecem novas oportunidades na cocriação de processos de aprendizagem mais flexíveis, reflexivos e adaptados à diversidade de perfis de estudantes.
O professor do século XXI precisa, por conseguinte, de manter viva a vontade de partilhar e construir conhecimento num ecossistema em transformação permanente. A missão do docente evolui da simples transmissão de conhecimentos para uma intervenção ativa na criação de ambientes académicos inclusivos, colaborativos e centrados no sucesso dos estudantes.
O projeto UCP4SUCCESS traduz esta visão ao apostar na monitorização orientada por dados para sinalizar os riscos de abandono e de insucesso académico. Desenvolve programas de mentoria entre pares, como o UCP4Mentor, que promovem a integração e o apoio entre estudantes. Os workshops apoiam a adaptação e a aprendizagem dos estudantes e oferecem aos docentes formação sobre os novos desafios pedagógicos e modelos inovadores de tutoria. Promove atividades culturais que fortalecem a integração, o respeito pela diversidade e o desenvolvimento pessoal dos estudantes. As Bolsas UCP4SUCCESS distinguem os estudantes que apresentem uma maior progressão nos seus resultados académicos ao longo do primeiro ano.
Neste projeto, a prioridade é criar espaços de reflexão conjunta que inspirem a renovação das práticas e políticas de apoio ao percurso académico dos estudantes, de modo a fortalecer uma cultura de partilha e superação na Católica. Alinhado com os valores da Universidade — justiça social, inclusão, excelência e respeito pela dignidade humana —, o projeto UCP4SUCCESS reafirma o papel dos professores como protagonistas na construção de comunidades académicas resilientes, inovadoras e orientadas para um sucesso sustentável."
Armanda Gonçalves
Docente na
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais,
Universidade Católica Portuguesa
Coordenadora do UCP4SUCCESS
Categorias: UCP4SUCCESS Católica Opinion-Makers
Dom, 05/10/2025



ODS 4
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Saber Mais