Eventos

A decorrer neste mês

< >

MIT reconhece professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Luísa Magalhães, professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, recebeu, recentemente, o reconhecimento do Massachusetts Institute of Technology (MIT) como revisora (peer reviewer).

Numa carta enviada ao director da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, a MIT Press, editora associada ao MIT, manifestou desejo de que a comunidade académica da Universidade Católica Portuguesa fosse informada desse reconhecimento. Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Luísa Magalhães está na UCP desde 2007, sendo responsável pelo lançamento do primeiro curso de licenciatura em Ciências da Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

Ler artigo completo aqui.

Grupo de alunos de Filosofia recupera capela na FFCS

Um grupo alunos de Licenciatura em Filosofia da Faculdade de filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa e o Professor Doutor Bruno Nobre recuperaram a capela, junto à sala da Associação de Estudantes da FFCS, nas instalações da Faculdade.

A capela, agora aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h00, resulta do trabalho de um grupo de 10 alunos que durante o final do 2º semestre do ano passado e o início do 1º semestre deste ano, com algum apoio da tuna feminina da faculdade, as Líricas, grupo que anteriormente utilizava o espaço da capela para fazer os seus ensaios, se juntou e pôs mão à obra. Os esforços estudantis resultam agora num espaço de oração pessoal, que qualquer pessoa da comunidade académica pode utilizar livremente.

A direção da faculdade acolheu com agrado e apoiou totalmente a iniciativa dos alunos, fator que facilitou o processo de recuperação. Os universitários entenderam que a única capela que existia se encontrava longe do lugar onde a maioria dos alunos e colaboradores passam o seu dia a dia, reconhecendo a necessidade de haver um espaço de oração e silêncio. Segundo os alunos envolvidos, este foi o principal motivo para a recuperação da Capela, que já existia, mas não estava a ser utilizada como tal. 

Domingos Perloiro, estudante envolvido na reforma, afirma que "participar neste projeto está a ser uma experiência muito gratificante". O aluno do segundo ano de Filosofia reforça que o processo ainda não acabou e que haverá sempre coisas a aperfeiçoar para que este espaço fique cada vez melhor para todos os que desejarem usufruir dele. Domingos deixa ainda o desejo de que a partir de agora, muitos alunos e colaboradores possam dar uso e continuem a ajudar a aprimorá-lo.

O grupo de voluntários deixa ainda um agradecimento especial ao Professor Doutor José Lopes, diretor da FFCS, e à direção da faculdade, por todo o apoio e incentivo a levar este projeto para a frente; à Dra. Marta Calçada, representante das Líricas, pela disponibilidade permanente para ajudar; ao CAB (Centro Académico de Braga) que ofereceu várias coisas que possibilitaram a recuperação da capela e ao P. Bráulio Carvalho, aluno do 3º ano de filosofia, que também ofereceu várias coisas para a recuperação.

Pretende-se que passem a existir, assim que a situação pandémica permita, uma missa semanal, uma oração taizé mensal, a celebração semanal da oração de Laudes, algum concerto de música, ou outras atividades lúdicas, "mas o essencial é que cada um possa encontrar neste espaço um local de refúgio e descanso para o coração" - afirma o aluno Domingos Perloiro.

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Sexta, 22/01/2021

Aluna da FFCS Lança Livro de Amar e Poesia

Marilina Tavares (Mary Tavares), aluna internacional da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) do Centro Regional de Braga, da Universidade Católica Portuguesa, lançou um livro de poesia intitulado “Amar e Poesia”. A cabo-verdiana da ilha de São Vicente, frequentou o curso de Licenciatura e Mestrado em Comunicação Digital na FFCS.

Marilina afirmou que desde criança sempre adorou ler e escrever pequenas histórias e que as partilhava com os colegas de aula, com a sua professora e com a sua mãe. Na adolescência, a autora desenvolveu a paixão pela poesia, paixão que partilhava apenas com os amigos mais próximos.

Quando iniciou a sua licenciatura em Portugal, a estudante da FFCS deixou em segundo plano a poesia para se focar no ensino superior, mas revelou que sempre que podia realizar algum trabalho académico onde era permitida a utilização da sua criatividade para a escrita, agarrava a oportunidade.

Durante a pandemia, Marilina decidiu revisitar a sua paixão e, em colaboração com Emeline David, outra autora cabo-verdiana, lançou o Emary, um ebook poético gratuito, que veio acompanhado de vários vídeos recitando os poemas desenvolvidos no mesmo. Tendo tido uma resposta extremamente positiva, a mestranda em Comunicação Digital começou a desenvolver o livro "Amar e Poesia". No dia 28 de Setembro de 2020, a autora enviou o manuscrito para a editora Chiado Books. A estudante da FFCS conta que uma semana depois do envio foi informada de que a sua obra estava de acordo com o catálogo da editora e que teriam o prazer de o publicar. Segundo a autora, a colaboração foi rápida e eficaz.

No dia 27 de janeiro de 2021, Mary Tavares viu o seu sonho realizado ao ter em suas mãos os exemplares do seu novo livro. A autora utiliza a sua criatividade e as ferramentas que desenvolveu no mestrado para a divulgação do seu livro no Instagram e Facebook.

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Sexta, 05/03/2021

José Cândido Oliveira Martins convidado do canal francês e alemão ARTE

José Cândido Oliveira Martins, Professor Associado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, foi convidado pelo canal de televisão francês e alemão ARTE a participar num documentário sobre José Saramago e o seu livro “Viagem a Portugal”.

Aliando Literatura, Cultura e Turismo, o documentário pretende convidar viajantes do centro da Europa para conhecerem o Norte de Portugal, incluindo a cidade de Braga e a sua rica História.

Realizado por Miri Paturel, este documentário revela imagens do centro de Braga e traz a perceção do docente do CRBr relativamente à cidade minhota.

O Professor aborda ainda a postura social do autor José Saramago e da forma como esta influenciou a sua escrita.

Assista à entrevista aqui.

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Seg, 19/04/2021

DIGIT(ALL) - A new approach to digital education and inclusion

O desafio da inclusão em contexto educativo coloca-se a escolas, professores e toda a comunidade educativa. Com o desenvolvimento tecnológico e a digitalização, novas ferramentas podem contribuir para promover a participação social e a inclusão de todos os alunos na sala de aula. É esse o objecto do projeto DIGIT(ALL) - A new approach to digital education and inclusion. 

Coordenado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, com a participação de investigadores da Universidade de Viena (Áustria), Universidade de Paderborn (Alemanha) e do Colegiul Tehnic, Mihai Băcescu” (Roménia), a da PROACTING (Portugal), vimos convidar professores do 1º ciclo, do 3º e 4º anos de escolaridade, a participar numa investigação. 

Até 1 de setembro, estão abertas inscrições para a summer school DIGIT(ALL) - A new approach to digital education and inclusion, que irá decorrer entre os dias 4 e 8 de setembro (programa em anexo). Durante a summer school, os professores serão introduzidos a ferramentas digitais e a um programa de intervenção, que devem aplicar nas suas salas de aulas. 

Nesta summer school participarão professores dos quatro países do projeto, sendo as sessões em língua inglesa. Os materiais e acompanhamento será feito, posteriormente, por cada uma das equipas nacionais. Em Portugal, a formação está em acreditação no CCPFC para efeitos de formação contínua. Os professores interessados devem inscrever-se aqui. 

Para qualquer questão ou dúvida, pode contactar o Prof. Paulo Dias (coordenação do projeto) através do email: pcdias@ucp.pt

A participação é gratuita e os lugares limitados. 

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Sexta, 04/08/2023

Docente do Centro Regional de Braga entre os cinco finalistas para o Prémio de “Melhor Carreira de Docente do Ensino Superior”

Carla Cardoso, Coordenadora da Licenciatura e do Mestrado em Turismo, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga, ficou entre os cinco finalistas para o Prémio de “Melhor Carreira de Docente do Ensino Superior”, pela Hospitality Education Awards.

Esta congratulação tem como objetivo reconhecer a carreira académica e profissional de um professor do Ensino Superior nas áreas de Turismo e Hospitalidade.

Carla Cardoso é doutorada em Turismo pela Universidade de Bournemouth do Reino Unido e docente na Universidade Católica Portuguesa, onde também exerce a função de Coordenadora da Licenciatura e Mestrado em Turismo. É membro do Centro de Investigação CEFH - UCP e tem desenvolvido projetos de investigação, nos domínios do Turismo e integração económica europeia. Autora de várias publicações científicas a nível nacional e internacional e perita Internacional do Centro Mundial de Excelência dos Destinos, com sede no Canadá. Exerce, igualmente, funções de consultoria a empresas na área de Turismo. 

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Quinta, 02/11/2023

Jeffrey Wilson debate as perspetivas de John Henry Newman e de Aristóteles na FFCS

Jeffrey Wilson, Professor da Escola de Filosofia da Universidade Católica da América, realizou duas conferências nos dias 30 e 31 de outubro, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Braga.

O Professor Wilson apresentou dois temas em duas palestras, intituladas, respectivamente, Newsman’s Groundwork for a Post Humean Realist Metaphysics Communities of Transmission: The Texts of Aristotle from Antiquity to the Renaissance.

A primeira discutiu a perspetiva do filósofo e cardeal John Henry Newman (1801-1980), na sua 'Gramática do Assentimento' . Esta palestra foi moderada por Álvaro Balsas, docente da FFCS e investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH).

No segundo dia, o Jeffrey Wilson, discutiu um texto onde abordou a sobrevivência e transmissão 'milagrosas' do corpus aristotelicum ao longo dos séculos. A palestra encerrou-se com uma reflexão sobre a fragilidade que têm os textos filosóficos, e dos impactos que a era digital poderá ter na disseminação do conhecimento para as gerações futuras, especialmente as ameaças que isto poderá comportar. Neste dia, a palestra foi moderada por Bruno Nobre, docente da FFCS e investigador do CEFH.

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Terça, 07/11/2023

Álvaro Balsas: "O Estado e o catecismo da religião do género"

A recente tomada de posição do Ministério Público (MP) no sentido de exigir que os filhos de Artur Mesquita Guimarães, Tiago e Rafael, de Famalicão, por não frequentarem a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, fossem subtraídos “durante o período escolar” à autoridade do lar familiar, a fim de serem colocados à guarda da escola, deve fazer sobressaltar qualquer cidadão que preze a liberdade como condição inalienável de qualquer ser humano e como condição básica de convivência numa sociedade democrática. Segundo o MP, tal medida apresentar-se-ia “como do superior interesse dos jovens e com potencial a, definitivamente, afastar situação de perigo existencial dos mesmos”.

O crime parece ser muito simples: o pai pretende impedir, também junto dos tribunais, que os filhos sejam doutrinados no catecismo da “religião” do género, e demais matérias de sexualidade, com que o Estado, mediante a disciplina de Cidadania, pretende, de maneira coerciva e obrigatória, fazer sair das trevas as suas consciências, ao arrepio dos valores desta família. Dir-me-ão que é obrigação do Estado promover os valores comuns da cidadania e da tolerância. Sim, em geral, desde que tais valores sejam amplamente aceitáveis, como é, por exemplo, quando se defende que nenhuma pessoa deve ser marginalizada ou ofendida na sua dignidade por ela se assumir como pertencendo a um género hétero, homo ou de qualquer outra variante. O que não podemos admitir é que num Estado democrático se queira impor propagandisticamente o catecismo de uma ideologia de género, agora na moda, com a pretensão de ser “científica” e sob o pretexto de se estar a promover uma sociedade tolerante.

Artigo completo disponível no Observador.

Próximos eventos

MIT reconhece professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Luísa Magalhães, professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, recebeu, recentemente, o reconhecimento do Massachusetts Institute of Technology (MIT) como revisora (peer reviewer).

Numa carta enviada ao director da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, a MIT Press, editora associada ao MIT, manifestou desejo de que a comunidade académica da Universidade Católica Portuguesa fosse informada desse reconhecimento. Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Luísa Magalhães está na UCP desde 2007, sendo responsável pelo lançamento do primeiro curso de licenciatura em Ciências da Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

Ler artigo completo aqui.

Grupo de alunos de Filosofia recupera capela na FFCS

Um grupo alunos de Licenciatura em Filosofia da Faculdade de filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa e o Professor Doutor Bruno Nobre recuperaram a capela, junto à sala da Associação de Estudantes da FFCS, nas instalações da Faculdade.

A capela, agora aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h00, resulta do trabalho de um grupo de 10 alunos que durante o final do 2º semestre do ano passado e o início do 1º semestre deste ano, com algum apoio da tuna feminina da faculdade, as Líricas, grupo que anteriormente utilizava o espaço da capela para fazer os seus ensaios, se juntou e pôs mão à obra. Os esforços estudantis resultam agora num espaço de oração pessoal, que qualquer pessoa da comunidade académica pode utilizar livremente.

A direção da faculdade acolheu com agrado e apoiou totalmente a iniciativa dos alunos, fator que facilitou o processo de recuperação. Os universitários entenderam que a única capela que existia se encontrava longe do lugar onde a maioria dos alunos e colaboradores passam o seu dia a dia, reconhecendo a necessidade de haver um espaço de oração e silêncio. Segundo os alunos envolvidos, este foi o principal motivo para a recuperação da Capela, que já existia, mas não estava a ser utilizada como tal. 

Domingos Perloiro, estudante envolvido na reforma, afirma que "participar neste projeto está a ser uma experiência muito gratificante". O aluno do segundo ano de Filosofia reforça que o processo ainda não acabou e que haverá sempre coisas a aperfeiçoar para que este espaço fique cada vez melhor para todos os que desejarem usufruir dele. Domingos deixa ainda o desejo de que a partir de agora, muitos alunos e colaboradores possam dar uso e continuem a ajudar a aprimorá-lo.

O grupo de voluntários deixa ainda um agradecimento especial ao Professor Doutor José Lopes, diretor da FFCS, e à direção da faculdade, por todo o apoio e incentivo a levar este projeto para a frente; à Dra. Marta Calçada, representante das Líricas, pela disponibilidade permanente para ajudar; ao CAB (Centro Académico de Braga) que ofereceu várias coisas que possibilitaram a recuperação da capela e ao P. Bráulio Carvalho, aluno do 3º ano de filosofia, que também ofereceu várias coisas para a recuperação.

Pretende-se que passem a existir, assim que a situação pandémica permita, uma missa semanal, uma oração taizé mensal, a celebração semanal da oração de Laudes, algum concerto de música, ou outras atividades lúdicas, "mas o essencial é que cada um possa encontrar neste espaço um local de refúgio e descanso para o coração" - afirma o aluno Domingos Perloiro.

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Sexta, 22/01/2021

Aluna da FFCS Lança Livro de Amar e Poesia

Marilina Tavares (Mary Tavares), aluna internacional da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) do Centro Regional de Braga, da Universidade Católica Portuguesa, lançou um livro de poesia intitulado “Amar e Poesia”. A cabo-verdiana da ilha de São Vicente, frequentou o curso de Licenciatura e Mestrado em Comunicação Digital na FFCS.

Marilina afirmou que desde criança sempre adorou ler e escrever pequenas histórias e que as partilhava com os colegas de aula, com a sua professora e com a sua mãe. Na adolescência, a autora desenvolveu a paixão pela poesia, paixão que partilhava apenas com os amigos mais próximos.

Quando iniciou a sua licenciatura em Portugal, a estudante da FFCS deixou em segundo plano a poesia para se focar no ensino superior, mas revelou que sempre que podia realizar algum trabalho académico onde era permitida a utilização da sua criatividade para a escrita, agarrava a oportunidade.

Durante a pandemia, Marilina decidiu revisitar a sua paixão e, em colaboração com Emeline David, outra autora cabo-verdiana, lançou o Emary, um ebook poético gratuito, que veio acompanhado de vários vídeos recitando os poemas desenvolvidos no mesmo. Tendo tido uma resposta extremamente positiva, a mestranda em Comunicação Digital começou a desenvolver o livro "Amar e Poesia". No dia 28 de Setembro de 2020, a autora enviou o manuscrito para a editora Chiado Books. A estudante da FFCS conta que uma semana depois do envio foi informada de que a sua obra estava de acordo com o catálogo da editora e que teriam o prazer de o publicar. Segundo a autora, a colaboração foi rápida e eficaz.

No dia 27 de janeiro de 2021, Mary Tavares viu o seu sonho realizado ao ter em suas mãos os exemplares do seu novo livro. A autora utiliza a sua criatividade e as ferramentas que desenvolveu no mestrado para a divulgação do seu livro no Instagram e Facebook.

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Sexta, 05/03/2021

José Cândido Oliveira Martins convidado do canal francês e alemão ARTE

José Cândido Oliveira Martins, Professor Associado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, foi convidado pelo canal de televisão francês e alemão ARTE a participar num documentário sobre José Saramago e o seu livro “Viagem a Portugal”.

Aliando Literatura, Cultura e Turismo, o documentário pretende convidar viajantes do centro da Europa para conhecerem o Norte de Portugal, incluindo a cidade de Braga e a sua rica História.

Realizado por Miri Paturel, este documentário revela imagens do centro de Braga e traz a perceção do docente do CRBr relativamente à cidade minhota.

O Professor aborda ainda a postura social do autor José Saramago e da forma como esta influenciou a sua escrita.

Assista à entrevista aqui.

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Seg, 19/04/2021