A decorrer neste mês

Celebrações Dia Nacional da UCP

O Dia Nacional da UCP, este ano sob o lema “A Ciência ao Serviço do Bem Comum, comemorado na sua sessão solene no dia 1 de fevereiro, foi presidida pelo magno chanceler da UCP, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e contou com a presença do prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Giuseppe Versaldi, enaltecendo na sua intervenção o papel das universidades católicas no cumprimento da missão da Igreja.

No seu discurso a reitora, Isabel Capeloa Gil, destacou a  “grande qualidade” académica e científica deste projeto “não-estatal”.

“Como realidade apoiada na sociedade civil, a Universidade Católica Portuguesa tem justamente demonstrado que é possível um projeto de grande qualidade académica e científica não-estatal, regido pelos princípios de desenvolvimento que estruturam o sistema científico nacional”, declarou.

Oração de Sapiência da sessão, intitulada ‘O triunfo das bactérias: Uma alegoria das ameaças à Casa Comum’, foi proferida por Célia Manaia, professora catedrática da Escola Superior de Biotecnologia.

Durante a sessão solene foi entregue a medalha de ouro ao cónego João Seabra, diretor do Instituto de Direito Canónico e primeiro capelão da UCP, em Lisboa.

O programa incluiu a inauguração da exposição ‘os olhos escutam’, com curadoria de Paulo Pires do Vale, na Galeria Fundação Amélia de Melo.

Celebrações Dia Nacional da UCP - discurso reitora

Rita Figueiras: "Uma nova modalidade de solitária na era digital"

Depois da vaga de protestos contra a política de “covid zero”, o Governo chinês flexibilizou algumas das suas medidas restritivas. Se as deslocações no território deixaram de ser rastreadas com a desactivação da app que vigiava os movimentos da população, o suavizar desta modalidade de monitorização foi, todavia, acompanhado pela actualização do regulamento do ciberespaço, que restringe agora ainda mais a actividade digital dos cidadãos.

Nesta nova versão que acaba de entrar em vigor, o organismo regulador amplia os comportamentos e conteúdos passíveis de punição pelas plataformas e pelas autoridades: os likes tornaram-se equivalentes a comentários, e estes comprometem os seus autores, se forem considerados enganadores da opinião pública, perturbadores da paz social e dos bons costumes, atentatórios da honra e interesse nacional, ou se espalharem rumores. Claramente, tornou-se ainda mais difícil antever o que é uma opinião comprometedora.

Nota: Pode ler o artigo na íntegra na edição impressa do Público de 22 de dezembro de 2022.

Comemorações Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa

O Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa celebra-se no primeiro domingo do mês de fevereiro, ocorrendo a sessão solene na sexta feira anterior.

Este ano, e sob o mote “A Ciência ao Serviço do Bem Comum”, a sessão solene decorre no dia 1 de fevereiro, pelas 16h30, no Auditório Cardeal Medeiros e será presidida por Sua Eminência Reverendíssima o Magno Chanceler, D. Manuel Clemente.

O programa desta sessão compreende a imposição de Insígnias e entrega de cartas doutorais aos doutores que obtiveram grau em 2018, a atribuição de medalhas a colaboradores com 25 anos de serviço à Universidade em 2018 e ainda a entrega da medalha de ouro ao Cónego João Seabra.

No domingo seguinte, a dia 3 de fevereiro, a celebração eucarística será presidida pelo Prefeito da Congregação para a Educação Católica – Cardeal Giuseppe Versaldi – na Igreja de Santa Isabel em Lisboa, com transmissão pela Rádio Renascença e TVI.

A Reitoria da Universidade Católica Portuguesa convida toda a Comunidade a participar nesta celebração.

Programa Sessão Solene  Mensagem Reitora UCP

Estudantes da Faculdade de Direito - Porto vencem Moot Court Nacional de Direito Constitucional

A equipa de estudantes da licenciatura em Direito - Ana Sofia Silveira, Flávia Sampaio e Henrique Varino da Silva – e uma estudante da dupla licenciatura em Direito e Gestão - Francisca Meireles – venceu o Moot Court Nacional de Direito Constitucional realizado pela ELSA UMINHO. Como prémio, os alunos vão ter direito a dois estágios de verão no Tribunal Constitucional e dois estágios de verão na Provedoria da Justiça.

Mais informação

Celebrações Dia Nacional da UCP

Celebrações Dia Nacional da UCP - discurso reitora

Rita Figueiras: "Uma nova modalidade de solitária na era digital"