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Isabel Capeloa Gil na Rádio Renascença: Católica | Talento para o Futuro

No passado domingo, dia 5 de março, a Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Isabel Capeloa Gil, juntou-se à equipa de locução da Rádio Renascença a propósito da 3.ª edição do Católica | Talento para o Futuro, um dia onde 16 faculdades da UCP abrem as suas portas, este ano em formato digital, para dar a conhecer a oferta formativa que a universidade dispõe e que irá decorrer no dia 10 de março das 10h00 às 19h00.

Isabel Capeloa Gil informou que "este ano devido à situação de exceção que vivemos, vamos na mesma organizar o Open Day, mas em formato virtual, com uma plataforma digital que vai permitir que os potenciais candidatos, os seus pais e todas as pessoas que tenham interesse em conhecer os cursos da universidade possam ter contacto com aquilo que são as ofertas, as saídas profissionais e o perfil dos cursos, falando com especialistas de cada uma das 16 faculdades."

A reitora não deixou de indicar a importância do ensino superior na vida do estudante, dizendo que "chegar ao final do ensino secundário e fazer a escolha para aquilo que vai ser a sua formação inicial do ensino superior é importante para os jovens, é um momento de viragem de vida."

Acerca da condicionalidade profissional que a escolha de um curso que antigamente traria, Isabel Capeloa Gil acredita que "hoje em dia o mercado é muito mais flexível, como o tipo de competências que os vários setores exigem e necessitam , resulta muitas vezes de um conjunto de skills que podem ser desenvolvidos a partir de áreas disciplinares muito diferentes e esta primeira escolha de entrar no ensino superior é um primeiro caminho para uma formação que, cada vez mais, se fará ao longo da vida".

A reitora da Universidade deixou o desafio para os estudantes, professores e empresas se inscreverem neste evento de grande interesse, tendo ainda poucos dias para o fazer, no website da UCP ou das suas Faculdades. 

Pode ouvir a emissão completa do programa "Pequenas Grandes Coisas" na Rádio Renascença aqui.

Sofia Marques: "Se não soubermos quais são as causas dos abusos, não estamos verdadeiramente a preveni-los"

Nenhuma criança deve ficar a sós com um adulto, sem que outro tenha conhecimento. As salas, com vidros ou acrílicos nas portas, são mais seguras e por isso mais indicadas para conversas individuais entre um adulto e uma criança. Estas são algumas das estratégias abordadas nas ações de formação dinamizadas pelo Projeto Cuidar, que pretendem proteger menores e pessoas vulneráveis de qualquer forma de maus-tratos ou abusos.

Em entrevista à Renascença, Sofia Marques, coordenadora desta iniciativa, criada em 2020, defende que “é fundamental estudarmos as causas dos abusos a partir de situações concretas” e perceber o contexto de vida de cada abusador.

Numa altura em que decorrem campos de férias, um pouco por todo o país, Sofia Marques, que é também coordenadora do Serviço de Proteção e Cuidado de menores e adultos vulneráveis da Companhia de Jesus, sublinha a importância de perceber o “impacto que temos no outro”. E conta que todos os animadores e sacerdotes envolvidos nestas atividades frequentam ações de formação.

O projeto Cuidar apoia organizações que trabalham com crianças, jovens e pessoas vulneráveis na promoção dos cuidados das mesmas e na prevenção da ocorrência de crimes como abusos sexuais e maus-tratos. Em que consiste este trabalho?
O projeto Cuidar está ligado a um centro de estudos, o CEPCEP [Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas] que está integrado na Universidade Católica Portuguesa, com um apoio financeiro específico, para esta missão. O intuito inicial era dar apoio às organizações católicas, mas depois foi estendido a outras. Este projeto teve e ainda tem, porque vai ter continuidade, várias áreas de ação. Uma delas ligada à formação, outra ligada mais à consultoria e outra à investigação. Estes foram os principais eixos de trabalho do Cuidar, nestes últimos dois anos.

Nota: Artigo completo disponível na Renascença.

Universidade Católica Editora lança livro "Em Português: Falar, Viver e Pensar no Século XXI"

A  Universidade Católica Editora lançou, no passado dia 16 de dezembro, a obra "Em Português: Falar, Viver e Pensar no Século XXI", numa sessão presencial em Lisboa e online para todos os países de língua portuguesa, de Timor ao Brasil.

"Em Português: Falar, Viver e Pensar no Século XXI" contou com a coordenação de Fernando Ilharco, Marília dos Santos Lopes, Fernando Chau e Filipe Coelho.

Esta obra, organizada pelo Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP), conta com a colaboração de investigadores de universidades de todos os países de língua oficial portuguesa, bem como com o apoio institucional da CPLP.

A apresentação da obra esteve a cargo do Senhor Dom José Manuel Imbamba (em Angola), a Professora Virgínia Leal (no Brasil) e o Professor João Paulo Oliveira e Costa (na UCP).

“Talento para o Futuro” em debate no Open Day Nacional da Católica

“Queremos formar profissionais que tenham a consciência de que vão contribuir para o bem da sociedade, para o bem comum”. Foi com estas palavras que Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP, abriu a sessão principal da 5.ª edição do Open Day Nacional Católica “Talento para o Futuro”.

Isabel Capeloa Gil identificou como fator distintivo do ensino da Católica “a capacidade de formar profissionais competentes com valores humanistas, preparados para aquilo que são os desafios complexos do mundo em que vivemos”.

Num mundo em constante mudança, nem sempre é fácil saber que curso escolher, nem em qual faculdade estudar. Foi com o objetivo de ajudar os estudantes do ensino secundário a esclarecer as suas dúvidas que a Católica voltou a organizar este evento, que vai já na sua 5.ª edição.

Quais as principais dúvidas no momento de escolher o curso e como ultrapassá-las? Como é ser estudante na Católica? Que competências procuram os empregadores e como veem o futuro das suas áreas profissionais? Estas foram algumas das questões em debate neste evento.

“A importância da curiosidade, da vontade de aprender e da criatividade” foi sublinhada por Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa, referindo-se àquilo que as empresas procuram no recrutamento de recém-licenciados.

“Quando olhamos para currículos, procuramos sempre a formação, que é fundamental, e aqui a Católica distingue-se pela sua marca ímpar”, começou por referir. “E em segundo lugar, interessa-nos a experiência das pessoas, seja em termos práticos, mas também a parte de experiências extracurriculares, e há que valorizar isso pela empatia, e pelo trabalho em equipa”, destacou.

Do ponto de vista de Leonor Sérgio, aluna do 1.º ano da Faculdade de Medicina, o mais importante é “o método de ensino inovador que ajuda realmente a perceber a matéria, mas também desenvolve a capacidade de comunicação e pensamento crítico”.

Já para Mónica Dias, Docente e Vice-Diretora do Instituto de Estudos Políticos, “a Católica transmite conhecimento, mas também consciência e responsabilidade, caracterizando-se pela capacidade de tentar responder aos desafios de hoje”.

Ao longo do dia 8 de março, entre as 10h e as 19h, os candidatos puderam contactar diretamente com elementos de todas as faculdades da UCP, nos stands virtuais, para obterem informação personalizada e em tempo real acerca dos cursos da Católica. A partir das 12h, foi possível assistir às apresentações das Faculdades pelos seus representantes e diretores(as).

A sessão principal deste evento aconteceu às 16h30, em live streaming. Foi um momento de reflexão e debate acerca do “Talento para o Futuro”, com a presença da Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, e moderação de João Póvoa Marinheiro, jornalista e antigo aluno da Faculdade de Ciências Humanas da Católica.

Esta sessão contou com a participação dos empresários Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa, e Ana Salomé Martins, People and Development Director do Grupo Symington. Fizeram parte dos painéis de discussão duas docentes da Católica: Mónica Dias e Patrícia Pontifice de Sousa, as alumnae Maria Oliveira (Henkel) e Francisca Magano (UNICEF Portugal), e ainda oito atuais estudantes da UCP.

Categorias: A Católica Católica Open Day

Quinta, 09/03/2023

Mais de 800 pessoas marcam presença na 3.ª Edição do Católica | Talento para o Futuro

Este ano, pela primeira vez em formato digital, a Católica voltou a abrir portas a centenas de candidatos interessados em conhecer a universidade e a sua oferta formativa na 3.ª edição do Católica | Talento para o Futuro.

Foram mais de 800 pessoas a marcar presença no evento que permitiu que os participantes contactassem diretamente com representantes das 16 Faculdades da Católica, e esclarecessem todas as dúvidas sobre os cursos e o acesso ao ensino superior.

No evento principal, com moderação de João Póvoa Marinheiro e a presença da Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, foram partilhados importantes testemunhos de atuais estudantes, docentes, empregadores, e antigos alunos da Católica.

Devido à grande adesão por parte dos participantes, a Católica decidiu prolongar esta ação até às 14h00 do dia seguinte, evidenciando o enorme sucesso do evento.

Se não teve oportunidade de participar, a Católica disponibiliza agora o vídeo completo do evento principal, que ocorreu entre as 16h30 e as 18h00 do dia 10 de março.

Vídeo da 3.ª edição do Open Day Nacional Católica | Talento para o Futuro

Categorias: A Católica Católica Open Day

Sexta, 12/03/2021

CEPCEP lidera rede de investigação europeia para a igualdade de género

O centro de estudos CEPCEP vai liderar uma rede de universidades e outras instituições de Portugal, Espanha, Itália, Polónia e Letónia, num projeto para desenvolver uma nova estratégia para atingir os objetivos da União Europeia (UE) na igualdade de género.

Apesar de ao longo dos anos, na maioria dos países da União Europeia ter havido um aumento da representação de mulheres em cargos políticos, bem como na administração de empresas e noutras entidades, não se atingiu a igualdade de género conforme preconizado no documento da UE ‘Igualdade de Género 2020-2025’.

O projeto agora aprovado no concurso do Programa ‘Citizens, Equality, Rights and Values’ (CERV) da UE, será desenvolvido ao longo de dois anos e tem um valor de cerca de meio milhão de euros. Entre outros aspetos, será analisada a legislação europeia e os programas em curso nos Estados Membros sobre a representação igualitária de mulheres e homens, bem como as boas práticas das organizações empresariais ou outras, públicas e privadas.

Este projeto visa influenciar a conceção, desenvolvimento e monitorização de políticas europeias, nacionais, regionais e locais de promoção da igualdade de género. Serão apresentadas propostas para a representação igualitária de mulheres e homens na tomada de decisões políticas, promovendo nomeadamente, a igualdade de representação nas eleições de 2024 para o Parlamento Europeu.

O CEPCEP, dirigido pelo Professor Fernando Ilharco, coordenará a rede de parceiros, constituída pela Universita degli Studi di Siena, Itália; Latvijas Universitat, Letónia; Fundacion Ronsell, Espanha; Fundacja Gaudete, Polónia; e Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal.

Católica Learning Innovation Lab debate o 1.º ciclo de workshops pedagógicos para docentes da UCP

A equipa do Católica Learning Innovation Lab (CLIL) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), dinamizou, no dia 20 de dezembro, no Centro Regional do Porto, o Encontro de Inovação Natalícia, onde debateu a organização de diversas iniciativas de desenvolvimento pedagógico para toda a comunidade académica. 

No encontro analisaram-se temas sugeridos por docentes da Universidade para o 1º Ciclo de Workshops Pedagógicos destinado a docentes da UCP. Os workshops online irão realizar-se, entre 23 de janeiro e 3 de fevereiro de 2023, e permitirão explorar com mais detalhe novas metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas ao Ensino Superior.

Este será o ponto de partida para a ação seguinte do CLIL: a criação de comunidades de prática de inovação pedagógica na Universidade Católica. Estas comunidades permitirão aos docentes testar novas abordagens de ensino-aprendizagem, aplicando-as às suas unidades curriculares.

O CLIL foi criado com o objetivo de identificar, experimentar e ensaiar abordagens pedagógicas inovadoras, contando para tal com a colaboração de docentes, investigadores e estudantes da Universidade, assim como com o apoio de um conselho de parceiros estratégicos do tecido empresarial e da sociedade civil.

O laboratório enquadra-se no projeto “Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do PO CH – Programa Operacional Capital Humano, através do FSE – Fundo Social Europeu.

Categorias: Investigação e Inovação Investigação

Terça, 20/12/2022

Call for Papers | Congresso Internacional Em Português – Falar, Viver e Pensar no Século XXI

O Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) organiza, após a edição de um volume dedicado ao tema, nos dias 27 e 28 de novembro de 2023, o Congresso Internacional Em Português – Falar, Viver e Pensar no Século XXI que pretende refletir sobre o falar, viver e pensar no século XXI tendo como matriz as culturas de língua portuguesa, em variadas e diferentes expressões.

O Congresso, que se realiza em formato presencial e online, pretende contribuir para a diversificação e complexificação de temas como a língua global.

Convida-se, nesse sentido, à participação de investigadores de todo o mundo, submetendo artigos com vista à sua apresentação e discussão no Congresso.

CRITÉRIOS DE SUBMISSÃO

As propostas deverão ser enviadas em forma de resumo, entre 300 e 500 palavras, em português, para o endereço cepcep@ucp.pt.

Excecionalmente, investigadores não falantes de português poderão submeter os resumos em inglês, sendo que se o trabalho for aceite para apresentação, em inglês, o autor terá que enviar uma versão do resumo em português.

A data-limite para envio de propostas é no dia 30 de abril de 2023.

Mais informação

CEPCEP - Congresso Em Portugues

CEPCEP é parceiro estratégico no projeto MEDICI

O Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) da Universidade Católica Portuguesa é parceiro estratégico no Medici – Mapping Digital Inclusion, um projeto europeu desenvolvido ao longo de dois anos, identificando e reunindo boas práticas de inclusão digital nos 27 Estados-Membros da UE e no Reino Unido.

O MEDICI conta com seis parceiros estratégicos internacionais - Universidade Católica Portuguesa (CEPCEP), UNIR, The Tavistock Institute, Smart Bananas, KETHEA e DIESIS -, cujas competências permitem alcançar os seguintes objetivos:

  • Desenvolver e disseminar um catálogo e mapa interativo de boas práticas de inclusão digital da Europa que ilustrem o que existe local, regional, nacional e internacionalmente;
  • Identificar áreas onde não existam iniciativas, contribuindo para a reflexão da estratégia da política pública no apoio à inclusão digital;
  • Contribuir para um maior conhecimento sobre a eficácia da avaliação e a replicabilidade, em torno daquilo que ‘melhor resulta’ com base na evidência das práticas de inclusão digital;
  • Conectar stakeholders para que consolidem conhecimento e experiências existentes num esforço comum para erradicar a exclusão digital;
  • Facilitar a troca e partilha de conhecimento entre instituições privadas, públicas e atores da sociedade civil, criando uma Comunidade de Conhecimento em torno da Inclusão Digital.

Este projeto, através da sua plataforma, visa uma melhor integração dos grupos vulneráveis em risco de exclusão digital, criando 3 produtos/serviços:

  • Um catálogo e mapa interativo de boas práticas locais, regionais, nacionais e europeias de inclusão digital, disponibilizando informação estruturada e pesquisável em vários parâmetros: grupos vulneráveis, geografia, resultados, impacto e replicabilidade.
  • Uma comunidade de conhecimento que, funcionando em rede, apoia, revê, compara, partilha e transfere experiências e conhecimento em torno de boas práticas de inclusão digital através de: webinars¸ do Fórum de discussão e do espaço Digital Inclusion Stories.
  • Um conjunto de ferramentas e atividades de aprendizagem colaborativa: os evidence digest – relatórios sobre as boas práticas; os podcasts – conversas com especialistas; as online surgeries – workshops sobre avaliação e replicabilidade e os vídeos de conceitos-chave, todos estes acessíveis aos membros da rede MEDICI e aos stakeholders do ecossistema da inclusão digital.

Nesta plataforma, encontra-se a decorrer a Call for Good Practices, até 31 de dezembro, que pretende agregar todos os projetos de inclusão digital neste mapeamento Europeu.

Em 2021, entre os dias 26 e 28 de janeiro, terá lugar a Conferência Internacional “Digital Inclusion For All.

Universidade Católica Editora lança livro dedicado a "Histórias em Pandemia"

A Universidade Católica Editora lançou o livro "Histórias em Pandemia - resiliência e educação integral", no dia 7 de dezembro, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, que apresenta uma investigação do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP), em colaboração com as Academias do Conhecimento Gulbenkian.

Esta obra é o resultado de um estudo de caso múltiplo – focando 11 Academias do Conhecimento Gulbenkian – levado a cabo pelos investigadores do CEPCEP Catarina Burnay, Patrícia Dias e Rodrigo Queiroz e Melo.

Este estudo explora a experiência destas academias no desenvolvimento de variados projetos de trabalho durante os confinamentos determinados pela pandemia de Covid-19, os desafios e as aprendizagens, bem como a sua relevância para a educação integral das crianças e jovens.

Fernando Ilharco, Marília dos Santos Lopes, Fernando Chau, Filipe Coelho: "O que é viver no século XXI tendo como matriz a língua de Camões, Jorge Amado, Pepetela, Mia Couto, Luís Cardoso..."

É sempre manhã no mundo da língua e das culturas de expressão portuguesa.

A globalidade, o diálogo, a diversidade, a universalidade, o contacto com o outro, e, cremos poder dizer, um afeto que perdura entre histórias diversas, ora vividas de modos semelhantes ora de modos muito diversos, do Brasil a Timor, são o tema de fundo de um projeto internacional de investigação que junta, há três anos, dezenas de investigadores de universidades de todos os países de língua e cultura de expressão portuguesa.

Há dias, a partir de Lisboa, numa sessão online com participantes de Portugal, Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Macau e Timor, foi apresentado um primeiro resultado deste projeto: a obra Em Português - Falar, Viver e Pensar no Século XXI, publicada pela Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) e pela Universidade Católica Editora.

Artigo completo disponível no Diário de Notícias.

Inscrições abertas para a 5.ª edição do Open Day Nacional Católica | Talento para o Futuro

As inscrições ainda estão abertas para a 5.ª edição do Open Day Nacional Católica | Talento para o Futuro, que tem lugar dia 8 e 9 de março, em formato digital.

No dia 8 de março, será possível assistir às apresentações das 17 faculdades da Católica, realizadas pelos seus diretores, e, a partir das 16h30, conhecer os testemunhos de estudantes, alumni, docentes e empregadores na sessão principal, que conta com a presença da Reitora da Católica, Isabel Capeloa Gil, e do antigo aluno da UCP e jornalista, João Póvoa Marinheiro.

Ao longo do dia, entre as 10h00 e as 19h00, os jovens podem ainda contactar diretamente com elementos das 17 faculdades da Universidade, nos stands virtuais, para esclarecer todas as questões de forma personalizada.

Será um dia de partilha de experiências e de conhecimento dos vários cursos da Católica, num programa pensado ao pormenor para ajudar os estudantes do ensino secundário a escolher o seu curso, a esclarecer as suas dúvidas e a conhecer todas as faculdades da Católica.

Já no dia 9 de março, entre as 10h00 e as 13h00, os participantes poderão esclarecer todas as suas dúvidas e falar com representantes das 17 faculdades da Católica nos stands virtuais.

A participação no Open Day está sujeita a inscrição obrigatória em catolicaopenday.ucp.pt.

Categorias: Católica Open Day

Quarta, 08/03/2023

UCP participa no evento "Portugal Digital Mais Inclusivo"

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) marcará presença no evento Portugal Digital Mais Inclusivo, a 15 de dezembro, às 10h00. A conferência online será inaugurada por Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP, juntamente com Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, e Nuno Feixa Rodrigues, Coordenador Geral do INCoDe.2030.

A estratégia nacional para a inclusão digital será o foco desta sessão organizada pelo INCoDe.2030, uma iniciativa do Governo português para a promoção de competências digitais.

Organizado em parceria com o Medici - Mapping Digital Inclusion, um projeto europeu que reúne boas práticas de inclusão digital, do qual o CEPCEP da UCP faz parte, o evento terá dois painéis. O primeiro painel tem o tema: "Estratégia para a Inclusão Digital: Portugal não vai deixar ninguém para trás" e o segundo painel discute a “Inclusão Digital e os mais vulneráveis – desafios do terreno”.

Fernando Ilharco, Professor da FCH e Presidente do CEPCEP, encerrará a sessão com Vanda de Jesus, Diretora Executiva do Portugal Digital.

O evento Portugal Digital Mais Inclusivo é transmitido em direto do canal de Youtube do INCoDe.2030 e está sujeito a inscrições aqui. A sessão tem início às 10h00 e termina às 12h30.

UCP promove "Open Day Nacional"

A Universidade Católica Portuguesa promove no próximo dia 10, a terceira edição do “Open Day Nacional”, em formato online, com o tema “Católica e Talento para o Futuro”, para ajudar os jovens na escolha do curso superior.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o “Open Day Nacional da Católica” decorre durante todo o dia e é apresentado como um evento que “visa ajudar os jovens do ensino secundário na importante decisão de escolha do seu curso universitário e da faculdade onde vão estudar”.

“Entre as 10h00 e as 19h00, estes jovens e/ou as suas famílias, podem falar diretamente com os representantes das 16 Faculdades da Católica, nos balcões virtuais da plataforma digital utilizada para o evento”, refere o comunicado.

Para participar no “Open Day Naional” da UCP é necessário fazer uma inscrição através do endereço: http://catolicaopenday.ucp.pt/

Aceder ao artigo aqui.

Candidaturas abertas para o Prémio Professor António de Sousa Franco

As candidaturas para o Prémio Professor António de Sousa Franco encontram-se abertas até ao próximo dia 20 de maio.

Com o objetivo de reconhecer trabalhos na área do Direito da União Europeia, que contribuam para um aprofundamento da cidadania europeia, este prémio é atribuído anualmente em duas categorias: “Formação”, na qual podem candidatar-se estudantes de Licenciatura e Mestrado em Direito inscritos em qualquer instituição de ensino superior portuguesa; e “Investigação”, na qual podem candidatar-se Licenciados em Direito, com idade igual ou inferior a 35 anos, que tenham nacionalidade portuguesa ou que residam em Portugal, ou que tenham obtido a Licenciatura ou Formação Pós-graduada numa instituição de ensino superior portuguesa.

Candidate-se e obtenha mais informações através dos seguintes links:

Ficha de candidatura

Regulamento

Folheto informativo

Categorias: Investigação e Inovação

Quarta, 13/04/2022

Católica nomeia nova Comissão de Ética: Tecnologia, Ciências Sociais e Humanidades

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, nomeou a nova "Comissão de Ética: Tecnologia, Ciências Sociais e Humanidades" (CETCH), para o biénio 2022-2023, através de despacho reitoral. Os docentes Célia Manaia e William Hasselberger foram eleitos para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Comissão, respetivamente, durante a primeira reunião da CETCH.

A criação da CETCH visa fortalecer a conduta ética na investigação científica das suas áreas de atuação, na Universidade Católica Portuguesa: "De acordo com os princípios do Código de Ética e de Conduta da Universidade Católica Portuguesa e respondendo às recorrentes solicitações apresentadas pelos Centros de Investigação e pelos Programas de Doutoramento da UCP, nomeia-se, por este meio e para o biénio 2022-2023, a "Comissão de Ética: Tecnologia, Ciências Sociais e Humanidades" (CETCH)."

As áreas da Tecnologia, Ciências Sociais e Humanidades são representadas pelas personalidades da sociedade portuguesa que integram a CETCH em 2022-2023, entre as quais André da Costa Jorge, Presidente do Serviço dos Jesuítas aos Refugiados; Célia Manaia, ESB-UCP; Célia Ribeiro, IGOS-UCP; Francisco Roumier Ribeirinho, Academia de Líderes Católicos; Isabel Baptista, FEP-UCP; Joana Silva, FCEE-UCP; Jorge Pereira da Silva, FD-UCP; Pedro McDade, sj, FFCS-UCP; Peter Hanenberg, Vice-Reitor da UCP; Rita Francisco, FCH-UCP; Rita Isabel Valadas, Presidente da Cáritas Portuguesa; Vítor Coutinho, Teólogo; William Hasselberger, IEP-UCP.

Os pareceres da Comissão pretendem robustecer a aplicação de valores, princípios éticos fundamentais, normas e orientações de boas práticas, assim como, da legislação vigente, em todos os domínios aplicáveis à investigação. Através do documento de nomeação, Isabel Capeloa Gil define:

"O procedimento de apreciação foca-se em normas e padrões éticos, legislação aplicável, convenções e declarações nacionais e internacionais, autorizações nacionais e aprovações éticas, proporcionalidade dos métodos e consciência dos proponentes no que diz respeito à observância dos elevados padrões éticos, assim como à imperiosidade de proteger e garantir a dignidade e integridade de todos os envolvidos, nas diferentes fases do processo de investigação."

A CETCH reúne mensalmente para apreciar os pedidos de parecer submetidos até ao final do mês anterior, e tem o apoio técnico do Gabinete de Investigação e Inovação (GII).


Para conhecer o processo de submissão de um pedido de parecer, visite a página da CETCH:

Visitar a CETCH

Solicite mais informações, através do e-mail.

Categorias: Investigação e Inovação

Seg, 30/05/2022

Próximos eventos

Isabel Capeloa Gil na Rádio Renascença: Católica | Talento para o Futuro

No passado domingo, dia 5 de março, a Reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Isabel Capeloa Gil, juntou-se à equipa de locução da Rádio Renascença a propósito da 3.ª edição do Católica | Talento para o Futuro, um dia onde 16 faculdades da UCP abrem as suas portas, este ano em formato digital, para dar a conhecer a oferta formativa que a universidade dispõe e que irá decorrer no dia 10 de março das 10h00 às 19h00.

Isabel Capeloa Gil informou que "este ano devido à situação de exceção que vivemos, vamos na mesma organizar o Open Day, mas em formato virtual, com uma plataforma digital que vai permitir que os potenciais candidatos, os seus pais e todas as pessoas que tenham interesse em conhecer os cursos da universidade possam ter contacto com aquilo que são as ofertas, as saídas profissionais e o perfil dos cursos, falando com especialistas de cada uma das 16 faculdades."

A reitora não deixou de indicar a importância do ensino superior na vida do estudante, dizendo que "chegar ao final do ensino secundário e fazer a escolha para aquilo que vai ser a sua formação inicial do ensino superior é importante para os jovens, é um momento de viragem de vida."

Acerca da condicionalidade profissional que a escolha de um curso que antigamente traria, Isabel Capeloa Gil acredita que "hoje em dia o mercado é muito mais flexível, como o tipo de competências que os vários setores exigem e necessitam , resulta muitas vezes de um conjunto de skills que podem ser desenvolvidos a partir de áreas disciplinares muito diferentes e esta primeira escolha de entrar no ensino superior é um primeiro caminho para uma formação que, cada vez mais, se fará ao longo da vida".

A reitora da Universidade deixou o desafio para os estudantes, professores e empresas se inscreverem neste evento de grande interesse, tendo ainda poucos dias para o fazer, no website da UCP ou das suas Faculdades. 

Pode ouvir a emissão completa do programa "Pequenas Grandes Coisas" na Rádio Renascença aqui.

Sofia Marques: "Se não soubermos quais são as causas dos abusos, não estamos verdadeiramente a preveni-los"

Nenhuma criança deve ficar a sós com um adulto, sem que outro tenha conhecimento. As salas, com vidros ou acrílicos nas portas, são mais seguras e por isso mais indicadas para conversas individuais entre um adulto e uma criança. Estas são algumas das estratégias abordadas nas ações de formação dinamizadas pelo Projeto Cuidar, que pretendem proteger menores e pessoas vulneráveis de qualquer forma de maus-tratos ou abusos.

Em entrevista à Renascença, Sofia Marques, coordenadora desta iniciativa, criada em 2020, defende que “é fundamental estudarmos as causas dos abusos a partir de situações concretas” e perceber o contexto de vida de cada abusador.

Numa altura em que decorrem campos de férias, um pouco por todo o país, Sofia Marques, que é também coordenadora do Serviço de Proteção e Cuidado de menores e adultos vulneráveis da Companhia de Jesus, sublinha a importância de perceber o “impacto que temos no outro”. E conta que todos os animadores e sacerdotes envolvidos nestas atividades frequentam ações de formação.

O projeto Cuidar apoia organizações que trabalham com crianças, jovens e pessoas vulneráveis na promoção dos cuidados das mesmas e na prevenção da ocorrência de crimes como abusos sexuais e maus-tratos. Em que consiste este trabalho?
O projeto Cuidar está ligado a um centro de estudos, o CEPCEP [Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas] que está integrado na Universidade Católica Portuguesa, com um apoio financeiro específico, para esta missão. O intuito inicial era dar apoio às organizações católicas, mas depois foi estendido a outras. Este projeto teve e ainda tem, porque vai ter continuidade, várias áreas de ação. Uma delas ligada à formação, outra ligada mais à consultoria e outra à investigação. Estes foram os principais eixos de trabalho do Cuidar, nestes últimos dois anos.

Nota: Artigo completo disponível na Renascença.

Universidade Católica Editora lança livro "Em Português: Falar, Viver e Pensar no Século XXI"

A  Universidade Católica Editora lançou, no passado dia 16 de dezembro, a obra "Em Português: Falar, Viver e Pensar no Século XXI", numa sessão presencial em Lisboa e online para todos os países de língua portuguesa, de Timor ao Brasil.

"Em Português: Falar, Viver e Pensar no Século XXI" contou com a coordenação de Fernando Ilharco, Marília dos Santos Lopes, Fernando Chau e Filipe Coelho.

Esta obra, organizada pelo Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP), conta com a colaboração de investigadores de universidades de todos os países de língua oficial portuguesa, bem como com o apoio institucional da CPLP.

A apresentação da obra esteve a cargo do Senhor Dom José Manuel Imbamba (em Angola), a Professora Virgínia Leal (no Brasil) e o Professor João Paulo Oliveira e Costa (na UCP).

“Talento para o Futuro” em debate no Open Day Nacional da Católica

“Queremos formar profissionais que tenham a consciência de que vão contribuir para o bem da sociedade, para o bem comum”. Foi com estas palavras que Isabel Capeloa Gil, Reitora da UCP, abriu a sessão principal da 5.ª edição do Open Day Nacional Católica “Talento para o Futuro”.

Isabel Capeloa Gil identificou como fator distintivo do ensino da Católica “a capacidade de formar profissionais competentes com valores humanistas, preparados para aquilo que são os desafios complexos do mundo em que vivemos”.

Num mundo em constante mudança, nem sempre é fácil saber que curso escolher, nem em qual faculdade estudar. Foi com o objetivo de ajudar os estudantes do ensino secundário a esclarecer as suas dúvidas que a Católica voltou a organizar este evento, que vai já na sua 5.ª edição.

Quais as principais dúvidas no momento de escolher o curso e como ultrapassá-las? Como é ser estudante na Católica? Que competências procuram os empregadores e como veem o futuro das suas áreas profissionais? Estas foram algumas das questões em debate neste evento.

“A importância da curiosidade, da vontade de aprender e da criatividade” foi sublinhada por Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa, referindo-se àquilo que as empresas procuram no recrutamento de recém-licenciados.

“Quando olhamos para currículos, procuramos sempre a formação, que é fundamental, e aqui a Católica distingue-se pela sua marca ímpar”, começou por referir. “E em segundo lugar, interessa-nos a experiência das pessoas, seja em termos práticos, mas também a parte de experiências extracurriculares, e há que valorizar isso pela empatia, e pelo trabalho em equipa”, destacou.

Do ponto de vista de Leonor Sérgio, aluna do 1.º ano da Faculdade de Medicina, o mais importante é “o método de ensino inovador que ajuda realmente a perceber a matéria, mas também desenvolve a capacidade de comunicação e pensamento crítico”.

Já para Mónica Dias, Docente e Vice-Diretora do Instituto de Estudos Políticos, “a Católica transmite conhecimento, mas também consciência e responsabilidade, caracterizando-se pela capacidade de tentar responder aos desafios de hoje”.

Ao longo do dia 8 de março, entre as 10h e as 19h, os candidatos puderam contactar diretamente com elementos de todas as faculdades da UCP, nos stands virtuais, para obterem informação personalizada e em tempo real acerca dos cursos da Católica. A partir das 12h, foi possível assistir às apresentações das Faculdades pelos seus representantes e diretores(as).

A sessão principal deste evento aconteceu às 16h30, em live streaming. Foi um momento de reflexão e debate acerca do “Talento para o Futuro”, com a presença da Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, e moderação de João Póvoa Marinheiro, jornalista e antigo aluno da Faculdade de Ciências Humanas da Católica.

Esta sessão contou com a participação dos empresários Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa, e Ana Salomé Martins, People and Development Director do Grupo Symington. Fizeram parte dos painéis de discussão duas docentes da Católica: Mónica Dias e Patrícia Pontifice de Sousa, as alumnae Maria Oliveira (Henkel) e Francisca Magano (UNICEF Portugal), e ainda oito atuais estudantes da UCP.

Categorias: A Católica Católica Open Day

Quinta, 09/03/2023

Mais de 800 pessoas marcam presença na 3.ª Edição do Católica | Talento para o Futuro

Este ano, pela primeira vez em formato digital, a Católica voltou a abrir portas a centenas de candidatos interessados em conhecer a universidade e a sua oferta formativa na 3.ª edição do Católica | Talento para o Futuro.

Foram mais de 800 pessoas a marcar presença no evento que permitiu que os participantes contactassem diretamente com representantes das 16 Faculdades da Católica, e esclarecessem todas as dúvidas sobre os cursos e o acesso ao ensino superior.

No evento principal, com moderação de João Póvoa Marinheiro e a presença da Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, foram partilhados importantes testemunhos de atuais estudantes, docentes, empregadores, e antigos alunos da Católica.

Devido à grande adesão por parte dos participantes, a Católica decidiu prolongar esta ação até às 14h00 do dia seguinte, evidenciando o enorme sucesso do evento.

Se não teve oportunidade de participar, a Católica disponibiliza agora o vídeo completo do evento principal, que ocorreu entre as 16h30 e as 18h00 do dia 10 de março.

Vídeo da 3.ª edição do Open Day Nacional Católica | Talento para o Futuro

Categorias: A Católica Católica Open Day

Sexta, 12/03/2021

CEPCEP lidera rede de investigação europeia para a igualdade de género

O centro de estudos CEPCEP vai liderar uma rede de universidades e outras instituições de Portugal, Espanha, Itália, Polónia e Letónia, num projeto para desenvolver uma nova estratégia para atingir os objetivos da União Europeia (UE) na igualdade de género.

Apesar de ao longo dos anos, na maioria dos países da União Europeia ter havido um aumento da representação de mulheres em cargos políticos, bem como na administração de empresas e noutras entidades, não se atingiu a igualdade de género conforme preconizado no documento da UE ‘Igualdade de Género 2020-2025’.

O projeto agora aprovado no concurso do Programa ‘Citizens, Equality, Rights and Values’ (CERV) da UE, será desenvolvido ao longo de dois anos e tem um valor de cerca de meio milhão de euros. Entre outros aspetos, será analisada a legislação europeia e os programas em curso nos Estados Membros sobre a representação igualitária de mulheres e homens, bem como as boas práticas das organizações empresariais ou outras, públicas e privadas.

Este projeto visa influenciar a conceção, desenvolvimento e monitorização de políticas europeias, nacionais, regionais e locais de promoção da igualdade de género. Serão apresentadas propostas para a representação igualitária de mulheres e homens na tomada de decisões políticas, promovendo nomeadamente, a igualdade de representação nas eleições de 2024 para o Parlamento Europeu.

O CEPCEP, dirigido pelo Professor Fernando Ilharco, coordenará a rede de parceiros, constituída pela Universita degli Studi di Siena, Itália; Latvijas Universitat, Letónia; Fundacion Ronsell, Espanha; Fundacja Gaudete, Polónia; e Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal.

Católica Learning Innovation Lab debate o 1.º ciclo de workshops pedagógicos para docentes da UCP

A equipa do Católica Learning Innovation Lab (CLIL) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), dinamizou, no dia 20 de dezembro, no Centro Regional do Porto, o Encontro de Inovação Natalícia, onde debateu a organização de diversas iniciativas de desenvolvimento pedagógico para toda a comunidade académica. 

No encontro analisaram-se temas sugeridos por docentes da Universidade para o 1º Ciclo de Workshops Pedagógicos destinado a docentes da UCP. Os workshops online irão realizar-se, entre 23 de janeiro e 3 de fevereiro de 2023, e permitirão explorar com mais detalhe novas metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas ao Ensino Superior.

Este será o ponto de partida para a ação seguinte do CLIL: a criação de comunidades de prática de inovação pedagógica na Universidade Católica. Estas comunidades permitirão aos docentes testar novas abordagens de ensino-aprendizagem, aplicando-as às suas unidades curriculares.

O CLIL foi criado com o objetivo de identificar, experimentar e ensaiar abordagens pedagógicas inovadoras, contando para tal com a colaboração de docentes, investigadores e estudantes da Universidade, assim como com o apoio de um conselho de parceiros estratégicos do tecido empresarial e da sociedade civil.

O laboratório enquadra-se no projeto “Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do PO CH – Programa Operacional Capital Humano, através do FSE – Fundo Social Europeu.

Categorias: Investigação e Inovação Investigação

Terça, 20/12/2022

Call for Papers | Congresso Internacional Em Português – Falar, Viver e Pensar no Século XXI

O Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) organiza, após a edição de um volume dedicado ao tema, nos dias 27 e 28 de novembro de 2023, o Congresso Internacional Em Português – Falar, Viver e Pensar no Século XXI que pretende refletir sobre o falar, viver e pensar no século XXI tendo como matriz as culturas de língua portuguesa, em variadas e diferentes expressões.

O Congresso, que se realiza em formato presencial e online, pretende contribuir para a diversificação e complexificação de temas como a língua global.

Convida-se, nesse sentido, à participação de investigadores de todo o mundo, submetendo artigos com vista à sua apresentação e discussão no Congresso.

CRITÉRIOS DE SUBMISSÃO

As propostas deverão ser enviadas em forma de resumo, entre 300 e 500 palavras, em português, para o endereço cepcep@ucp.pt.

Excecionalmente, investigadores não falantes de português poderão submeter os resumos em inglês, sendo que se o trabalho for aceite para apresentação, em inglês, o autor terá que enviar uma versão do resumo em português.

A data-limite para envio de propostas é no dia 30 de abril de 2023.

Mais informação

CEPCEP - Congresso Em Portugues