Webinar: "Como auditar um Programa de Ética?"
Quinta-feira, Novembro 06, 2025 - 14:30 - Quinta-feira, Novembro 06, 2025 - 15:30
Online | UCP | Centro Regional do Porto
A Católica Porto Business School vai realizar uma aula aberta (em formato webinar) no âmbito da quarta edição do Curso Executivo de Ética, Compliance e Whistleblowing nas Organizações, intitulado "Como auditar um Programa de Ética?".
Data: 6 de novembro
Horário: 14h30 - 15h30
Formato: Online (via zoom), aberto ao público em geral
A sessão vai ter como oradores os coordenadores do programa, Helena Gonçalves (também coordenadora do Fórum de Ética da Católica Porto Business School) e José Ricardo Gonçalves (partner da RBMS, Sociedade de Advogados). A conversa vai ser com o Gestor da Unidade de Compliance e Auditoria da LIPOR, Aníbal Magalhães, onde se vai discutir a importância de conceber um programa de auditoria aplicado a um programa de ética
O Curso Executivo de Ética, Compliance e Whistleblowing nas Organizações, tem candidaturas abertas, e vai ser promovido nas datas: 24 a 27 de novembro.
Para Aníbal Magalhães, que também é alumnus do curso executivo Chief Ethics & Compliance Officer, “um programa de ética vivo é aquele que inspira comportamentos, que protege os vulneráveis, orienta os indecisos e desafia os conformados. A auditoria interna, ao examiná-lo com rigor e sensibilidade, assegura que ele não se torna letra morta, mas continua a ser fonte de confiança e motor de transformação cultural”.
“A auditoria interna, com independência e objetividade, tem a responsabilidade de verificar se o programa de ética está bem concebido, devidamente implementado, e acima de tudo, efetivamente incorporado na cultura organizacional”, continua.
Já José Ricardo Gonçalves acrescenta a importância da legislação sobre proteção de denunciantes (Lei 93/2021) para a “criação de ambientes legalmente enquadrados e propícios ao desenvolvimento de um clima ético nas organizações”.
Helena Gonçalves destaca que “as áreas de ética e compliance são complementares e reforçam-se mutuamente, mas que as diferenças devem ser claramente comunicadas internamente, para reforçar a cultura ética”.
Categorias: Católica Porto Business School
 
      