Propinas, Apoio Social e Bolsas

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) é uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, mas os seus cursos não beneficiam de financiamento estatal.

Para afixar propinas, a UCP tem de ter como referência os custos reais, que variam consoante as necessidades de equipamentos, instalações e laboratórios.

De forma a diminuir o esforço financeiro dos alunos e das respetivas famílias, a UCP disponibiliza bolsas de mérito e prémios monetários que podem chegar ao valor correspondente às propinas, para recompensar os estudantes que obtêm melhores resultados; pratica preços subsidiados nas refeições das cantinas; concede benefícios a famílias com mais de um filho a frequentar a UCP; e permite que alunos de licenciatura ou de mestrado integrado se possam candidatar ao Apoio Social UCP.

Como calcular as propinas?

Os cursos da UCP, organizados segundo o modelo decorrente do Processo de Bolonha, medem-se em créditos ECTS*: 1 semestre letivo = 30 ECTS;

Na UCP o crédito é utilizado como base para o cálculo da propina do aluno, que pagará de acordo com o número de ECTS correspondentes às unidades curriculares (disciplinas), nas quais está inscrito nesse semestre (60 ECTS/ano, se seguir o plano de estudos normal).

Para calcular o valor da propina consulte as Tabelas de Taxas e Emolumentos.

* Os créditos ECTS são unidades de medida de um sistema comum europeu (European Credit Transfer and Accumulation System) que traduz o trabalho realizado e as competências adquiridas pelos estudantes (aulas, trabalho pessoal, tutorias, trabalhos de grupo, entre outros).

Apoio Social

Na UCP há Serviços de Apoio Social que garantem o acompanhamento dos estudantes, ao nível socioeconómico, psico-educacional e integração na vida activa. Estes serviços asseguram a gestão do processo de análise das candidaturas às Bolsas Estudo sendo a decisão de atribuição destas da competência da DGES. Consulte o simulador da Bolsa DGES.

A Universidade Católica Portuguesa recebe donativos, por parte de benfeitores particulares e institucionais, destinados à redução ou isenção de propinas dos alunos com dificuldades financeiras e que cumpram as condições de elegibilidade previstas nos respetivos Regulamentos.

Existe ainda o Fundo de Apoio Social da Universidade Católica destinado a alunos que, no decorrer do seu percurso académico, revelem dificuldades socioeconómicas e familiares que impossibilitem o normal prosseguimento dos estudos.

É importante que os candidatos se informem, junto dos serviços ou gabinetes de apoio ao aluno existentes em cada pólo, sobre as formas de apoio.

Outros facilitadores sociais

Estudos de caso e planos de pagamentos adaptados a cada situação concreta.

Estudantes com incapacidade igual ou superior a 60%

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) atribui uma bolsa de estudo no valor da propina efetivamente paga, a todos os estudantes com incapacidade igual ou superior a 60% (devidamente comprovada através de um atestado médico de incapacidade multiuso). Mais informações aqui.

Nota importante: Esta informação é geral. Não dispensa a leitura atenta dos regulamentos e guias aplicáveis.

Cursos Candidaturas Condições de Acesso Documentação necessária Calendário Candidaturas 2020/21 Apresentar a Candidatura Matrícula Propinas, Apoio Social e Bolsas Tabela de Taxas e Emolumentos Maiores de 23 Candidatos Internacionais Questões Frequentes Contactos Serviços de Apoio Porquê a Católica Faculdades

Lisboa - Sede

Gabinete de Responsabilidade Social