Escola de Enfermagem do Porto da Católica distinguida pela Ordem dos Enfermeiros

A Escola de Enfermagem (Porto) da Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem (FCSE) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), foi reconhecida com o Prémio de Excelência pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, na 4ª edição da Gala Valoriza de 2023. Para além deste reconhecimento, que foi atribuído a todas as Escolas de Enfermagem do Norte, a Escola de Enfermagem (Porto), da FCSE da Católica, viu também reconhecida a sua Investigação, tendo sido distinguidos dois trabalhos com o primeiro e o terceiro prémios. 
 
“Peúgas com capacidade de libertação de antisséticos: um desenvolvimento técnico transdisciplinar para a prevenção e tratamento da onicomicose” é o título do trabalho que venceu o primeiro prémio e que é da autoria dos investigadores da FCSE Vasco Neves, Paulo Alves e Carla Pais-Vieira, juntamente com Demétrio Matos e Gaspar Sousa, também membros da equipa de investigação. O terceiro lugar foi para Cláudia Veiga e Teresa Amaral, também investigadoras, com o trabalho intitulado “As vivências do familiar cuidador da pessoa idosa dependente após o internamento em cuidados intensivos”. 
 
O Prémio Excelência reconhece o esforço relevante e o empenho contínuo das Escolas de Enfermagem na formação e no ensino. “Este reconhecimento sublinha a qualidade da educação fornecida pela Universidade Católica e o seu papel crucial na preparação de enfermeiros para o mercado de trabalho”, afirma Paulo Alves, diretor da Escola de Enfermagem do Porto da FCSE. 
 
Durante a gala, vários enfermeiros foram condecorados pelas suas contribuições significativas e dedicação ao campo da saúde. O evento, que decorreu a 9 de dezembro, destacou a importância do trabalho árduo e do compromisso desses profissionais, especialmente considerando os desafios enfrentados pelo setor nos últimos anos.
 
Faculty of Health Sciences and Nursing School of Nursing (Porto)
Isabel Quelhas: “To teach is both a great privilege and a serious responsibility”
Isabel Quelhas, a lecturer at the School of Nursing (Porto) and at the Faculty of Health Sciences and Nursing of the Universidade Católica Portuguesa, has built a career marked by clinical practice, teaching, and research.
Faculty of Health Sciences and Nursing Faculty of Human Sciences
Luso-American Foundation awards two Católica projects with grants for internationalisation
The LINK initiative to strengthen international cooperation in doctoral education in nursing and the first double degree master's programme in communication and technology sciences in Portugal were the winners. Find out more here.
CASUS Faculty of Health Sciences and Nursing
Catarina Valdigem wins the “Esperança em Ação” Photography Contest
Catarina Valdigem, lecturer at the Faculty of Human Sciences, of the Universidade Católica, is the winner of the “Esperança em Ação” photography contest, promoted by CASUS and by the Faculty of Health Sciences and Nursing, as part of the 2025 Jubilee Year.