SAAL Neon 2023 de Ângela Ferreira em exposição na Escola das Artes

“SAAL Neon 2023”, da artista plástica portuguesa Ângela Ferreira, é o título da próxima exposição que vai estar patente na Escola das Artes do Centro Regional do Porto, da Universidade Católica Portuguesa.

Uma constelação de obras sobre o SAAL, programa estatal de construção habitacional criado após o 25 de Abril em Portugal, e uma escultura lumnica na fachada do Edifício das Artes.

A inauguração realiza-se no dia 19 de outubro, pelas 19h, e vai estar patente até 5 de fevereiro de 2024.

“A temática do SAAL aqui escolhida como mote de trabalho foca-se no lado participativo dos habitantes que colaboraram na construção das suas casas” esclarece a artista plástica Ângela Ferreira. SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) é o nome de um programa estatal de construção habitacional que emerge após a Revolução dos Cravos em Portugal e que tentou suprir as necessidades habitacionais de populações desfavorecidas. “A escultura anima uma imagem remanescente de um filme, que mostra o transporte de um balde de cimento entre personagens. O aspeto humano e colaborativo da construção de uma nova sociedade é aqui celebrado”, desvenda a artista plástica sobre a escultura lumnica que será instalada na fachada do Edifício das Artes.

Nuno Crespo, curador da exposição e diretor da Escola das Artes, salienta “a exposição de Ângela Ferreira a dois atos – na sala de exposições e na fachada do edifício – é uma enorme honra e demonstra o trabalho que temos feito para que a Escola das Artes seja para os artistas, mas também para os docentes e alunos, um espaço de co-criação.”

A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.

Mais informações sobre a Exposição

Escola das Artes
Nuno Crespo takes part in a meeting with Pope Leo XIV dedicated to contemporary art
The event brought together about 20 artists and curators from different countries at the Vatican.
Escola das Artes Católica Stories
Ana Cabral: “Conservation and Restoration is a way of honouring and respecting our ancestors and our History.”
In this interview, Ana Cabral discusses her journey in Conservation and Restoration, her experience at the School of Arts and her research into the work of António Carneiro. Read the full article.
Escola das Artes
Daniel Ribas, professor and researcher at the School of Arts, is the new director of the Batalha Film Center
Starting in December, Daniel Ribas will take over as Director of Film and Moving Images at Ágora – Cultura e Desporto do Porto.