Workshop da Católica sobre ODS é “prova de que os jovens querem mudar o mundo”
No dia 20 de março, 23 crianças e jovens do Projeto TASSE, Fundação Santa Maria Rafaela, participaram num workshop sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Universidade Católica Portuguesa.
“Uma oportunidade muito enriquecedora para nós, colaboradores da Católica, podermos contactar com a realidade destes jovens. Passar-lhes alguns conhecimentos e abrirmos horizontes de esperança!”, comenta Filipa Pires de Almeida, Coordenadora do Center for Responsible Business and Leadership, entidade parceira do Gabinete de Responsabilidade Social da UCP na promoção desta iniciativa.
Na sessão para alunos do 2º e 3º ciclo, foi possível trabalhar os vários ODS, identificar preocupações e apresentar iniciativas concretas para implementar no Bairro da Quinta da Fonte da Prata. Hayamessel Guimarães, de 11 anos, um dos participantes desta sessão para alunos de 2.º e 3.º conta: “gostei muito da atividade e achei muito interessante”.
Já Adelino Silva, monitor do TASSE-E9g acredita que a atividade “foi prova de que os jovens querem mudar o mundo e, com apenas uma caneta, folhas e ideias conseguem avançar para a mudança.”
Este workshop, no espaço da Universidade Católica, pretendeu sensibilizar crianças e jovens de contextos sociais vulneráveis para a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e facilitar um primeiro contacto com Ensino Superior.
“Acredito que este tipo de iniciativas renovam o compromisso da Universidade Católica Portuguesa com a Responsabilidade Social,” afirma Rita Paiva e Pona, Assessora da Reitoria para a Responsabilidade Social e coordenadora da entidade organizadora.
No final da atividade, foi possível ouvir o Hino dos ODS, criado pela Equipa Mafra Mais Sustentável, que é hoje referência na ONU. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Mafra, através do donativo de materiais relacionados com o tema, para entrega aos participantes.
Categorias: Responsabilidade Social Center for Responsible Business & Leadership
Quinta, 11/04/2024
ODS 2
Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável
Saber Mais
ODS 3
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Saber Mais
ODS 4
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Saber Mais
ODS 6
Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos
Saber Mais
ODS 8
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Saber Mais
ODS 9
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Saber mais