Universidade Católica Portuguesa vence Prémio Uniservitate 2024

O projeto "Ser Cuida(I)doso” ganhou a edição deste ano do Prémio Uniservitate. Esta prestigiada distinção visa reconhecer as melhores iniciativas de Aprendizagem em Serviço no Ensino Superior Católico, destacando projetos que combinam a excelência académica com a ação comunitária em resposta a problemas sociais reais.

O Prémio Uniservitate 2024 contou com 311 candidaturas de projetos de aprendizagem-serviço provenientes de todo o mundo. São sete as regiões que concorrem ao prémio com projetos de África, América Latina e Caribe, Ásia e Oceânia, Estados Unidos e Canadá, Europa Central e Oriental e Médio Oriente, Europa Norte e Europa Sul concorreram ao galardão.

O processo de avaliação decorreu em duas fases, com os projetos a serem cuidadosamente analisados por um painel de especialistas. O projeto "Ser Cuida(I)doso" foi anunciado como o vencedor do Prémio Uniservitate 2024 na região da Europa do Sul que engloba universidades de Espanha, Itália, Reino Unido e Portugal.

Desenvolvido no âmbito da licenciatura em Serviço Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, em Braga, o projeto "Ser Cuida(I)doso" destaca-se pelo seu impacto transformador na comunidade e na formação dos estudantes. Em parceria com o Centro Social da Irmandade de S. Torcato (IPSS), a iniciativa foca-se na intervenção junto de populações idosas, proporcionando aos estudantes uma valiosa compreensão dos desafios enfrentados por este grupo demográfico.

Liderado por Catarina Vieira da Silva, professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, este projeto é exemplo do potencial transformador da aprendizagem-serviço. Num dos países da União Europeia com uma pirâmide etária mais envelhecida, programas como o “Ser Cuida(I)doso” mostram-se fulcrais. O fenómeno do envelhecimento populacional tem implicações sociais e de saúde significativos, como a elevada prevalência de casos de demência e o aumento do número de pessoas idosas a viverem sozinhas e isoladas e este projeto oferece formação prática aos estudantes finalistas da licenciatura em Serviço Social, preparando-os para enfrentar os múltiplos desafios associadas ao apoio a pessoas idosas vulneráveis.

A vitória do projeto "Ser Cuida(I)doso" é o reconhecimento também do impacto positivo que tem tanto na comunidade como na formação académica dos estudantes. Além do prestígio, os vencedores do prémio, representados pelo Professor e um aluno(a), terão a oportunidade de participar no V Simpósio Global, que será realizado de 7 a 8 de novembro em Roma, Itália. Este prémio não só celebra a excelência do projeto, mas também inspira outras instituições a seguir o exemplo e a integrar a aprendizagem académica com o serviço comunitário de maneira significativa.

“O Projeto Cuida(I)doso é um exemplo inspirador de como a academia pode contribuir para a transformação positiva da sociedade. Parabéns a todos os envolvidos!”, declara Isabel Vasconcelos, Vice-Reitora da Universidade Católica Portuguesa.

A UCP orgulha-se de fazer parte, desde o primeiro momento, desta rede global, de responsabilidade social e compromisso com a comunidade, Uniservitate.

Para conhecer melhor esta metodologia, participe na Jornada Aprendizagem-Serviço no Porto e em Lisboa.

A Católica
Católica encerra para férias em datas diferentes no Porto, Lisboa, Braga e Viseu
A Sede e os três campi da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, Porto, Braga e Viseu, vão encerrar para férias. Consulte aqui os períodos por Campus e os serviços mínimos garantidos em cada localização.
A Católica
Papa Leão XIV acolhe Católica no Jubileu do Mundo Educativo
Marcando presença com uma comitiva de 80 pessoas, entre alunos, alumni, equipa reitoral, docentes e colaboradores, a Católica destacou-se com uma forte presença académica e cultural. Representantes da universidade estiveram com o Papa nas audiências com estudantes e educadores. Saiba tudo sobre este encontro.
A Católica
“Educação como promessa de futuro”: Universidade Católica participa no Jubileu do Mundo Educativo
Neste evento, Isabel Capeloa Gil modera o painel “Reviving the pact with hope: The Educational and Cultural Commitment of Catholic Schools and Universities”, que conta com a participação de Jon Fosse, Prémio Nobel da Literatura 2023. Saiba mais aqui.