Sondagens da Católica destacam-se pelo rigor nas Presidenciais 2026

As sondagens da Universidade Católica Portuguesa, realizadas pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP-UCP), reafirmaram-se como uma referência no panorama nacional e internacional, destacando-se pela credibilidade, fiabilidade e robustez metodológica.

No dia das Eleições Presidenciais, a 18 de janeiro, o CESOP realizou a sondagem à boca das urnas para a RTP. A última grande sondagem pré-eleitoral tinha sido divulgada a 14 de janeiro, para a RTP, Antena 1 e PÚBLICO.

O trabalho de campo mobilizou uma equipa de 153 colaboradores, distribuídos por 38 freguesias de norte a sul do país. As freguesias foram selecionadas de acordo com a distribuição dos eleitores pelas Regiões NUTS II, garantindo que as médias dos resultados eleitorais das últimas eleições, ponderadas pelo peso eleitoral das respetivas regiões, se situassem a menos de um ponto percentual dos resultados nacionais das cinco candidaturas mais votadas em cada eleição.

No total, participaram 31.221 pessoas numa simulação de voto em urna, de acordo com a metodologia do CESOP, registando-se uma taxa de resposta de 68,51%.

A projeção à boca das urnas demonstrou, mais uma vez, a capacidade técnica e científica do CESOP de refletir a vontade dos eleitores. Os resultados estimados para cada candidatura estiveram muito próximos dos resultados oficiais, evidenciando a robustez metodológica do Centro e a fiabilidade das suas sondagens.

Os resultados divulgados às 20:00 no canal público foram considerados altamente positivos, reforçando a reputação do CESOP como uma referência em sondagens eleitorais rigorosas e isentas. Este trabalho evidencia ainda o compromisso da Universidade Católica com a análise científica dos fenómenos políticos e sociais, contribuindo para uma informação qualificada e para o debate público em Portugal.

A emissão “Especial Eleições Presidenciais 2026 – Noite Eleitoral”, conduzida por José Rodrigues dos Santos, Ana Lourenço, João Adelino Faria, Carlos Daniel e Cristina Esteves, contou com a participação em estúdio do Diretor do CESOP, João António.

CESOP - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião
Autárquicas 2025: Nove projeções da Universidade Católica para a RTP
No dia das Eleições Autárquicas 2025, o CESOP – Universidade Católica Portuguesa voltou a desempenhar um papel central na análise eleitoral, realizando nove sondagens à boca das urnas em municípios de norte a sul do país para a RTP.
CESOP - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião
50 Anos de Independências - A descolonização portuguesa e os seus legados
CESOP apresenta primeiros resultados de um estudo realizado em Portugal, Angola e Cabo Verde, em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e a RTP. Um estudo inovador por envolver entrevistas nos três países.
CESOP - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião
Eleições regionais na Madeira 2025 | A projeção certeira do CESOP
O CESOP - Universidade Católica projetou para a RTP a vitória do PSD nas Eleições Regionais da Madeira, atribuindo-lhe entre 41% e 46% dos votos. A contagem oficial confirmou a vitória do partido com 43,43% (23 deputados), seguido do JPP com 21,05% (11 deputados) e do PS com 15,64% (8 deputados).