SAAL Neon 2023 de Ângela Ferreira em exposição na Escola das Artes

“SAAL Neon 2023”, da artista plástica portuguesa Ângela Ferreira, é o título da próxima exposição que vai estar patente na Escola das Artes do Centro Regional do Porto, da Universidade Católica Portuguesa.

Uma constelação de obras sobre o SAAL, programa estatal de construção habitacional criado após o 25 de Abril em Portugal, e uma escultura lumnica na fachada do Edifício das Artes.

A inauguração realiza-se no dia 19 de outubro, pelas 19h, e vai estar patente até 5 de fevereiro de 2024.

“A temática do SAAL aqui escolhida como mote de trabalho foca-se no lado participativo dos habitantes que colaboraram na construção das suas casas” esclarece a artista plástica Ângela Ferreira. SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) é o nome de um programa estatal de construção habitacional que emerge após a Revolução dos Cravos em Portugal e que tentou suprir as necessidades habitacionais de populações desfavorecidas. “A escultura anima uma imagem remanescente de um filme, que mostra o transporte de um balde de cimento entre personagens. O aspeto humano e colaborativo da construção de uma nova sociedade é aqui celebrado”, desvenda a artista plástica sobre a escultura lumnica que será instalada na fachada do Edifício das Artes.

Nuno Crespo, curador da exposição e diretor da Escola das Artes, salienta “a exposição de Ângela Ferreira a dois atos – na sala de exposições e na fachada do edifício – é uma enorme honra e demonstra o trabalho que temos feito para que a Escola das Artes seja para os artistas, mas também para os docentes e alunos, um espaço de co-criação.”

A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.

Mais informações sobre a Exposição

Escola das Artes
Francisco de Assis Parcerias: “Cada filme precisa de nascer de dentro de mim.”
Francisco de Assis Parcerias, licenciado em Cinema pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, partilha a sua experiência no mundo do cinema, destacando o sucesso do seu filme Valsas na Lua, premiado em diversos festivais. O realizador reflete sobre a importância da autenticidade e da colaboração no processo criativo, enquanto revela os seus próximos projetos, incluindo uma longa-metragem inspirada na sua obra mais recente.
Escola das Artes
Nuno Crespo é o curador-chefe da primeira Trienal de Arte das Universidades Católicas
É português o curador da primeira Trienal de Arte das Universidades Católicas, que se realizará em múltiplas geografias em 2026. Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, foi nomeado pelo Dicastério para a Cultura e Educação da Cúria Romana, para assumir a direção curatorial de um projeto global designado por “Art Cut”.
Escola das Artes
Artista plástico Pedro Huet expõe "Karle: Cartas" na Escola das Artes
"Karle: Cartas", do artista portuense Pedro Huet (n. 1993) e com curadoria de Nuno Crespo, é a nova exposição da Escola das Artes. O trabalho apresentado propõe um diálogo entre objetos fílmicos, fotográficos e escultóricos, cruzando estruturas narrativas com imaginários fragmentados.