Primeiro-Ministro em Palestra no Instituto de Estudos Políticos

Realizada na sede da Universidade Católica, em Lisboa, a sessão iniciou-se com as intervenções da Reitora, Isabel Capeloa Gil, e do primeiro-ministro, Luís Montenegro. Seguiu-se uma conversa entre o chefe do Governo e José Manuel Durão Barroso, diretor do Centro de Estudos Europeus do IEP, dedicada a Portugal, à Europa e aos grandes desafios da atualidade.

Na sua intervenção inicial, Isabel Capeloa Gil agradeceu a presença dos participantes e sublinhou o papel central dos estudantes: “Nesta palestra, o mais importante são os alunos.”

Num ano em que se assinalam os 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia, a conversa foi conduzida por José Manuel Durão Barroso e Luís Montenegro, num debate especialmente dirigido aos alunos do Instituto de Estudos Políticos.

O primeiro-ministro sublinhou a relevância da presença de Durão Barroso: “Ter aqui hoje José Manuel Durão Barroso é das formas mais felizes de personificar este caminho, quer pelo que acrescentou no processo da adesão, quer pelo trabalho desenvolvido como primeiro-ministro e, mais tarde, durante a sua presidência da Comissão Europeia, ao longo de dez anos.”

Ambos salientaram que Portugal dispõe hoje de oportunidades e de uma credibilidade internacional que não devem ser desperdiçadas. Luís Montenegro acrescentou: “Falar com jovens sobre Portugal e a Europa é algo que fascina e entusiasma. Portugal é hoje um país com futuro graças também aos nossos jovens. Aquilo que pode resultar da nossa intervenção é a construção de um espaço mais competitivo, mais interligado e capaz de gerar mais oportunidades para todos os que vivem, trabalham e estudam na União Europeia.”

Relativamente à perceção externa de Portugal, Luís Montenegro reforçou: “A expectativa sobre Portugal é alta. A credibilidade de Portugal é elevada. A aposta em Portugal como país de investimento e de intervenção no contexto internacional é grande.”

O encontro ficou assinalado como um momento de excelência académica e política na história do Instituto de Estudos Políticos, representando também um apelo à consciência dos jovens sobre os desafios e responsabilidades do futuro europeu, e constituindo um contributo relevante para o debate público nacional.

Instituto de Estudos Políticos
Instituto de Estudos Políticos homenageia Ernâni Rodrigues Lopes
O Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, prestou homenagem a Ernâni Rodrigues Lopes, figura marcante da história de Portugal e protagonista central na definição das políticas económicas no período pós-adesão à Comunidade Económica Europeia.
Instituto de Estudos Políticos
Primeiro-Ministro de Portugal dá palestra a estudantes da Católica
Evento dirigido aos alunos do Instituto de Estudos Políticos terá como tema “Portugal e a União Europeia” e contará ainda com a participação de José Manuel Durão Barroso, diretor do Centro de Estudos Europeus do IEP e antigo Presidente da Comissão Europeia.
Instituto de Estudos Políticos
Francisco Proença Garcia nomeado Presidente do Conselho do Ensino Superior Militar
Francisco Proença Garcia, professor catedrático do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, foi nomeado Presidente do Conselho do Ensino Superior Militar, em representação do Ministro da Defesa Nacional.