Para pensar a arquitetura religiosa contemporânea

Joaquim Félix de Carvalho, investigador do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER), proferiu a conferência de encerramento do 6.º Congresso Internacional de Arquitetura Contemporânea, dedicado ao tema “Arquiteturas para uma nova liturgia. Intervenções no património religioso depois do Concílio Vaticano II”, que decorreu no Porto entre 10 e 12 de outubro de 2019.

O evento reuniu especialistas de Itália, Espanha, Croácia, Hungria, Brasil e Austrália e refletiu o apelo conciliar às modificações litúrgicas. Após cinco décadas, continua o desafio, especialmente face aos edifícios com alto valor patrimonial ou histórico, bem como as tensões dicotómicas sobre o sentido do espaço arquitectónico, entre o que se deve conservar e o que se pretende renovar. Questões que demandam não somente debates esclarecedores, mas também o testemunho de um diálogo aberto e sereno das intervenções realizadas mais significativas, que são de grande ajuda na formulação de critérios para esta atividade de renovação da arquitetura sacra.

A conferência está disponível nas Actas de Arquitectura Religiosa Contemporânea.

Também se pode ler o ensaio do Prof. Félix «Para pensar a arquitetura religiosa contemporânea» na página do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Saiba mais aqui.

Categorias: Faculdade de Teologia

Seg, 25/05/2020