O papel da Inteligência Artificial Generativa no futuro profissional em debate na Universidade Católica

“Generative AI is the driver of transformation”, disse Christian Stender, Global Head of AI for Tax & Legal da KPMG Internacional, no seminário “Moldar o Futuro: O Impacto da GenAI na Próxima Geração de Profissionais”, promovido pela Universidade Católica Portuguesa, Campus do Porto, através da Católica Porto Business School e da Faculdade de Direito (Escola do Porto), e em parceria com a KPMG.

Durante o evento, Christian Stender deixou várias pistas que ajudam a refletir sobre uma questão central: qual será o impacto da Inteligência Artificial Generativa no futuro dos profissionais? Christian Stender partilhou a visão da empresa sobre o papel da GenAI no futuro das profissões: o modo como está a transformar as organizações, a redefinir competências e a simplificar processos. Perante o impacto inegável da IA nas nossas vidas, e tendo em conta que “a inteligência artificial está a alcançar a equivalência intelectual mais rapidamente do que nunca”, recordou que “a única certeza que temos é a de que precisamos de mudar, precisamos de nos adaptar à mudança.

O orador apresentou também o programa da AI TAX Academy, da KPMG, concebido para tirar o máximo partido da GenAI através de uma abordagem completa, robusta e prática, com a duração de três meses e com sessões presenciais. O programa sublinha que o verdadeiro motor da transformação é o conhecimento e que as pessoas estão no “coração” desse processo. Nesse sentido, defende que a integração sustentável da IA começa nas pessoas, que é essencial preparar as equipas para novas formas de trabalho, fomentar uma cultura de aprendizagem contínua e apoiar os colaboradores em todas as fases da adoção.

Marcaram presença no evento o diretor da Faculdade de Direito – Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Fontaine, o diretor da Católica Porto Business School, João Pinto, e o Head of Tax da KPMG Portugal, Luís Magalhães.

Este seminário foi uma oportunidade para refletir sobre como a tecnologia pode impactar áreas tão estruturantes como o Direito e a Fiscalidade. É essencial que os futuros juristas compreendam os desafios e as oportunidades trazidos pela GenAI, sublinha Manuel Fontaine.

Para João Pinto, “a Inteligência Artificial Generativa está a transformar profundamente o modo como trabalhamos e exigirá, de todos os profissionais, novas competências. Por este motivo, é fundamental que as universidades preparem os seus estudantes para esta realidade em rápida evolução.

Já Luís Magalhães destaca que “a GenAI está a transformar a missão e os processos da função fiscal (tanto os nossos como os dos Clientes), reforçando a gestão e o rigor das tarefas de compliance mas, sobretudo, potenciando a proactividade e foco em funções e tarefas de valor acrescentado. A KPMG está na linha da frente desta transformação e quer partilhar esse conhecimento com a próxima geração de consultores e com os nossos clientes.

O seminário realizou-se no dia 16 de setembro, no campus do Porto da Universidade Católica Portuguesa, juntando especialistas, professores e estudantes numa reflexão conjunta sobre o papel decisivo da GenAI no futuro das profissões.

Faculdade de Direito - Escola de Lisboa Faculdade de Direito - Escola do Porto
Direção da Faculdade de Direito toma posse para o triénio 2025-2028
Decorreu a 5 de novembro a tomada de posse da direção da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e das suas respetivas escolas. Saiba mais aqui.
Católica Porto Business School
Católica Porto Business School lança dois novos programas de dupla licenciatura internacional para a licenciatura em Gestão
A Católica Porto Business School vai oferecer, já no próximo ano letivo, dois novos programas de dupla licenciatura internacional, para os alunos da licenciatura em Gestão, em parceria com instituições de prestígio mundial: a WU Vienna University of Economics and Business (Áustria) e a KEDGE Business School (França). Saiba mais aqui.
Católica Porto Business School O impacto dos nossos alumni
Rui Armindo Freitas: “A universidade é um lugar de liberdade.”
Rui Armindo Freitas é Secretário de Estado Adjunto da Presidência e Imigração e licenciado em Economia pela Católica Porto Business School.