Legado de Konrad Adenauer enaltecido pela Reitora da UCP no Estoril Political Forum

Konrad Adenauer, o homem que este jantar homenageia, inspirou-se na tradição intelectual católica e na Doutrina Social da Igreja para construir uma nova história para a Europa. Uma história baseada em valores e identidades partilhadas, e não em conflitos políticos, divisão social e ódio, desigualdade e repressão”.

As palavras são da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, na abertura do Konrad Adenauer Memorial Dinner. Evento que, como já é habitual, encerrou o Estoril Political Forum, que decorreu no Hotel Palácio, de 26 a 28 de junho.

Dirigindo-se aos presentes, a Reitora da UCP lembrou que “a Europa Íman, como ele a classificava, é e foi construída como uma história de confiança. Uma história que só se pode manter enquanto todos nós, nesta sala, continuarmos a contar aquela que deve ser verdadeiramente uma história sem fim”.

Nesta 31.ª edição do Estoril Political Forum, organizado pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, centenas de oradores participaram numa série de painéis para debater o que em matéria de Democracia se mantém como consenso, numa altura de transformação dos sistemas políticos, com o aparecimento de novas forças políticas e o recrudescer dos populismos.

Num dos painéis, dedicado à guerra na Ucrânia, Maryna Mykhailenko, embaixadora da Ucrânia em Portugal, disse que a insurreição do Grupo Wagner demonstra que a Rússia é um país "cada vez mais fraco".

Na sua intervenção, a embaixadora pediu ao ocidente que não desacelere nas sanções: "É altura de aumentar a pressão", acrescentou.

Outro dos oradores foi Timothy Garton Ash, que acaba de lançar o seu mais recente livro “Pátrias – Uma História Pessoal da Europa”. Mais uma da longa lista de obras publicadas pelo autor nos últimos trinta anos, quase todas sobre os acontecimentos que marcaram a história da Europa Central e de Leste.

No Estoril Political Forum, o célebre historiador de Oxford falou sobre a “Europa inteira e livre”, numa altura em que uma guerra volta a assolar o continente.

Outro dos painéis foi dedicado aos “Desafios do futuro em Portugal”, com a participação dos antigos ministros Nuno Crato, Eduardo Marçal Grilo e os jornalistas José Manuel Fernandes (Observador), Joana Reis (CNN) e Teresa de Sousa (Público), com destaque para as perguntas de estudantes sobre programas de ensino, envelhecimento da população, ensino público e privado e problemas económicos do país, entre outras.

Categorias: A Reitora Instituto de Estudos Políticos

Terça, 04/07/2023