LAST CALL: Católica oferece 14 bolsas de estudo a refugiados

A Universidade Católica Portuguesa abriu candidaturas para o programa de bolsas de estudo para refugiados, no dia 10 de fevereiro. Ao todo, estão disponíveis 14 vagas para cursos de licenciatura e de mestrado em Lisboa, Porto, Braga e Viseu, com isenção de propinas.

O programa, que decorre pelo 4.º ano consecutivo, destina-se a estudantes em situação de emergência humanitária, com documento que a comprove.

As candidaturas decorrem de 10 a 28 de fevereiro, à exceção Mestrado Integrado em Medicina, cujo período de candidaturas decorre de 7 de fevereiro a 12 de junho.

Para se candidatar, siga os seguintes passos:

Preparar os seguintes documentos:

 - Documento que comprove a situação de emergência humanitária;

 - Documento de identificação;

 - Certificado de conclusão do ensino secundário e exames finais, traduzido em língua portuguesa ou inglesa;

 - Curriculum Vitae;

 - Carta de motivação, em português ou em inglês;

 - Caso já tenha frequentado o ensino superior: certidão de unidades curriculares realizadas, traduzida para português e/ou inglês.

- Declaração de honra de que é elegível como “estudante internacional”
 

  • Candidatar-se através do respetivo link, até ao dia 28 de fevereiro:

Candidatura Geral 

Candidatura para a Faculdade de Medicina

Os resultados das candidaturas serão divulgados no dia 28 de março.
 

Este programa surge no âmbito do esforço nacional de acolhimento e integração dos refugiados e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas. "A Iniciativa de Apoio a Estudantes Refugiados foi reconhecida como uma Boa Prática pelo Global Compact on Refugees."

Refugiados
“A bolsa da Católica era a possibilidade de continuar, de sobreviver, de não deixar tudo desmoronar”, conta a iraniana Mahoor Kaffashian
“A Católica nunca foi «apenas um diploma», foi uma mistura de desafios e apoio que moldou tudo”, conta a iraniana Mahoor Kaffashian. Em Portugal desde 2022, a recém-graduada em Medicina Dentária fala dos desafios e oportunidades que tem vivido, depois de deixar o Irão e de ter de sair da Ucrânia. A bolsa para refugiados atribuída pela Católica permitiu-lhe continuar os estudos em Viseu. Conheça a história inspiradora.
Refugiados Católica sem fronteiras Católica Stories
Balla Moussa Conde: A bolsa de estudos para refugiados da Católica “mudou positivamente tudo na minha mente”
Aos 20 anos, Balla Moussa Conde, da República da Guiné, é um dos jovens refugiados a estudar na Católica, com uma bolsa de estudo integral. Leia o seu testemunho e saiba como o apoio da Católica o deixou cheio de esperança para o futuro.
Refugiados Católica sem fronteiras
“A Católica ensinou-me lições para a vida”, revela Mahdiya Erfani, refugiada afegã a viver em Lisboa
A frequentar o curso de Medicina da Católica graças à bolsa de estudos para refugiados, a futura médica conta como foi a chegada a Portugal, aborda o seu percurso académico e antecipa que planos tem para a carreira. Conheça a sua história