Direção da Faculdade de Direito toma posse para o triénio 2025-2028

Realizou-se a 5 de novembro, em Lisboa, a cerimónia de tomada de posse da direção da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e das suas respetivas Escolas: Escola de Lisboa, Escola do Porto e Católica Global School of Law, para o triénio 2025-2028. Na Faculdade de Direito mantém-se como diretor José Moutinho, Ana Taveira da Fonseca assume mais um mandato à frente da Escola de Lisboa e Miguel Poiares Maduro continua a liderar a Católica Global School of Law. Quanto à Escola do Porto, Marta Portocarrero foi empossada como nova diretora.

Manifestando reconhecimento pelo trabalho feito pelas equipas anteriores, a Reitora da Católica, Isabel Capeloa Gil, agradeceu aos membros das novas direções “o comprometimento com este grande projeto, que é a Faculdade de Direito, o ensino do Direito, a investigação em Direito, o trabalho de translação, de impacto social e de transferência que a Faculdade de Direito e as suas escolas têm representado ao longo destes quase 60 anos da vida da Universidade Católica". Apontou também “novos desafios, sempre exigentes”, sobretudo considerando a disrupção trazida pela inteligência Artificial (IA). Referindo-se ao Direito como “área de saber matricial” na Católica, Isabel Capeloa Gil lembrou ainda “a matriz muito própria do Humanismo cristão que o Direito na Católica representa e o fortíssimo exemplo enquanto escola de excelência na formação de juristas vocacionados para o bem-comum”.

“Tenho a certeza que vai ser um mandato novamente vitorioso relativamente ao nosso fim último, a excelência, a inovação, o fazer novas todas as coisas, relativamente à investigação científica e ao ensino, mas também com uma gestão de grande eficácia e alto nível”, assegurou o diretor da Faculdade de Direito, na sua intervenção, referindo-se às novas direções. Para os próximos três anos, José Moutinho apontou como prioridades promover a unidade da faculdade e os projetos conjuntos de investigação, diversificar e consolidar o corpo docente, revisitar o programa de mobilidade dos estudantes e reforçar a retenção de talentos.

Também Ana Taveira da Fonseca, diretora da Escola de Lisboa, reiterou que a renovação do corpo docente será um dos objetivos deste novo mandato. A par, indicou a ambição de manter a elevada classificação da investigação desenvolvida e de adaptar o modelo pedagógico à IA, em particular a nova licenciatura que está a ser preparada, de modo que “os estudantes vejam na universidade valor acrescentado”.

Apontando a Escola do Porto como “um projeto de rigor, excelência e qualidade”, a nova diretora, Marta Portocarrero, explicou no seu discurso de tomada de posse que encara o novo cargo com um “compromisso duplo: o respeito pelo passado e a tentativa de realçar o que nos possa fazer diferenciar”. Apostar em projetos de interdisciplinaridade, desenvolver estratégias de retenção de talento e investir na internacionalização serão os seus principais focos de atuação.

A terminar, Miguel Poiares Maduro, empossado como diretor da Católica Global School of Law, afirmou querer continuar a promover sinergias entre as escolas, aumentar e diversificar a oferta educativa para responder à crescente procura e contribuir para uma investigação de excelência. “Continuaremos a cumprir essa função fundamental para nós, que é a de promover a Faculdade de Direito da Universidade Católica e a sua identidade muito própria e única”, assegurou.

Nesta ocasião tomaram também posse os restantes membros das direções das três escolas. Patrícia Martins, Rita Lynce Faria, Miguel Correia, Fernando Oliveira e Sá, Joana Arnaut completam a equipa diretiva da Escola de Lisboa. Para a Escola do Porto, foram empossados Sofia Pais, Catarina Botelho, Ana Teresa Ribeiro, António Frada e Pedro Freitas; e ainda Benedita Menezes Queiroz e Giovanni De Gregorio como diretores adjuntos da Católica Global School of Law.

Faculdade de Direito - Escola do Porto
Catarina Santos Botelho nomeada Membro do Conselho de Administração da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia
A coordenadora de Direito Constitucional da Escola do Porto da Faculdade de Direito, Catarina Santos Botelho, foi nomeada membro do Conselho de Administração da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA), um centro de referência na defesa e promoção dos direitos humanos no espaço europeu.
Faculdade de Direito - Escola do Porto O impacto dos nossos alumni
Mariana Vilas Boas: “O Direito deve servir para melhorar a vida das pessoas sujeitas à lei, protegendo-as.”
Mariana Vilas Boas é doutoranda da Faculdade de Direito – Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa.
Católica Porto Business School Faculdade de Direito - Escola do Porto
O papel da Inteligência Artificial Generativa no futuro profissional em debate na Universidade Católica
“Generative AI is the driver of transformation”, disse Christian Stender, Global Head of AI for Tax & Legal da KPMG Internacional, no seminário “Moldar o Futuro: O Impacto da GenAI na Próxima Geração de Profissionais”, promovido pela Universidade Católica Portuguesa, Campus do Porto, através da Católica Porto Business School e da Faculdade de Direito (Escola do Porto), e em parceria com a KPMG.