"A Crise Moderna na Arte Sacra" conferência em abril com inscrições abertas

Nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2025, a Escola das Artes promove, em colaboração com a Brotéria, o curso "A Crise Moderna na Arte Sacra", que terá lugar na sala EA-117, entre as 18:00 e as 19:30.

Num contexto em que a arte sacra parece perder o seu lugar nas sociedades secularizadas, este curso propõe uma reflexão sobre o seu significado e relevância nos dias de hoje. Que arte podemos ou queremos ter nas igrejas contemporâneas? Como dar continuidade à extraordinária tradição artística cristã?

A partir de uma abordagem prática e teórica, serão revisitados os debates iniciados no século XX sobre a tensão entre arte moderna e espiritualidade, procurando lançar luz sobre os desafios atuais.
 

Inscrições aqui!
Geral: 15€
Alunos e colaboradores UCP: 10€
Alunos da Escola das Artes e docentes/investigadores CITAR: gratuito

Escola das Artes
Francisco de Assis Parcerias: “Cada filme precisa de nascer de dentro de mim.”
Francisco de Assis Parcerias, licenciado em Cinema pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, partilha a sua experiência no mundo do cinema, destacando o sucesso do seu filme Valsas na Lua, premiado em diversos festivais. O realizador reflete sobre a importância da autenticidade e da colaboração no processo criativo, enquanto revela os seus próximos projetos, incluindo uma longa-metragem inspirada na sua obra mais recente.
Escola das Artes
Nuno Crespo é o curador-chefe da primeira Trienal de Arte das Universidades Católicas
É português o curador da primeira Trienal de Arte das Universidades Católicas, que se realizará em múltiplas geografias em 2026. Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, foi nomeado pelo Dicastério para a Cultura e Educação da Cúria Romana, para assumir a direção curatorial de um projeto global designado por “Art Cut”.
Escola das Artes
Artista plástico Pedro Huet expõe "Karle: Cartas" na Escola das Artes
"Karle: Cartas", do artista portuense Pedro Huet (n. 1993) e com curadoria de Nuno Crespo, é a nova exposição da Escola das Artes. O trabalho apresentado propõe um diálogo entre objetos fílmicos, fotográficos e escultóricos, cruzando estruturas narrativas com imaginários fragmentados.