Conferência da Transform4Europe constrói pontes e expande horizontes
Nos dias 9 e 10 de abril, a aliança europeia Transform4Europe (T4EU) reuniu staff académico e docentes para promover e premiar a excelência profissional e a inovação pedagógica, na Conferência “Enhancing Professional Excellence: Synergy of Academic and Non-Academic Staff (PROF-SYNERGY)”.
Maitê Moraes Gil, Rita Tavares de Sousa, Diana Soares e Jane Rodrigues Duarte tiveram a oportunidade de representar a Universidade Católica Portuguesa neste evento pioneiro, que pela primeira vez reuniu e premiou staff académico e não académico.
A apresentar o trabalho desenvolvido pelo Católica Learning Innovation Lab | CLIL, Maitê Moraes Gil, Rita Tavares de Sousa e Diana Soares, tiveram a oportunidade “tanto de ministrar workshops de formação quanto de participar em workshops dinamizados por colegas de outras” universidades da aliança.
Uma experiência interessante que confirmou a perceção inicial de Maitê “de que a Aliança reunia instituições muito diversas e, por isso, as atividades deveriam representar bons momentos de aprendizagem”, comenta a investigadora da Universidade Católica.
Além da participação em formações, as representantes do CLIL apresentadam ainda o laboratório da Católica aos parceiros. “Foi uma ótima experiência para conhecer colegas de outras instituições e saber o que estão a fazer em relação a práticas de ensino inovadoras”, destaca Rita Tavares de Sousa.
Para a docente e investigadora da Faculdade de Ciências Humanas da Católica, “o momento mais cativante foi colaborar com alunos de diferentes cursos/salas de aula num projeto de grupo, percebendo como perspetivas diferentes podem criar soluções inovadoras”.
Todas as participantes conheciam a T4EU, mas para Maitê e Jane esta foi a primeira vez que participaram numa atividade promovida pela aliança. Quando questionadas sobre se recomendariam a experiênciaaos seus colegas, a resposta foi unânime: sem dúvida que sim.
“A T4EU tem um papel importante no estabelecimento de pontes entre diferentes IES e na garantia do intercâmbio de conhecimentos em prol de um sector de ensino superior inovador”, afirma Rita Tavares de Sousa.
“Antes de participar nesta atividade, a minha perceção da T4EU era de que se tratava principalmente de uma aliança centrada na colaboração académica, mas não me apercebi totalmente das muitas oportunidades que oferecia para o crescimento pessoal, o intercâmbio cultural e a inovação”, partilha Jane.
Após esta experiência transformadora “vejo a Transform4Europe como uma aliança dinâmica e inspiradora que valoriza verdadeiramente a colaboração, a inovação e o intercâmbio cultural, e acredito que tem um impacto real na formação de uma Europa mais conectada e virada para o futuro", conclui a docente e investigadora.
Categorias: Transform4Europe
Terça, 06/05/2025
ODS 17
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável
Saber Mais