Católica lança biografia de Dom António Ribeiro
Dom António Ribeiro, foi um homem que “pensou no seu tempo e à frente dele” e “um verdadeiro pastor para as circunstâncias”, nas palavras de Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa que marcaram o lançamento da biografia do 2º Magno Chanceler da universidade, que teve lugar no passado dia 24 de março, na UCP.
Este que é o 2ª volume da coleção Timeline – Biografias Intemporais, uma série nascida da parceria estratégica da Fundação Amélia de Mello e a UCP, pretende dar a conhecer o legado de grandes figuras da história da universidade. A Reitora, que aproveitou para agradecer o apoio da fundação, referiu que “entre as personalidades que fizeram da UCP o que ela é hoje, situa-se naturalmente o Cardeal Dom António Ribeiro, 2º Magno Chanceler, que a ela muito se dedicou”, razão pela qual urge celebrar a sua vida na obra agora lançada.
Desta opinião partilha Vasco de Mello, Presidente da fundação, que vê a coleção de biografias de personalidades como “um justo e merecido reconhecimento pelo papel que desempenharam na sociedade portuguesa” e em particular na história da UCP.
Peter Hanenberg, Vice-Reitor da UCP, realçou que estas biografias são simultaneamente temporais “porque nos permitem através das figuras conhecer todo um tempo”, e intemporais porque nos acompanham no tempo, como é o caso do legado de Dom António Ribeiro.
Para a autora e Investigadora Principal da NOVA FCSH-IPRI, Paula Borges Santos, o biografado é-lhe “uma figura particularmente querida”, que apesar de não ter conhecido pessoalmente, a acompanhou desde a infância, através das suas conhecidas intervenções televisivas. O seu maior desejo é que o livro que pretende “resgatar o Dom António de um lugar um pouco menor para o trabalho e para a dimensão, para estatura que teve e para a liderança com que conduziu a Igreja Católica”, seja lido, rececionado e criticado.
D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, que presidiu à sessão, felicitou a autora por captar o animus de Dom António Ribeiro e convidou à leitura atenta das suas palavras que nos dão a conhecer a sua história e impacto do seu legado na sociedade portuguesa, na Igreja Católica Portuguesa, e na UCP.
Clique aqui para assistir à sessão completa.