Católica abre candidaturas para programa de bolsas para refugiados

Estão abertas as candidaturas ao programa de atribuição de bolsas para refugiados da Universidade Católica Portuguesa até dia 4 de maio de 2023. Este programa destina-se a estudantes em situação de emergência humanitária, com documentação emitida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Ao abrigo do programa, serão abertas 15 vagas para cursos de licenciatura e de mestrado (12 vagas para cursos de licenciatura e 3 para cursos de mestrado) em Lisboa, Porto, Braga e Viseu, com isenção de propinas. O processo de seleção dos candidatos com documentação aprovada inclui entrevistas que decorrem de 9 a 16 de maio.

Narges Erfani, estudante da Faculdade de Medicina e beneficiária desta iniciativa, partilha: “Estou a experienciar uma nova vida na Faculdade de Medicina da Católica”.

A frequentar o 1.º ano, a estudante destaca o “ambiente internacional e a dinâmica amigável” da Universidade Católica, que a ajudou a integrar-se “mais facilmente”.

Para efetuar a candidatura a este programa, os candidatos deverão seguir os seguintes passos:

• Consultar o documento em anexo com os cursos com vagas neste programa;
  • Conhecer melhor esses programas de licenciatura e mestrado da Universidade Católica Portuguesa para escolha daquele ao qual se irá candidatar;
  • Preparar os seguintes documentos:

- Documento emitido pelo SEF;

- Documento de identificação;

- Certificado de conclusão do ensino secundário e exames finais, traduzido em língua portuguesa ou inglesa;

- Curriculum Vitae;

- Carta de motivação em português ou em inglês;

- Caso já tenha frequentado o ensino superior: certidão de unidades curriculares realizadas, traduzida para português e inglês.

• Realizar a candidatura através do respetivo link, até ao dia 4 de maio.

Os resultados das candidaturas serão divulgados no dia 22 de maio.

Este programa surge no âmbito do esforço nacional de acolhimento e integração dos refugiados e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas.

Candidate-se ao seu futuro na Católica!

Consulte a lista de cursos com vagas neste programa  |  Leia as Perguntas Frequentes