Catarina Santos Botelho nomeada Membro do Conselho de Administração da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia

A coordenadora de Direito Constitucional da Escola do Porto da Faculdade de Direito, Catarina Santos Botelho, foi nomeada membro do Conselho de Administração da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA), um centro de referência na defesa e promoção dos direitos humanos no espaço europeu.

O Conselho de Administração da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia é constituído por peritos independentes designados por cada Estados-Membros da UE, por um representante do Conselho da Europa e dois representantes da Comissão Europeia. Compete-lhe definir as prioridades da Agência, aprovar programas de trabalho e orçamento, e acompanhar a sua execução. Por outro lado, tem como função garantir que o trabalho da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia é relevante, independente e alinhado com a política da UE em matéria de direitos fundamentais.

Com uma carreira académica sólida e internacionalmente reconhecida, Catarina Santos Botelho tem dedicado os seus estudos à teoria constitucional e à filosofia do direito, aos estudos constitucionais comparados, à justiça constitucional, aos direitos humanos, à democracia, à separação de poderes, à justiça intergeracional e ao constitucionalismo digital.

Faculdade de Direito - Escola do Porto O impacto dos nossos alumni
Mariana Vilas Boas: “O Direito deve servir para melhorar a vida das pessoas sujeitas à lei, protegendo-as.”
Mariana Vilas Boas é doutoranda da Faculdade de Direito – Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa.
Católica Porto Business School Faculdade de Direito - Escola do Porto
O papel da Inteligência Artificial Generativa no futuro profissional em debate na Universidade Católica
“Generative AI is the driver of transformation”, disse Christian Stender, Global Head of AI for Tax & Legal da KPMG Internacional, no seminário “Moldar o Futuro: O Impacto da GenAI na Próxima Geração de Profissionais”, promovido pela Universidade Católica Portuguesa, Campus do Porto, através da Católica Porto Business School e da Faculdade de Direito (Escola do Porto), e em parceria com a KPMG.
Faculdade de Direito - Escola de Lisboa Faculdade de Direito - Escola do Porto
Docentes da Faculdade de Direito da Universidade Católica eleitos para o Conselho de Supervisão da Ordem dos Advogados
Docentes das Escolas de Lisboa e do Porto da Faculdade de Direito da UCP foram eleitos para órgãos da Ordem dos Advogados no triénio 2025-2027.