Alumna da Católica vence Prémio ‘Thinking Photography’ da Deutsche Boerse Photography Foundation na mais prestigiada mostra mundial de fotografia
Dzifa Peters, artista visual alemã-ganesa e alumna de doutoramento do The Lisbon Consortium da Universidade Católica Portuguesa, é a vencedora do Prémio ‘Thinking Photography’ atribuído pela Deutsche Boerse Photography Foundation, no âmbito da Paris Photo, a mais prestigiada mostra mundial de fotografia.
"É uma verdadeira honra receber o prémio «Thinking Photography» em reconhecimento da minha tese de doutoramento, Tropes of Polarity: Visual Representation and Afrodiasporic Identities." A artista reage, expressando gratidão: "«Estou profundamente grata à Deutsche Börse Photography Foundation e à Sociedade Alemã de Fotografia (DGPh) por este reconhecimento. Os meus sinceros agradecimentos à minha orientadora, a professora Isabel Capeloa Gil, e ao meu coorientador, o professor adjunto Dr. Michael Basseler, cuja orientação atenciosa e apoio intelectual inabalável moldaram esta investigação de forma profunda."
"Acima de tudo, tenho uma grande dívida para com os artistas e académicos cujas ideias e trabalho criativo inspiraram e informaram este projeto desde o início", acrescenta Dzifa Peters.
A Fundação Deutsche Börse Photography e a Sociedade Alemã de Fotografia (DGPh) vão apresentar conjuntamente o prémio "Thinking Photography" e o prémio "Writing Photography" durante a cerimónia de entrega de prémios a 14 de novembro de 2025 no Goethe-Institut em Paris.
Nesta ocasião, Dzifa Peters terá a oportunidade de apresentar a sua investigação numa conversa com Lucia Halder, curadora e diretora da coleção de fotografia do Museu Rautenstrauch-Joest, em Colónia.
Dzifa Peters concluiu o doutoramento sobre identidades afrodiaspóricas e representação visual no Programa em Estudos Culturais The Lisbon Consortium da Universidade Católica Portuguesa, num curso conjunto com a Justus-Liebig Universität e o Centro Internacional de Estudos Culturais em Giessen.
É também investigadora júnior no Centro de Investigação em Comunicação e Cultura da Católica, e atualmente trabalha com fotografia, memória e identidades afrodiaspóricas no contexto pós-migração em Portugal, como bolseira de investigação no Programa de Bolsas de Desenvolvimento Humano Integrado na Católica.
Retratos de testemunhas contemporâneas do movimento de independência no Gana são embalados para arquivo. Dzifa Peters em colaboração com Josef Zky, do projeto «Being a guest» (2015-presente), C-print, cortesia dos artistas.