50 Anos de Independências - A descolonização portuguesa e os seus legados

«50 Anos de Independências — A descolonização portuguesa e os seus legados» foi desenvolvida por uma equipa do CESOP – Universidade Católica Portuguesa, coordenada por João António e António Costa Pinto, em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos do 25 de Abril e a RTP, a partir de um inquérito aplicado pelo CESOP em 1995. 

Entre os dias 21 de maio e 23 de junho de 2025, foram entrevistadas 3113 pessoas em Portugal, Angola e Cabo Verde, com o objetivo de conhecer como os cidadãos percecionam hoje os processos de descolonização, os seus legados e as relações atuais entre Portugal e os seus antigos territórios coloniais em África.  

Cinquenta anos depois das independências, e num contexto em que o passado colonial volta a ser tema de debate público e político, o inquérito oferece uma oportunidade de escutar diferentes perspetivas sobre um processo histórico marcante e os seus efeitos até hoje. 

Este é um trabalho inovador e raro: são ainda escassos os estudos de opinião que abordam diretamente as independências africanas e o modo como a memória da descolonização é entendida e atualizada nas sociedades envolvidas, tanto nos países que conquistaram a independência como no antigo país colonizador.  

O estudo foi apresentado no dia dia 1 de julho, por João António, diretor e investigador do CESOP–UCP, num programa especial transmitido na RTP3 “Análise e debate das sondagens 'Portugal, Angola e Cabo Verde' sobre a descolonização e as independências africanas”, que contou com a participação do politólogo António Costa Pinto, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; e Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril. Seguiu-se um segundo painel, composto por Helena Carreiras, professora do ISCTE-IUL e investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia; Dino d’Santiago, músico e ativista cultural. 

Os relatórios completos, incluindo as fichas técnicas, das sondagens realizadas nos três países, podem ser consultados no website da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril.  

Resultados de Portugal

Resultados de Angola

Resultados de Cabo Verde

 

CESOP - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião
Autárquicas 2025: Nove projeções da Universidade Católica para a RTP
No dia das Eleições Autárquicas 2025, o CESOP – Universidade Católica Portuguesa voltou a desempenhar um papel central na análise eleitoral, realizando nove sondagens à boca das urnas em municípios de norte a sul do país para a RTP.
CESOP - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião
Eleições regionais na Madeira 2025 | A projeção certeira do CESOP
O CESOP - Universidade Católica projetou para a RTP a vitória do PSD nas Eleições Regionais da Madeira, atribuindo-lhe entre 41% e 46% dos votos. A contagem oficial confirmou a vitória do partido com 43,43% (23 deputados), seguido do JPP com 21,05% (11 deputados) e do PS com 15,64% (8 deputados).
CESOP - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião
Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Católica divulga nova sondagem
Os resultados da mais recente sondagem política do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP), da Universidade Católica Portuguesa, já são conhecidos e abordam os seguintes temas: intenções de voto em Legislativas; avaliação do Presidente; avaliação do Governo; avaliação de Luís Montenegro; Guerra na Ucrânia; TAP; Professores; e estado do país e condições de vida dos portugueses. Saiba mais aqui.