Atividades Internacionais

Feira estudante internacional UCP

 

Encontros internacionais de educação

Com o objetivo de desenvolver a sua internacionalização, a Universidade Católica Portuguesa participa todos os anos em várias feiras internacionais. Para dar a conhecer os seus cursos e serviços aos estudantes estrangeiros, tem estado presente em feiras no Brasil, China, Moçambique, Luxemburgo, Peru, Equador e Colômbia.

Paralelamente a feiras dirigidas a estudantes, a UCP participa anualmente em feiras/conferências dirigidas a instituições de ensino superior para promover parcerias e alinhar a sua estratégia internacional, tendo marcado presença institucional nas seguintes:

· European Association of International Education (EAIE), em Praga 2014, Glasgow 2015, Liverpool 2016, Sevilha 2017, Genebra 2018;

· Association of International Educators (NAFSA) – St. Louis 2013, San Diego 2014, Boston 2015, Los Angeles 2017, Filadélfia 2018.

A Universidade é membro ativo da Federação Internacional das Universidades Católicas, participando e colaborando de forma regular nas assembleias gerais e nos seus projetos setoriais. Em 2017 a UCP recebeu, no seu Centro Regional do Porto, a reunião do grupo de ciências da saúde.

Como membro em redes de instituições promotoras de desenvolvimento relacionado com a educação e investigação, a UCP marca presença regular nos encontros da Associação das Universidades de Língua Portuguesa - AULP (Cabo Verde 2015, Brasil 2017, Angola 2018) e da European University Association – EUA (Dinamarca 2017, Suiça 2018), e participou em 2017 pela primeira vez na reunião anual da Global Federation of Competitiveness Councils na Malásia, tendo sido a única Universidade Portuguesa presente. 

 

Outras atividades de internacionalização

Outras atividades autónomas de divulgação têm sido também desenvolvidas. Em 2016, a UCP realizou um road show nos EUA (New Bedford, Boston, Providence, Nova Iorque, Washington DC, San Francisco e San José), tendo procedido nesse contexto à criação da rede Católica Alumni USA e ao lançamento de um conjunto de bolsas para estudantes luso-americanos, Catolica Fellowship Portuguese-American Students

Além da presença da Universidade em eventos no estrangeiro, a UCP recebe nos seus campos universitários vários representantes de outras universidades estrangeiras, quer individualmente quer no contexto de encontros internacionais. Em 2017 acolheu o Encontro Anual da Federação das Universidades Católicas Europeias e do Líbano (FUCE), que reuniu cerca de 50 Reitores de 15 nacionalidades diferentes.

Todos os anos, a UCP realiza ‘O Dia do Estudante Internacional’, um evento que tem lugar rotativamente num dos quatro campos da universidade (Lisboa, Porto, Viseu e Braga). Este Dia visa proporcionar um ambiente único de partilha entre os alunos estrangeiros numa perspetiva da Universidade a nível nacional. Contribui simultaneamente para a divulgação da identidade cultural das regiões de Portugal em que a UCP está inserida. Em 2017, Viseu foi a cidade escolhida para celebrar o Dia internacional do Estudante e este ano realizar-se-á em Braga.

De referir também que a Universidade se encontra inserida na plataforma Study and Research in Portugal, e integra o projeto Universities Portugal, este último participado pelas Universidades que fazem parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e que permite dar maior visibilidade à capacidade de ensino e investigação em Portugal.