Perguntas Frequentes

Alunos:
Os dados pessoais de contacto podem ser alterados através do website E-SCA na zona de atualização de contactos. O nome abreviado (nome profissional) é gerido pela Secretaria Escolar. Nesse sentido, o pedido de alteração desta informação deve ser feito pelo próprio aluno junto da sua Secretaria Escolar ou junto do seu Secretariado de Curso.

Colaboradores & Docentes:
A gestão de dados pessoais é feita pela Direção de Recursos Humanos. Nesse sentido, o pedido de alteração do nome profissional ou de qualquer outro dado pessoal deverá ser feito pelo próprio utilizador à Direção de Recursos Humanos. Esta alteração ficará efectiva, no máximo, 24 horas após ação dos DRH.

A palavra-passe terá de conter um mínimo de 8 carateres e três dos seguintes critérios: minúsculas, maiúsculas, números e símbolos.

Não. Após atribuição da Identidade Digital Única, a mesma é imutável.

No caso de fazer parte do campus de Lisboa e não estar na Faculdade de Medicina ou na Católica Lisbon School of Business & Economics, deverá aceder à página de manutenção de dados pessoais e escolher a opção "Esqueci-me do Username / Password" no ecrã de entrada e, introduzir o seu e-mail ou número de utilizador.

No caso de fazer parte dos campi de Braga, Porto, Viseu ou do Campus da Lisboa na Faculdade de Medicina ou na Católica Lisbon School of Business & Economics deverá aceder ao portal do Office e introduzir a Identidade Digital Única no ecrã de “Sign In” e prosseguir para o ecrã seguinte, onde lhe será pedida a password. Nesse momento, deverá clicar em “Forgotten my password” e seguir os passos apresentados, respondendo às questões colocadas. Pode encontrar aqui um manual detalhado deste processo.

No caso dos utilizadores dos campi de Braga, Lisboa e Viseu, o conteúdo das contas de e-mail atuais será migrado para a nova conta de e-mail associada à Identidade Digital Única. Após a migração da conta, os endereços de e-mail atuais continuarão em funcionamento, apenas para recepção de mensagens. Todo o envio de correio electrónico passará a assumir o remetente de e-mail nacional “@ucp.pt”.

Só após a recepção e utilização, com sucesso, da sua nova Identidade Digital Única, é que estarão reunidas as condições para dar início ao processo de migração da sua conta de e-mail. A migração será precedida do envio de três mensagens de e-mail do endereço UCP Cloud Service (ucpcs@ucppt.onmicrosoft.com). No dia anterior à migração, irá receber um e-mail de aviso, umas horas depois, irá receber um segundo e-mail com o reforço das indicações que deverá ter executado para garantir que tem acesso à sua Identidade Digital Única e, com as indicações necessárias para poder aceder à sua nova conta de e-mail. Por último, no dia da migração irá receber um terceiro e último e-mail a reforçar que o processo de migração irá acontecer no próprio dia e relembra todos os passos anunciados nos e-mails anteriores.

No caso dos utilizadores do campus do Porto, será atribuída a nova conta de e-mail “@ucp.pt”. Nesta nova conta os endereços de e-mail atuais continuarão a funcionar para receber mensagens. O envio de correio electrónico passará a utilizar como remetente o novo endereço de e-mail nacional “@ucp.pt”. Continuará a ser possível aceder à conta de e-mail antiga, utilizando as credenciais do campus do Porto. Para aceder à nova conta de e-mail “@ucp.pt”, deverá utilizar a Identidade Digital Única.

Pode aceder à conta de e-mail através do portal do Office, clicando no símbolo do Outlook que aparece no lado esquerdo do ecrã. 

Pode também configurar a sua conta de e-mail em equipamentos pessoais utilizando a aplicação Microsoft Outlook. Nos dispositivos da Apple é possível utilizar a aplicação Mail do MacOS, para além do Microsoft Outlook.

Para configurar os seus equipamentos siga as instruções disponíveis para:

Deverá aceder ao e-mail através do Office365. Com a sessão iniciada, deverá clicar em "Settings" (icon com roda dentada no canto superior direito do ecrã). Na parte inferior do painel deverá clicar em "View all Outlook settings" e escolher a opção "Forwarding". De seguida, dentro do painel de "Forwarding", deverá escolher a opção "Enable Forwarding" e inserir o endereço de e-mail de destino. 

Nota: É recomendado que ative a opção "Keep a copy of all forwarded messages".

Deverá aceder ao portal do Office e introduzir a Identidade Digital Única. Dentro do portal deverá pressionar o botão “Install Office” e escolher a opção “Office 365 apps” e, de seguida, seguir os passos apresentados no ecrã.

No caso de ser aluno e de já ter recebido a sua Identidade Digital Única, pode mudar as suas aplicações do Office para a sua nova identidade através dos seguintes passos: Abrir a aplicação Word e no menu “File” selecionar a opção “Account”, de seguida, deverá pressionar a opção “Switch account” e seguir os passos apresentados no ecrã. Por fim, deverá introduzir a sua nova IDU e a respetiva password associada.