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Nova comunidade na plataforma Zenodo agrega estudos relacionados com a COVID-19

Decorrente da pandemia COVID-19, foi criada na plataforma Zenodo uma comunidade (Coronavirus Disease Research Community - COVID-19) para apoiar a comunidade científica na partilha de resultados de investigação realizada neste contexto e que possam ser relevantes para todos os interessados.

Consulte aqui todos o recursos disponíveis.

Categorias: Bibliotecas UCP

Dom, 03/05/2020

Serviços presenciais nas Bibliotecas da UCP

Em alinhamento com a determinação de reposição dos serviços mínimos, estabelecidos pela Universidade para o período de 11 a 21 de maio de 2020, as Bibliotecas da UCP passam a assegurar um conjunto de serviços presenciais, sendo contudo obrigatório efetuar uma marcação prévia (preferencialmente por e-mail). No seguimento dos pedidos formulados, os utilizadores serão contactados com informações detalhadas sobre a forma como o serviço será prestado.

Consulte a oferta de serviços presenciais de cada Biblioteca, assim como os respetivos contactos através dos quais pode efetuar os seus pedidos e respetivos agendamentos:

 

Biblioteca de Lisboa

  • Empréstimo domiciliário;
  • Digitalização de recursos de informação;

E-mail: emprestimo.biblioteca.lisboa@ucp.pt

Telefone: (+351) 214 269 772 ou 214 269 773

 

Biblioteca do Porto

  • Empréstimo domiciliário (incluindo o envio de obras por correio);
  • Digitalização de recursos de informação;

E-mail: biblioteca@porto.ucp.pt

Telefone: (+351) 226 196 241

 

Bibliotecas de Braga

  • Empréstimo domiciliário;

E-mail: biblioteca.ffcs@braga.ucp.pt (Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais)

E-mail: biblioteca.facteo@braga.ucp.pt (Faculdade de Teologia) 

Telefone: (+351) 253 206 100

 

Biblioteca de Viseu

  • Empréstimo domiciliário;

E-mail: bjps@viseu.ucp.pt  

Telefone: (+351) 232 419 500 ou 232 419 520

 

Informa-se ainda que os restantes serviços de apoio à comunidade académica que têm vindo a ser assegurados, nomeadamente através de telefone e de plataformas on-line continuarão a ser prestados por essas vias.

Para mais informações recomenda-se a leitura do Plano de Reativação, que se encontra disponível e em atualização no Portal da Universidade Católica Portuguesa.

Categorias: Bibliotecas UCP

Sexta, 08/05/2020

Projeto Capacitar para Proteger estreia-se no Dia Internacional do Enfermeiro

O Projeto Capacitar para Proteger deu a sua primeira formação a 24 profissionais do Lar Santa Catarina de Labouré no Campo Grande.

A formação sobre procedimentos adequados para prevenir a transmissão de infeção em geral e a transmissão da infeção por coronavírus em particular, decorreu à distância, através da plataforma ZOOM, e foi transmitida para as ajudantes de ação direta que se encontravam no auditório da instituição, respeitando as devidas medidas de segurança.

Os formadores, estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Enfermagem e professores, abordaram diversos temas, nomeadamente: Higienização das Mãos,  Equipamentos de Proteção Individual,  Ambiente de Trabalho e como Ser Profissional. As ajudantes de ação direta tiveram ainda oportunidade de colocar as suas questões e esclarecer as suas dúvidas após a formação.

O Projeto “Capacitar para Proteger” já começou a ser divulgado pelas instituições parceiras.

Saiba mais sobre a formação aqui

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Terça, 12/05/2020

Instituto de Ciências da Saúde avalia planos de sessões de Educação para a Saúde

No âmbito da unidade curricular de Pedagogia da Saúde da Licenciatura em Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), os estudantes, do 1.º Ano e 2.º Semestre realizaram planos de sessões de Educação para a Saúde para avaliação desta unidade curricular.

O ICS destacou dois trabalhos cuja população-alvo varia entre, a população adulta em confinamento devido à pandemia Covid-19, num primeiro exemplo, e crianças em idade escolar (8-10 anos), num segundo.

Veja aqui os vídeos das estudantes destacadas.

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Quarta, 24/06/2020

Licenciatura em Enfermagem na Católica com 99,8% de Empregabilidade

Segundo os dados de 2019 da InfoCursos, a Licenciatura em Enfermagem lecionada na Universidade Católica Portuguesa atingiu uma taxa de empregabilidade de 99.8%.

Os estudantes são acompanhados ao longo do último ano do curso pelo Gabinete de Empregabilidade, que articula com as entidades empregadoras, nomeadamente com as instituições de saúde, públicas, privadas e do setor social, parceiras do Instituto de Ciências da Saúde.

A preparação para a vida profissional, alicerçada numa componente prática que se inicia desde o 1º ano, e num acompanhamento constante do corpo docente, quer na Universidade quer nos Ensinos Clínicos, permite aos estudantes usufruírem de inúmeras opções de escolha nos sistema de saúde no que diz respeito ao 1º emprego.

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Terça, 21/07/2020

Biblioteca com Vida: webinar sobre o Holocausto

Dando continuidade às iniciativas do programa Biblioteca com Vida (Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais), decorrerá na próxima quinta-feira, dia 2 de julho, pelas 16:00 horas, uma sessão pública, aberta a toda a comunidade académica, sobre o Holocausto.

Esta atividade, que conta com a participação de Alexandra Esteves (História), Daniela Monteiro (Serviço Social) e das alunas de Turismo, Daniela Carvalho e Marta Ferraz, visa, essencialmente, promover um diálogo cruzado com base nas leituras e perspetivas que a temática do Holocausto suscita em três áreas: uma, mais tradicional, da História, que procura contextualizar este acontecimento; a do Turismo, através da realização de duas visitas virtuais a dois espaços associados à II Guerra Mundial (o campo de concentração de Auschwitz e a Casa de Anne Frank, em Amesterdão); e a do Serviço Social, tomando o exemplo de Irena Sendler, assistente social polaca, que salvou a vida a 2500 crianças judias.  

Com este webinar pretende-se trazer para o tempo presente e promover a reflexão sobre um acontecimento que, apesar de pertencer ao passado, ainda que não muito longínquo, tem resistido ao desgaste do tempo e perdura na memória daqueles que o experienciaram e daqueles que, por variadas razões, não querem esquecer um dos episódios mais negros da história da humanidade. 

Para aceder à sessão, clique aqui.

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Terça, 30/06/2020

Mais de 200 pessoas participaram no Webinar sobre "Direitos e deveres do enfermeiro em situação de pandemia"

A Escola de Enfermagem (Lisboa) do Instituto de Ciências da Saúde e a Facultad de Enfermería da Universidad de Navarra (Espanha) organizaram o Webinar “Direitos e Deveres do Enfermeiro em situação de Pandemia”, no passado dia 29 de junho.

Este webinar, que promoveu a discussão sobre os direitos e os deveres dos enfermeiros enquanto profissionais de saúde diretamente envolvidos no combate à Pandemia COVID-19, contou com a participação de mais de 200 pessoas, na sua maioria enfermeiros portugueses e espanhóis.

Os temas foram abordados pelos diretores das duas unidades académicas, Prof. Doutor Sérgio Deodato e Prof. Doutora Mercedes Perez, ambos investigadores de deontologia de enfermagem.

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Quarta, 01/07/2020

Ciclo de formação: “Gestão do perfil de investigador”

As Bibliotecas da UCP vão realizar um ciclo de formação focado na gestão de perfis de investigador. 

Durante estas iniciativas vão ser apresentadas métricas de publicações indexadas, técnicas para aumentar o impacto da produção científica e gestão de perfis como o ORCID, CIÊNCIAVITAE, Scopus e Publons. 

Estas ações de formação estão abertas a todos os interessados e não requerem inscrição prévia. 

Como aumentar o impacto da produção científica 
1 fevereiro | 18:00 | Link da sessão

Gestão do perfil de investigador: ORCID 
2 fevereiro | 18:00 | Link da sessão

Gestão do perfil de investigador: CIÊNCIAVITAE 
3 fevereiro | 18:00 | Link da sessão

Gestão do perfil de investigador: Scopus e Publons 
4 fevereiro | 18:00 | Link da sessão

Categorias: Bibliotecas UCP

Quarta, 06/01/2021

Covid-19: Docentes e Estudantes da Escola de Enfermagem da Católica colaboram com Unidades de Saúde de Matosinhos

No contexto da elevada prevalência da Covid-19 e da urgente necessidade de recursos nas Unidades de Saúde Pública, estudantes de Enfermagem da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, sob tutoria e supervisão de Enfermeiros e orientação do Professor Doutor Pedro Melo, todos Especialistas em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, colaboraram nos processos de acompanhamento dos casos de risco, em Isolamento Profilático e casos positivos de Covid-19, por via telefónica.

Os estudantes puderam, neste contexto, desenvolver competências no âmbito da decisão clínica em Enfermagem (considerando como alvo a população, as pessoas, as famílias e as comunidades escolares), assim como competências de comunicação, gestão do stress e trabalho em equipa.

Para o Professor Pedro Melo esta “foi uma forma de manter a coerência com os valores, a missão e a visão da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa. Queremos, enquanto Escola, proporcionar os melhores contextos de aprendizagem, garantindo também um sentido de serviço à comunidade. Numa fase de emergência social, não podemos enquanto enfermeiros que também somos (os professores) deixar de responder aos deveres para com a comunidade descritos no nosso Código Deontológico e dar aos nossos estudantes a oportunidade de também refletir sobre a própria deontologia da profissão. Além disso foi uma oportunidade única de aprendizagem (a fase pandémica) no âmbito de cuidados às pessoas e famílias, mas também a perceção do que fazem os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, sensibilizando os estudantes para a importância desta área de especialidade. Estamos por isso muito gratos por ter tido a oportunidade de colaborar com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos e ter proporcionado aos nossos estudantes este caminho de aprendizagem.“

Este processo de colaboração ainda decorre e participaram até agora 8 estudantes de Enfermagem, sendo que o sentido de missão, colaboração e ensino baseado no serviço à comunidade e na evidência disponível se manterá enquanto fizer sentido manter-se.

Artigo resultante de estudo sobre facilitação do perdão em cuidados paliativos foi destacado pelo Joanna Briggs Institute

O artigo "Forgiveness facilitation in palliative care: a scoping review", recentemente publicado, foi destacado pelo Joanna Briggs Institute (JBI). Este estudo, da enfermeira mestre Rita Santos Silva, foi orientado pela Professora Doutora Sílvia Caldeira e integrou o projeto Spirit in Health da Nursing Research Platform (Lisboa) do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde.

Neste estudo são destacados os efeitos positivos do perdão em fim de vida e são sugeridos novos caminhos e oportunidades para futuros estudos com o objetivo de desenvolver e testar esta intervenção de enfermagem em pessoas em cuidados paliativos e às suas famílias.

Mais informação aqui: https://jbi.global/news/article?id=2391 

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Quinta, 03/12/2020

Docente e estudante do ICS integram a Task-Force para os Cuidados Paliativos nas Prisões da AECP

O Prof. Doutor Manuel Luís Capelas, docente do ICS e membro da Direção do Observatório Português de Cuidados Paliativos (OPCP), e a estudante do Mestrado em Cuidados Paliativos e investigadora do OPCP, Carla Teves integram a Task-Force  para os Cuidados Paliativos nas Prisões da Associação Europeia de Cuidados Paliativos.

Esta TaskForce tem como objetivos compreender, em pelos menos 5 países, as condições de cuidados paliativos disponíveis nas prisões, assim como, desenvolver uma rede internacionais de profissionais interessados em cuidados paliativos para reclusos do maior numero de países europeus e de outros fora da Europa.

Este projeto encontra-se integrado nas atividades do Observatório Português de Cuidados Paliativos. Iniciou-se em Madrid em 2017 tendo atualmente evoluído para 80 membros de 19 países.

Toda a informação sobre o projeto, inclusive a componente relativa a Portugal, por parte do OPCP, aqui.

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Terça, 13/10/2020

Sérgio Deodato: "Eutanásia: o medo que temos de morrer"

Os senhores deputados, na sua maioria, votaram a legalização da eutanásia. Se o texto aprovado na Assembleia da República for promulgado pelo Senhor Presidente da República, teremos lei. Contudo, o Senhor Presidente da República solicitou “apreciação preventiva da constitucionalidade de normas constantes” do texto aprovado pelo Parlamento.

A nós, cidadãos, compete discuti-la. A alguns de nós, profissionais da saúde – em particular médicos e enfermeiros –, cabe decidir sobre se aplicará a lei ou invocará objeção de consciência. Como sabemos, em saúde, decidir ajudar a nascer, ajudar a curar, ajudar a reabilitar, aliviar o sofrimento na morte, é muito diferente de deliberar sobre praticar o ato de matar. São realidades éticas completamente diferentes, que exigirá de cada um, uma profunda reflexão de ponderação entre o bem que pode considerar fazer a quem pede para morrer, e a sua consciência científica e ética de proteção da vida e alívio do sofrimento.

O texto aprovado no Parlamento coloca diversas questões que merecem discussão científica, ética e jurídica.

As três condições de saúde-doença em que a eutanásia é aceitável neste texto são as seguintes: “sofrimento intolerável”; “lesão definitiva de gravidade extrema” e “doença incurável e fatal”. Para as ciências da saúde, o sofrimento intolerável implica, habitualmente, dor intensa e perda de sentido da vida. A dor elimina-se com analgésicos, numa escalada farmacológica que pode ir até à anestesia. Não podemos confundir eventual falta de acesso a tratamento eficaz, com ausência científica dele. Hoje, em saúde, ter uma pessoa com dor é má prática profissional.

Quanto à perda de sentido da vida, constitui-se como diagnóstico das ciências da saúde. Para a Enfermagem é “angústia espiritual” e o plano terapêutico para a pessoa em causa leva a um encontro desse sentido de vida perdido. Em saúde, fazemos isto todos os dias. Mais uma vez, convém não confundir o não acesso ao cuidado, com ausência de resposta terapêutica ao sofrimento.

Ler artigo completo aqui.

MLA (Modern Language Association) International Bibliography with Full Text

A EBSCO disponibiliza o acesso à MLA (Modern Language Association) International Bibliography with Full Text, para toda a comunidade académica da Universidade Católica Portuguesa, através de um trial que estará ativo pelo período de 6 meses, a partir de 01 de março de 2021.

Este recurso permite o acesso a uma extensa coleção de periódicos em texto completo com foco no estudo e ensino de linguagem, literatura, linguística, retórica, estudos de escrita, folclore, cinema, teatro entre outras artes dramáticas.

Acesso aos recursos:

MLA International Bibliography with Full Text

MLA Directory of Periodicals

Mais informações: ApresentaçãoBrochura

Categorias: Bibliotecas UCP

Terça, 02/03/2021

Número especial na Revista Healthcare editado pela equipa do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica

As Professoras Silvia Caldeira, Margarida Lourenço, Elisabete Nunes e Zaida Charepe são editoras convidadas de um número especial da revista Healthcare, da editora MDPI.

Esta revista é de acesso aberto, com fator de impacto 1,916 e indexada a bases de dados internacionais, incluindo a Scopus. A chamada de artigos está aberta até 31 de Janeiro de 2022. 

Pode consultar o número especial da revista aqui.

 

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Quarta, 07/04/2021

Estudante publica e-book para ajudar a comunicação com deficientes

O objetivo é desenvolver um programa simples, "low cost", que não implique recursos especializados e fácil de implementar através da sensibilização e da formação básica aos principais cuidadores e parceiros de comunicação.

"ToP: Programa de Tempo Partilhado" é um e-book elaborado por João Canossa Dias, estudante de Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, e um guia para todos os que desejam incentivar a comunicação e a interação com pessoas com multideficiências, dificuldades intelectuais graves e perturbações de autismo e, assim, reduzir o seu isolamento social.

Com coautoria de Isabel Monteiro e Sara Soares (ESSUA) e da professora Ana Mineiro (ICS-UCP), trata-se de um programa "simples e uma abordagem e atitude de cuidadores de pessoas com deficiências mais graves.

O principal objetivo é incentivar os parceiros de comunicação a estarem plenamente disponíveis para a interação comunicativa com estas pessoas e a experimentarem diferentes propostas de atividades e de iniciativas comunicativas simples, que possam ser co-construídas e evoluírem em termos de complexidade e diversidade da troca comunicativa que se desenvolve.

Na prática, este Programa "ToP "propõe aos parceiros de comunicação que dispensam dez minutos do seu tempo, apenas e exclusivamente, na interação com a pessoa com deficiência.

Desta forma, é possível "descobrir novas formas de comunicar e de envolver pessoas com necessidades complexas de comunicação no grupo social de que faz parte".

Ler artigo completo aqui.

E-book quer ajudar integração pessoas com deficiências na sociedade

João Canossa Dias, estudante de Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem, na Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP), publicou o e-book ‘ToP: Programa de Tempo Partilhado’ que pretende “ajudar a integração” de pessoas com deficiência na sociedade.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a UCP informa que o e-book é o guia para o programa ‘ToP’, uma abordagem que visa assegurar que as pessoas com “dificuldades intelectuais e/ou multideficiência não perdem oportunidades para a interação e comunicação interpessoal”.

Um programa para prevenir o “isolamento social” a que a população com dificuldades intelectuais e multideficiência está mais vulnerável.

A Universidade Católica Portuguesa explica que o ‘ToP’ é, em simultâneo, “uma abordagem e uma atitude”, centrada na partilha de tempo com a outra pessoa, um programa “simples e de fácil implementação” que contempla oportunidades para o utilizador refletir sobre como “interage com a pessoa com deficiência, quais os efeitos da interação sobre o próprio e sobre o parceiro com deficiência”.

João Canossa Dias, estudante de Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP), publicou o e-book ‘ToP: Programa de Tempo Partilhado’, em coautoria com Isabel Monteiro e Sara Soares (ESSUA) e com a professora Ana Mineiro (ICS-UCP).

Ler artigo completo aqui.

Exposição temporária na Biblioteca Universitária João Paulo II assinala Dia Internacional do Enfermeiro

A Escola de Enfermagem (Lisboa) do Instituto de Ciências da Saúde e a Biblioteca Universitária João Paulo II (BUJPII) assinalam o dia Internacional do Enfermeiro, que se comemora a 12 de maio, com uma exposição temporária intitulada : “O Cuidado de Enfermagem: História e inovação”.

As peças foram criteriosamente eleitas do acervo museológico da Escola de Enfermagem de Lisboa.

O acervo museológico aqui reunido permite, através do seu estudo e divulgação, recuperar memórias passadas que estabelecem relações afetivas potenciadoras de um presente e futuro abertos à inovação e ao conhecimento, no quadro dos valores e missão da Universidade Católica.

Convidamos toda a comunidade académica a visitar o hall de entrada da BUJPII, no 3.º piso a partir do dia 12 de maio!

Estudante do Mestrado em Enfermagem publica no Website Nursology

Ana Filipa Paramos, estudante do Mestrado em Enfermagem da Escola de Enfermagem (Lisboa) do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa teve «post» de sua autoria publicado no website Nursology.net sob o tema “Restriction of Visits to Hospitalized Child? An Emerging Need for Theory-Informed Nursing Intervention during Pandemic”.

Este trabalho foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Teorias de Enfermagem, sob a orientação da Profª Doutora Zaida Charepe.

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Terça, 13/04/2021

Católica e Instituto Politécnico do Porto lançam novo Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa

O curso de Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa, criado no âmbito da parceria entre a Universidade Católica Portuguesa (Faculdade de Ciências Humanas e Instituto de Ciências da Saúde) e o Instituto Politécnico do Porto (Escola Superior de Educação), foi aprovado pela A3ES e terá a sua primeira edição no próximo ano letivo 2021/2022.

Este curso é o único em Portugal a realizar-se em regime b-learning

Em breve serão publicadas as informações sobre o curso e a abertura para candidaturas.

Equipa do Projeto Capacitar para Salvar forma estudantes e colaboradores do Centro Educativo Alice Nabeiro

A Equipa do Projeto Capacitar para Salvar, coordenada por Profª Doutora Isabel Rabiais, docente Escola de Enfermagem (Lisboa) no Instituto de Ciências da Saúde, desenvolveu uma ação de formação no Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN) em Campo Maior, capacitando cerca de 170 estudantes e 20 colaboradores em Suporte Básico de Vida.

Conforme Dionísia Gomes, coordenadora do CEAN, afirma na notícia oficial partilhada, “dotar a comunidade do CEAN de ferramentas necessárias e suficientes para atuar da melhor forma em situações de emergências relacionadas com a saúde dos colaboradores e crianças, bem como as respetivas famílias”.
 

Notícia | Centro Educativo Alice Nabeiro

 

Equipa do Projeto Capacitar para Salvar forma estudantes e colaboradores do Centro Educativo Alice Nabeiro

Licenciatura em Enfermagem na Católica com 99,8% de Empregabilidade

Segundo os dados de 2021 da InfoCursos, a Licenciatura em Enfermagem lecionada na Universidade Católica Portuguesa atingiu uma taxa de empregabilidade de 99.8%.

Os estudantes são acompanhados ao longo do último ano do curso pelo Gabinete de Empregabilidade, que articula com as entidades empregadoras, nomeadamente com as instituições de saúde, públicas, privadas e do setor social, parceiras do Instituto de Ciências da Saúde (Lisboa).

A preparação para a vida profissional, alicerçada numa componente prática que se inicia desde o 1.º ano, e num acompanhamento constante do corpo docente, quer na Universidade quer nos Ensinos Clínicos, permite aos estudantes usufruírem de inúmeras opções de escolha nos sistema de saúde no que diz respeito ao 1.º emprego.

Próximos eventos

Serviços presenciais nas Bibliotecas da UCP

Em alinhamento com a determinação de reposição dos serviços mínimos, estabelecidos pela Universidade para o período de 11 a 21 de maio de 2020, as Bibliotecas da UCP passam a assegurar um conjunto de serviços presenciais, sendo contudo obrigatório efetuar uma marcação prévia (preferencialmente por e-mail). No seguimento dos pedidos formulados, os utilizadores serão contactados com informações detalhadas sobre a forma como o serviço será prestado.

Consulte a oferta de serviços presenciais de cada Biblioteca, assim como os respetivos contactos através dos quais pode efetuar os seus pedidos e respetivos agendamentos:

 

Biblioteca de Lisboa

  • Empréstimo domiciliário;
  • Digitalização de recursos de informação;

E-mail: emprestimo.biblioteca.lisboa@ucp.pt

Telefone: (+351) 214 269 772 ou 214 269 773

 

Biblioteca do Porto

  • Empréstimo domiciliário (incluindo o envio de obras por correio);
  • Digitalização de recursos de informação;

E-mail: biblioteca@porto.ucp.pt

Telefone: (+351) 226 196 241

 

Bibliotecas de Braga

  • Empréstimo domiciliário;

E-mail: biblioteca.ffcs@braga.ucp.pt (Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais)

E-mail: biblioteca.facteo@braga.ucp.pt (Faculdade de Teologia) 

Telefone: (+351) 253 206 100

 

Biblioteca de Viseu

  • Empréstimo domiciliário;

E-mail: bjps@viseu.ucp.pt  

Telefone: (+351) 232 419 500 ou 232 419 520

 

Informa-se ainda que os restantes serviços de apoio à comunidade académica que têm vindo a ser assegurados, nomeadamente através de telefone e de plataformas on-line continuarão a ser prestados por essas vias.

Para mais informações recomenda-se a leitura do Plano de Reativação, que se encontra disponível e em atualização no Portal da Universidade Católica Portuguesa.

Categorias: Bibliotecas UCP

Sexta, 08/05/2020

Projeto Capacitar para Proteger estreia-se no Dia Internacional do Enfermeiro

O Projeto Capacitar para Proteger deu a sua primeira formação a 24 profissionais do Lar Santa Catarina de Labouré no Campo Grande.

A formação sobre procedimentos adequados para prevenir a transmissão de infeção em geral e a transmissão da infeção por coronavírus em particular, decorreu à distância, através da plataforma ZOOM, e foi transmitida para as ajudantes de ação direta que se encontravam no auditório da instituição, respeitando as devidas medidas de segurança.

Os formadores, estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Enfermagem e professores, abordaram diversos temas, nomeadamente: Higienização das Mãos,  Equipamentos de Proteção Individual,  Ambiente de Trabalho e como Ser Profissional. As ajudantes de ação direta tiveram ainda oportunidade de colocar as suas questões e esclarecer as suas dúvidas após a formação.

O Projeto “Capacitar para Proteger” já começou a ser divulgado pelas instituições parceiras.

Saiba mais sobre a formação aqui

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Terça, 12/05/2020

Nova comunidade na plataforma Zenodo agrega estudos relacionados com a COVID-19

Decorrente da pandemia COVID-19, foi criada na plataforma Zenodo uma comunidade (Coronavirus Disease Research Community - COVID-19) para apoiar a comunidade científica na partilha de resultados de investigação realizada neste contexto e que possam ser relevantes para todos os interessados.

Consulte aqui todos o recursos disponíveis.

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Dom, 03/05/2020

Licenciatura em Enfermagem na Católica com 99,8% de Empregabilidade

Segundo os dados de 2019 da InfoCursos, a Licenciatura em Enfermagem lecionada na Universidade Católica Portuguesa atingiu uma taxa de empregabilidade de 99.8%.

Os estudantes são acompanhados ao longo do último ano do curso pelo Gabinete de Empregabilidade, que articula com as entidades empregadoras, nomeadamente com as instituições de saúde, públicas, privadas e do setor social, parceiras do Instituto de Ciências da Saúde.

A preparação para a vida profissional, alicerçada numa componente prática que se inicia desde o 1º ano, e num acompanhamento constante do corpo docente, quer na Universidade quer nos Ensinos Clínicos, permite aos estudantes usufruírem de inúmeras opções de escolha nos sistema de saúde no que diz respeito ao 1º emprego.

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Terça, 21/07/2020

Instituto de Ciências da Saúde avalia planos de sessões de Educação para a Saúde

No âmbito da unidade curricular de Pedagogia da Saúde da Licenciatura em Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), os estudantes, do 1.º Ano e 2.º Semestre realizaram planos de sessões de Educação para a Saúde para avaliação desta unidade curricular.

O ICS destacou dois trabalhos cuja população-alvo varia entre, a população adulta em confinamento devido à pandemia Covid-19, num primeiro exemplo, e crianças em idade escolar (8-10 anos), num segundo.

Veja aqui os vídeos das estudantes destacadas.

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Quarta, 24/06/2020

Biblioteca com Vida: webinar sobre o Holocausto

Dando continuidade às iniciativas do programa Biblioteca com Vida (Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais), decorrerá na próxima quinta-feira, dia 2 de julho, pelas 16:00 horas, uma sessão pública, aberta a toda a comunidade académica, sobre o Holocausto.

Esta atividade, que conta com a participação de Alexandra Esteves (História), Daniela Monteiro (Serviço Social) e das alunas de Turismo, Daniela Carvalho e Marta Ferraz, visa, essencialmente, promover um diálogo cruzado com base nas leituras e perspetivas que a temática do Holocausto suscita em três áreas: uma, mais tradicional, da História, que procura contextualizar este acontecimento; a do Turismo, através da realização de duas visitas virtuais a dois espaços associados à II Guerra Mundial (o campo de concentração de Auschwitz e a Casa de Anne Frank, em Amesterdão); e a do Serviço Social, tomando o exemplo de Irena Sendler, assistente social polaca, que salvou a vida a 2500 crianças judias.  

Com este webinar pretende-se trazer para o tempo presente e promover a reflexão sobre um acontecimento que, apesar de pertencer ao passado, ainda que não muito longínquo, tem resistido ao desgaste do tempo e perdura na memória daqueles que o experienciaram e daqueles que, por variadas razões, não querem esquecer um dos episódios mais negros da história da humanidade. 

Para aceder à sessão, clique aqui.

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Terça, 30/06/2020

Mais de 200 pessoas participaram no Webinar sobre "Direitos e deveres do enfermeiro em situação de pandemia"

A Escola de Enfermagem (Lisboa) do Instituto de Ciências da Saúde e a Facultad de Enfermería da Universidad de Navarra (Espanha) organizaram o Webinar “Direitos e Deveres do Enfermeiro em situação de Pandemia”, no passado dia 29 de junho.

Este webinar, que promoveu a discussão sobre os direitos e os deveres dos enfermeiros enquanto profissionais de saúde diretamente envolvidos no combate à Pandemia COVID-19, contou com a participação de mais de 200 pessoas, na sua maioria enfermeiros portugueses e espanhóis.

Os temas foram abordados pelos diretores das duas unidades académicas, Prof. Doutor Sérgio Deodato e Prof. Doutora Mercedes Perez, ambos investigadores de deontologia de enfermagem.

Categorias: Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem

Quarta, 01/07/2020