Eventos

A decorrer neste mês

< >

Grupo de alunos de Filosofia recupera capela na FFCS

Um grupo alunos de Licenciatura em Filosofia da Faculdade de filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa e o Professor Doutor Bruno Nobre recuperaram a capela, junto à sala da Associação de Estudantes da FFCS, nas instalações da Faculdade.

A capela, agora aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h00, resulta do trabalho de um grupo de 10 alunos que durante o final do 2º semestre do ano passado e o início do 1º semestre deste ano, com algum apoio da tuna feminina da faculdade, as Líricas, grupo que anteriormente utilizava o espaço da capela para fazer os seus ensaios, se juntou e pôs mão à obra. Os esforços estudantis resultam agora num espaço de oração pessoal, que qualquer pessoa da comunidade académica pode utilizar livremente.

A direção da faculdade acolheu com agrado e apoiou totalmente a iniciativa dos alunos, fator que facilitou o processo de recuperação. Os universitários entenderam que a única capela que existia se encontrava longe do lugar onde a maioria dos alunos e colaboradores passam o seu dia a dia, reconhecendo a necessidade de haver um espaço de oração e silêncio. Segundo os alunos envolvidos, este foi o principal motivo para a recuperação da Capela, que já existia, mas não estava a ser utilizada como tal. 

Domingos Perloiro, estudante envolvido na reforma, afirma que "participar neste projeto está a ser uma experiência muito gratificante". O aluno do segundo ano de Filosofia reforça que o processo ainda não acabou e que haverá sempre coisas a aperfeiçoar para que este espaço fique cada vez melhor para todos os que desejarem usufruir dele. Domingos deixa ainda o desejo de que a partir de agora, muitos alunos e colaboradores possam dar uso e continuem a ajudar a aprimorá-lo.

O grupo de voluntários deixa ainda um agradecimento especial ao Professor Doutor José Lopes, diretor da FFCS, e à direção da faculdade, por todo o apoio e incentivo a levar este projeto para a frente; à Dra. Marta Calçada, representante das Líricas, pela disponibilidade permanente para ajudar; ao CAB (Centro Académico de Braga) que ofereceu várias coisas que possibilitaram a recuperação da capela e ao P. Bráulio Carvalho, aluno do 3º ano de filosofia, que também ofereceu várias coisas para a recuperação.

Pretende-se que passem a existir, assim que a situação pandémica permita, uma missa semanal, uma oração taizé mensal, a celebração semanal da oração de Laudes, algum concerto de música, ou outras atividades lúdicas, "mas o essencial é que cada um possa encontrar neste espaço um local de refúgio e descanso para o coração" - afirma o aluno Domingos Perloiro.

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Sexta, 22/01/2021

MIT reconhece professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Luísa Magalhães, professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, recebeu, recentemente, o reconhecimento do Massachusetts Institute of Technology (MIT) como revisora (peer reviewer).

Numa carta enviada ao director da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, a MIT Press, editora associada ao MIT, manifestou desejo de que a comunidade académica da Universidade Católica Portuguesa fosse informada desse reconhecimento. Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Luísa Magalhães está na UCP desde 2007, sendo responsável pelo lançamento do primeiro curso de licenciatura em Ciências da Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

Ler artigo completo aqui.

Aluna da FFCS Lança Livro de Amar e Poesia

Marilina Tavares (Mary Tavares), aluna internacional da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) do Centro Regional de Braga, da Universidade Católica Portuguesa, lançou um livro de poesia intitulado “Amar e Poesia”. A cabo-verdiana da ilha de São Vicente, frequentou o curso de Licenciatura e Mestrado em Comunicação Digital na FFCS.

Marilina afirmou que desde criança sempre adorou ler e escrever pequenas histórias e que as partilhava com os colegas de aula, com a sua professora e com a sua mãe. Na adolescência, a autora desenvolveu a paixão pela poesia, paixão que partilhava apenas com os amigos mais próximos.

Quando iniciou a sua licenciatura em Portugal, a estudante da FFCS deixou em segundo plano a poesia para se focar no ensino superior, mas revelou que sempre que podia realizar algum trabalho académico onde era permitida a utilização da sua criatividade para a escrita, agarrava a oportunidade.

Durante a pandemia, Marilina decidiu revisitar a sua paixão e, em colaboração com Emeline David, outra autora cabo-verdiana, lançou o Emary, um ebook poético gratuito, que veio acompanhado de vários vídeos recitando os poemas desenvolvidos no mesmo. Tendo tido uma resposta extremamente positiva, a mestranda em Comunicação Digital começou a desenvolver o livro "Amar e Poesia". No dia 28 de Setembro de 2020, a autora enviou o manuscrito para a editora Chiado Books. A estudante da FFCS conta que uma semana depois do envio foi informada de que a sua obra estava de acordo com o catálogo da editora e que teriam o prazer de o publicar. Segundo a autora, a colaboração foi rápida e eficaz.

No dia 27 de janeiro de 2021, Mary Tavares viu o seu sonho realizado ao ter em suas mãos os exemplares do seu novo livro. A autora utiliza a sua criatividade e as ferramentas que desenvolveu no mestrado para a divulgação do seu livro no Instagram e Facebook.

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Sexta, 05/03/2021

José Cândido Oliveira Martins convidado do canal francês e alemão ARTE

José Cândido Oliveira Martins, Professor Associado da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, foi convidado pelo canal de televisão francês e alemão ARTE a participar num documentário sobre José Saramago e o seu livro “Viagem a Portugal”.

Aliando Literatura, Cultura e Turismo, o documentário pretende convidar viajantes do centro da Europa para conhecerem o Norte de Portugal, incluindo a cidade de Braga e a sua rica História.

Realizado por Miri Paturel, este documentário revela imagens do centro de Braga e traz a perceção do docente do CRBr relativamente à cidade minhota.

O Professor aborda ainda a postura social do autor José Saramago e da forma como esta influenciou a sua escrita.

Assista à entrevista aqui.

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Seg, 19/04/2021

Recursos digitais imprescindíveis para a Igreja Católica

"O diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais" é o tema do encontro "Clique ao Toque" 2021, que vai decorrer no próximo dia 20 através da plataforma Zoom. Já no passado fim-de-semana houve uma sessão, também à distância.

Trata-se de uma jornada de formação destinada aos agentes da pastoral em geral.

Esta sexta edição "persegue os objetivos de sempre, que é ajudar a compreender, a pensar e a agir de forma consciente naquilo que são os dispositivos da cultura digital e a realizar a missão que nos é confiada", refere o padre Luís Miguel Rodrigues, um dos organizadores deste encontro.

A iniciativa "Clique ao Toque" tem como propósito descobrir de que forma o digital pode ser usado "como um recurso no apoio em contextos formais e informais de aprendizagem". Daí, esta iniciativa "constituir-se como uma resposta a esses anseios".

Ler artigo completo aqui.

Faculdade de Teologia promove Formação "O Programa de EMRC do 7º ano: sua pertinência curricular"

A Faculdade de Teologia, em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã e com os Secretariados Diocesanos de Educação Cristã das dioceses de Porto, Vila Real e Aveiro, promove, no Porto, de 15 de maio a 19 de junho de 2021, a ação de formação em regime b-Learning dedicada ao tema «O Programa de EMRC do 7º ano: sua pertinência curricular».

Destinada a docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), a formação está acreditada para o grupo de recrutamento 290 - Educação Moral e Religiosa Católica e tem o registo CCPFC/ACC-111409/21.

A Ação releva para efeitos de progressão em carreira e a participação carece de inscrição online obrigatória.

Os conteúdos, programa e procedimentos de inscrição podem ser consultados aqui.

Categorias: Faculdade de Teologia

Quarta, 12/05/2021

Inscrições Abertas «Desafios emergentes para a gestão curricular do programa de EMRC»

A Faculdade de Teologia, em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã, promove, no Porto, de 6 de novembro a 11 de dezembro de 2021, a ação de formação em regime b-Learning dedicada ao tema «Desafios emergentes para a gestão curricular do programa de EMRC».

Destinada a docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), a formação está acreditada para o grupo de recrutamento 290 - Educação Moral e Religiosa Católica e tem o registo CCPFC/ACC-112615/21.

A Ação releva para efeitos de progressão em carreira e a participação carece de inscrição online obrigatória.

Os conteúdos, programa e procedimentos de inscrição poderão ser consultados aqui.

Categorias: Faculdade de Teologia

Quarta, 20/10/2021

Professor João Lourenço publica a obra «Profetas e Profecia em Israel»

«Profetas e Profecia em Israel», é o título da obra da autoria do Professor João Lourenço, publicada no passado dia 4 de agosto pela Universidade Católica Editora.

Esta obra tem como objetivo aproximar o leitor, crente ou meramente interessado no mundo bíblico, deste universo de literatura tão amplo e tão diversificado que é o espaço profético. A diversidade das suas vozes e das suas formas, literárias e simbólicas, fazem da literatura profética o centro da revelação bíblica.

A obra pode ser adquirida no website da Universidade Católica Editora.

 

Profetas e Profecia em Israel

Inscrições abertas para Formação Avançada em Jornalismo e Religiões

A 1.ª fase das inscrições para a Formação Avançada em Jornalismo e Religiões, uma organização conjunta da Faculdade de Ciências Humanas e da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, está aberta e decorre até ao dia 3 de dezembro. A 2.ª fase decorrerá de 4 de dezembro a 21 de janeiro de 2022.

Com início a 4 de fevereiro de 2022, esta Formação Avançada dirige-se a profissionais da comunicação social, outros profissionais com interesse na área e público em geral, funcionando em horário pós-laboral e em modelo presencial.

Sob a coordenação de Catarina Burnay e Nuno Estevão, está estruturada em 51h presenciais entre as 18h30 e as 21h30 (6ªs feiras) e as 10h00 e as 13h00 (sábados).

Consulte mais informações sobre a Formação Avançada em Jornalismo e Religiões aqui.

Alexandre Freire Duarte: "Da "teologia politica" ao ódio ao catolicismo na Nicarágua"

Quando Jean Jacques Rosseau, na senda da infundada «faith in science and development» de Francis Bacon, lançou a ideia do «bon sauvage», evocando a destruição da influência da sociedade para que a bondade humana irrompesse, não imaginaria certamente ao que isso conduziria. Desde logo, à «mauvaise sauvagerie» da Revolução Francesa e, através de Karl Marx e Antonio Gramsci, aos «bol’shiye uzhasy» do comunismo e ao «terrapieno sociale» do “marxismo cultural”. E, após e no que justifica estas palavras, à união entre a “foice e o martelo” aos “dólares” na perseguição à Igreja Católica na Nicarágua dos nossos dias.

A 27 de agosto deste ano, o reverendo padre Gonçalo Portocarrero d’Almada já falou, neste órgão informativo, sobre o que se está a passar nesse país. Não direi nada de melhor. A fasquia é insuperável. Mas gostaria de trazer à consideração um aspeto teológico que, infelizmente, se omite facilmente na sequência de elos que apontei no parágrafo precedente. Refiro-me ao papel dos pais europeus da, assim denominada, “teologia política” que, via Johann Baptist Metz e os seus discípulos, levaram aos pendentes menos cristãos da “teologia da libertação”.

Artigo completo disponível no Observador.

Veja o Vídeo da Exposição “Trono de Maria, Lugar de Sabedoria”

Beatriz Varrecoso, assistente de galeria, dá a conhecer uma das suas peças favoritas de “Trono de Maria, Lugar de Sabedoria” e convida-o a visitar a exposição, patente na Galeria Fundação Amélia de Mello, na Sede da Universidade Católica, até 21 de março de 2023.

“Trono de Maria, Lugar de Sabedoria” explora o tema iconográfico da Virgem Maria, Sedes Sapientiae, invocação da capela da Sede da Universidade e lema inspirador das universidades católicas. A exposição da Curadora Maria Isabel Roque integra a programação do Cultura@Católica, e está aberta ao público, todos os dias úteis, das 14h00 às 17h00, no Campus de Palma de Cima da Católica, em Lisboa.
 

Veja o vídeo e descubra mais sobre a exposição
 

 

Visite a exposição, gratuitamente, até dia 21 de março de 2023.

Em alternativa, poderá marcar uma visita guiada através do catolicacultura@gmail.com

Categorias: Cultura@Católica

Terça, 17/01/2023

Prof.ª Doutora Ana Maria Jorge nomeada Diretora da Faculdade de Teologia

Por decreto da Congregação para a Educação Católica, datado de 26 de outubro de 2018, foi nomeada para Diretora da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa a Prof.ª Doutora Ana Maria Jorge, Professora Auxiliar, atualmente Diretora Interina desta Faculdade.

Categorias: Faculdade de Teologia

Terça, 20/11/2018

No Dia Mundial da Arte conheça a nova exposição da Católica “¿De qué casa eres?”

“É precisamente de relações trans-históricas, culturais, sociais, e políticas, que ‘¿De qué casa eres? Los niños de Rusia. Episodios de un cotidiano #4' se desenha”, conta Luísa Santos, curadora da exposição da autoria de Ana Pérez-Quiroga.

Construída por “desenhos, objetos, filme, fotografias, e publicações que se desdobram em várias partes”, a mostra conta a história da mãe da autora: “Ângela Petra, uma das 2.895 crianças refugiadas, Niños de Rusia, que durante a Guerra Civil Espanhola, entre 1936 e 1939, foram enviadas para a União Soviética sem as suas famílias”, explica a curadora.

“Ao contrário das crianças refugiadas nos outros países, devido às diferenças políticas entre o regime de Franco e a Rússia pós-Estalinista, as crianças que tinham sido acolhidas pela Rússia, não puderam regressar ao país de origem no final da Guerra Civil,” conclui Luísa Santos.

Para a curadora “ao mostrar e refletir sobre as realidades múltiplas dos Niños de Rusia, ‘¿De qué casa eres?’, não só dá acesso aos corpos que as viveram, mas também aos seus conhecimentos incorporados, histórias, (pós)-memórias e identidades.”

Quanto à relação com a Católica, Luísa Santos frisa que “a universidade desenvolve-se na imersão simultânea nos conhecimentos teóricos e práticos para emergir com novos conhecimentos que, no seu melhor, podem desenhar propostas de futuros alternativos.”

Como tal, a Universidade Católica inaugura a exposição, no dia 18 de abril, pelas 18h00, na Galeria Fundação Amélia de Mello, na Sede da UCP, em Lisboa, numa cerimónia aberta a toda a comunidade académica.

No Dia Mundial da Arte conheça a nova exposição da Católica “De qué casa eres?”

Categorias: Cultura@Católica

Sexta, 14/04/2023

Primeira-dama dos EUA visita Lisboa a 5 de junho

A primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, visitará Lisboa, no dia 05 de junho, para a abertura das celebrações do 60º aniversário do programa Arte nas Embaixadas, promovidas pela embaixada dos EUA em Portugal.

Jill Biden chega a Portugal no âmbito de uma digressão de seis dias pelo Médio Oriente, África do Norte e Europa, para promover o empoderamento das mulheres e dos jovens, de acordo com informação divulgada pelo seu gabinete.

Na viagem, a primeira-dama participará num casamento real na Jordânia (entre o príncipe Al Hussein bin Abdullah e Rajwa Khald Alseif), para além de visitar o Egito, Marrocos e Portugal.

Em Lisboa, Jill Biden estará na cerimónia de abertura das celebrações de três dias para promover a arte e artistas que estão expostos na residência oficial da embaixadora norte-americana em Portugal, Randi Charno Levine, e que ficarão agora disponíveis ao público numa coleção nas instalações da Universidade Católica, intitulada "Celebrar a Diversidade: Democracia e Representação em Arte Contemporânea".

Artigo completo disponível no Expresso.

Próximos eventos

MIT reconhece professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Luísa Magalhães, professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, recebeu, recentemente, o reconhecimento do Massachusetts Institute of Technology (MIT) como revisora (peer reviewer).

Numa carta enviada ao director da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, a MIT Press, editora associada ao MIT, manifestou desejo de que a comunidade académica da Universidade Católica Portuguesa fosse informada desse reconhecimento. Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Luísa Magalhães está na UCP desde 2007, sendo responsável pelo lançamento do primeiro curso de licenciatura em Ciências da Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

Ler artigo completo aqui.

Aluna da FFCS Lança Livro de Amar e Poesia

Marilina Tavares (Mary Tavares), aluna internacional da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FFCS) do Centro Regional de Braga, da Universidade Católica Portuguesa, lançou um livro de poesia intitulado “Amar e Poesia”. A cabo-verdiana da ilha de São Vicente, frequentou o curso de Licenciatura e Mestrado em Comunicação Digital na FFCS.

Marilina afirmou que desde criança sempre adorou ler e escrever pequenas histórias e que as partilhava com os colegas de aula, com a sua professora e com a sua mãe. Na adolescência, a autora desenvolveu a paixão pela poesia, paixão que partilhava apenas com os amigos mais próximos.

Quando iniciou a sua licenciatura em Portugal, a estudante da FFCS deixou em segundo plano a poesia para se focar no ensino superior, mas revelou que sempre que podia realizar algum trabalho académico onde era permitida a utilização da sua criatividade para a escrita, agarrava a oportunidade.

Durante a pandemia, Marilina decidiu revisitar a sua paixão e, em colaboração com Emeline David, outra autora cabo-verdiana, lançou o Emary, um ebook poético gratuito, que veio acompanhado de vários vídeos recitando os poemas desenvolvidos no mesmo. Tendo tido uma resposta extremamente positiva, a mestranda em Comunicação Digital começou a desenvolver o livro "Amar e Poesia". No dia 28 de Setembro de 2020, a autora enviou o manuscrito para a editora Chiado Books. A estudante da FFCS conta que uma semana depois do envio foi informada de que a sua obra estava de acordo com o catálogo da editora e que teriam o prazer de o publicar. Segundo a autora, a colaboração foi rápida e eficaz.

No dia 27 de janeiro de 2021, Mary Tavares viu o seu sonho realizado ao ter em suas mãos os exemplares do seu novo livro. A autora utiliza a sua criatividade e as ferramentas que desenvolveu no mestrado para a divulgação do seu livro no Instagram e Facebook.

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Sexta, 05/03/2021

Grupo de alunos de Filosofia recupera capela na FFCS

Um grupo alunos de Licenciatura em Filosofia da Faculdade de filosofia e Ciências Sociais (FFCS) da Universidade Católica Portuguesa e o Professor Doutor Bruno Nobre recuperaram a capela, junto à sala da Associação de Estudantes da FFCS, nas instalações da Faculdade.

A capela, agora aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h00, resulta do trabalho de um grupo de 10 alunos que durante o final do 2º semestre do ano passado e o início do 1º semestre deste ano, com algum apoio da tuna feminina da faculdade, as Líricas, grupo que anteriormente utilizava o espaço da capela para fazer os seus ensaios, se juntou e pôs mão à obra. Os esforços estudantis resultam agora num espaço de oração pessoal, que qualquer pessoa da comunidade académica pode utilizar livremente.

A direção da faculdade acolheu com agrado e apoiou totalmente a iniciativa dos alunos, fator que facilitou o processo de recuperação. Os universitários entenderam que a única capela que existia se encontrava longe do lugar onde a maioria dos alunos e colaboradores passam o seu dia a dia, reconhecendo a necessidade de haver um espaço de oração e silêncio. Segundo os alunos envolvidos, este foi o principal motivo para a recuperação da Capela, que já existia, mas não estava a ser utilizada como tal. 

Domingos Perloiro, estudante envolvido na reforma, afirma que "participar neste projeto está a ser uma experiência muito gratificante". O aluno do segundo ano de Filosofia reforça que o processo ainda não acabou e que haverá sempre coisas a aperfeiçoar para que este espaço fique cada vez melhor para todos os que desejarem usufruir dele. Domingos deixa ainda o desejo de que a partir de agora, muitos alunos e colaboradores possam dar uso e continuem a ajudar a aprimorá-lo.

O grupo de voluntários deixa ainda um agradecimento especial ao Professor Doutor José Lopes, diretor da FFCS, e à direção da faculdade, por todo o apoio e incentivo a levar este projeto para a frente; à Dra. Marta Calçada, representante das Líricas, pela disponibilidade permanente para ajudar; ao CAB (Centro Académico de Braga) que ofereceu várias coisas que possibilitaram a recuperação da capela e ao P. Bráulio Carvalho, aluno do 3º ano de filosofia, que também ofereceu várias coisas para a recuperação.

Pretende-se que passem a existir, assim que a situação pandémica permita, uma missa semanal, uma oração taizé mensal, a celebração semanal da oração de Laudes, algum concerto de música, ou outras atividades lúdicas, "mas o essencial é que cada um possa encontrar neste espaço um local de refúgio e descanso para o coração" - afirma o aluno Domingos Perloiro.

Categorias: Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Sexta, 22/01/2021

Recursos digitais imprescindíveis para a Igreja Católica

"O diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais" é o tema do encontro "Clique ao Toque" 2021, que vai decorrer no próximo dia 20 através da plataforma Zoom. Já no passado fim-de-semana houve uma sessão, também à distância.

Trata-se de uma jornada de formação destinada aos agentes da pastoral em geral.

Esta sexta edição "persegue os objetivos de sempre, que é ajudar a compreender, a pensar e a agir de forma consciente naquilo que são os dispositivos da cultura digital e a realizar a missão que nos é confiada", refere o padre Luís Miguel Rodrigues, um dos organizadores deste encontro.

A iniciativa "Clique ao Toque" tem como propósito descobrir de que forma o digital pode ser usado "como um recurso no apoio em contextos formais e informais de aprendizagem". Daí, esta iniciativa "constituir-se como uma resposta a esses anseios".

Ler artigo completo aqui.