Eventos

A decorrer neste mês

< >

Recursos digitais imprescindíveis para a Igreja Católica

"O diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais" é o tema do encontro "Clique ao Toque" 2021, que vai decorrer no próximo dia 20 através da plataforma Zoom. Já no passado fim-de-semana houve uma sessão, também à distância.

Trata-se de uma jornada de formação destinada aos agentes da pastoral em geral.

Esta sexta edição "persegue os objetivos de sempre, que é ajudar a compreender, a pensar e a agir de forma consciente naquilo que são os dispositivos da cultura digital e a realizar a missão que nos é confiada", refere o padre Luís Miguel Rodrigues, um dos organizadores deste encontro.

A iniciativa "Clique ao Toque" tem como propósito descobrir de que forma o digital pode ser usado "como um recurso no apoio em contextos formais e informais de aprendizagem". Daí, esta iniciativa "constituir-se como uma resposta a esses anseios".

Ler artigo completo aqui.

Faculdade de Teologia promove Formação "O Programa de EMRC do 7º ano: sua pertinência curricular"

A Faculdade de Teologia, em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã e com os Secretariados Diocesanos de Educação Cristã das dioceses de Porto, Vila Real e Aveiro, promove, no Porto, de 15 de maio a 19 de junho de 2021, a ação de formação em regime b-Learning dedicada ao tema «O Programa de EMRC do 7º ano: sua pertinência curricular».

Destinada a docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), a formação está acreditada para o grupo de recrutamento 290 - Educação Moral e Religiosa Católica e tem o registo CCPFC/ACC-111409/21.

A Ação releva para efeitos de progressão em carreira e a participação carece de inscrição online obrigatória.

Os conteúdos, programa e procedimentos de inscrição podem ser consultados aqui.

Categorias: Faculdade de Teologia

Quarta, 12/05/2021

Inscrições Abertas «Desafios emergentes para a gestão curricular do programa de EMRC»

A Faculdade de Teologia, em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã, promove, no Porto, de 6 de novembro a 11 de dezembro de 2021, a ação de formação em regime b-Learning dedicada ao tema «Desafios emergentes para a gestão curricular do programa de EMRC».

Destinada a docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), a formação está acreditada para o grupo de recrutamento 290 - Educação Moral e Religiosa Católica e tem o registo CCPFC/ACC-112615/21.

A Ação releva para efeitos de progressão em carreira e a participação carece de inscrição online obrigatória.

Os conteúdos, programa e procedimentos de inscrição poderão ser consultados aqui.

Categorias: Faculdade de Teologia

Quarta, 20/10/2021

Professor João Lourenço publica a obra «Profetas e Profecia em Israel»

«Profetas e Profecia em Israel», é o título da obra da autoria do Professor João Lourenço, publicada no passado dia 4 de agosto pela Universidade Católica Editora.

Esta obra tem como objetivo aproximar o leitor, crente ou meramente interessado no mundo bíblico, deste universo de literatura tão amplo e tão diversificado que é o espaço profético. A diversidade das suas vozes e das suas formas, literárias e simbólicas, fazem da literatura profética o centro da revelação bíblica.

A obra pode ser adquirida no website da Universidade Católica Editora.

 

Profetas e Profecia em Israel

Inscrições abertas para Formação Avançada em Jornalismo e Religiões

A 1.ª fase das inscrições para a Formação Avançada em Jornalismo e Religiões, uma organização conjunta da Faculdade de Ciências Humanas e da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, está aberta e decorre até ao dia 3 de dezembro. A 2.ª fase decorrerá de 4 de dezembro a 21 de janeiro de 2022.

Com início a 4 de fevereiro de 2022, esta Formação Avançada dirige-se a profissionais da comunicação social, outros profissionais com interesse na área e público em geral, funcionando em horário pós-laboral e em modelo presencial.

Sob a coordenação de Catarina Burnay e Nuno Estevão, está estruturada em 51h presenciais entre as 18h30 e as 21h30 (6ªs feiras) e as 10h00 e as 13h00 (sábados).

Consulte mais informações sobre a Formação Avançada em Jornalismo e Religiões aqui.

Alexandre Freire Duarte: "Da "teologia politica" ao ódio ao catolicismo na Nicarágua"

Quando Jean Jacques Rosseau, na senda da infundada «faith in science and development» de Francis Bacon, lançou a ideia do «bon sauvage», evocando a destruição da influência da sociedade para que a bondade humana irrompesse, não imaginaria certamente ao que isso conduziria. Desde logo, à «mauvaise sauvagerie» da Revolução Francesa e, através de Karl Marx e Antonio Gramsci, aos «bol’shiye uzhasy» do comunismo e ao «terrapieno sociale» do “marxismo cultural”. E, após e no que justifica estas palavras, à união entre a “foice e o martelo” aos “dólares” na perseguição à Igreja Católica na Nicarágua dos nossos dias.

A 27 de agosto deste ano, o reverendo padre Gonçalo Portocarrero d’Almada já falou, neste órgão informativo, sobre o que se está a passar nesse país. Não direi nada de melhor. A fasquia é insuperável. Mas gostaria de trazer à consideração um aspeto teológico que, infelizmente, se omite facilmente na sequência de elos que apontei no parágrafo precedente. Refiro-me ao papel dos pais europeus da, assim denominada, “teologia política” que, via Johann Baptist Metz e os seus discípulos, levaram aos pendentes menos cristãos da “teologia da libertação”.

Artigo completo disponível no Observador.

Lisbon Welcome Day

No dia 27 de setembro, a Universidade Católica Portuguesa esteve presente na 4ª edição do Lisbon Welcome Day.

O evento, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Erasmus Life Lisboa, no âmbito da rede StudyinLisbon, da qual a UCP faz parte, procura inovar todos os anos com atividades distintas.

Um dia destinado a receber estudantes estrangeiros a frequentar cursos ou programas de mobilidade em Portugal, simultaneamente promovendo o nosso país, e em especial Lisboa.

Com um programa completo com aulas de português e espetáculos de música e dança, o dia ficou marcado pelo discurso do Vice-Presidente da CML, Duarte Cordeiro.

Categorias: Institucional A Católica

Sexta, 28/09/2018

Prof.ª Doutora Ana Maria Jorge nomeada Diretora da Faculdade de Teologia

Por decreto da Congregação para a Educação Católica, datado de 26 de outubro de 2018, foi nomeada para Diretora da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa a Prof.ª Doutora Ana Maria Jorge, Professora Auxiliar, atualmente Diretora Interina desta Faculdade.

Categorias: Faculdade de Teologia

Terça, 20/11/2018

Alexandre Freire Duarte: "Cristianismo: humanismo e dignidade num mundo dilacerado"

Costumo andar nos transportes públicos. Fica-se a conhecer o Mundo; o ‘nosso’ extraordinário Mundo; um ‘Mundo’ pequeno geograficamente, mas imenso em pessoas ricas de vida; um ‘Mundo’ em plena transição epocal.

Numa das viagens da semana transata (escrevo este texto na segunda semana de outubro de 2023) estudantes Universitários conversavam entre si sobre os malefícios do Cristianismo para a sociedade. Não foi difícil diagnosticar de onde vinham as palavras que eram pronunciadas pelo mais loquaz e agregador de opiniões deles. Uma pessoa tristemente enganada por outras pessoas enganadas.

Não vale a pena, creio eu, estar a insistir na mesma tecla: ao longo de séculos, quase dois milénios mesmo, os contraexemplos de cristãos a serem tudo menos cristãos são abundantes. Nada justifica, de perto ou de longe, qualquer intuito em esconder essa realidade, do mesmo modo que não há qualquer motivo para se o fazer.

Artigo completo disponível no SOL.

José Tolentino de Mendonça vence Prémio Pessoa 2023

Mais do que “que coisa são as nuvens”, importa saber o que é uma Pessoa. Não só quem foi o poeta, mas quem é o ser humano. E é a esta peregrinação em direção ao outro que José Tolentino de Mendonça tem dedicado a vida: a pescar identidades, como em África, quando via o pai pescar no mar. Aos 58 anos, D. José para uns, o padre Tolentino de outros, ou a vossa eminência, o cardeal, para outros, o tímido José Tolentino Calaça de Mendonça vê-se o escolhido para receber o Prémio Pessoa de 2023.

(...)

Criado para homenagear em vida portugueses com contributos relevantes para o país, tendo como referência Fernando Pessoa, o prémio é atribuído pelo Expresso e pela Caixa Geral de Depósitos a indivíduos com percursos marcantes. Desta vez será atribuído ao padre, escritor e poeta, professor universitário, mas, sobretudo, ao tímido jovem madeirense, que nasceu no Machico e que chegou a cardeal. E mais uma vez, José Tolentino terá de vir a público agradecer por uma distinção que lhe é entregue.

Notícia completa no site do Expresso.

Criação da Católica Doctoral School

Em 2014 iniciou-se na Universidade Católica Portuguesa a discussão em torno da criação de uma Escola Doutoral, a criar como projeto pioneiro, com os objetivos de reforçar a qualidade do ensino do 3º ciclo.

Em consonância com os desenvolvimentos mundiais em matéria de educação doutoral, e com a ambição de reforçar a qualidade, a exigência e os mecanismos de verificação da integridade científica, atrair talento internacional, potenciar a inovação e o impacto social da investigação aqui produzida, a Universidade Católica Portuguesa assume uma estratégia institucional de qualificação da educação doutoral que se verte na criação de uma unidade académica, transversal à universidade.

O Conselho Superior avaliou, em reunião de 29 de março de 2019, a proposta desenvolvida pela comissão instaladora, de criação da designada Católica Doctoral School, tendo esta sido aprovada e criada por Decreto do Magno Chanceler 5/2019, de 9 de abril.

Universidade Católica Portuguesa

Categorias: Institucional

Seg, 13/05/2019

UCP promove uma política de tolerância zero contra os maus tratos e abusos

A Universidade Católica Portuguesa assume o compromisso de prevenir, detetar e atuar de forma contundente no seu campo de ação, contra qualquer forma de violência contra pessoas, especialmente menores e adultos em situações vulneráveis. Para isso, promove uma política de tolerância zero contra os maus tratos e abusos, sendo a primeira Universidade Portuguesa a assumir este posicionamento.

Mais informações

Categorias: Institucional

Terça, 28/05/2019

Alexandre Freire Duarte: "Quo vadis, “Fiducia supplicans”? (II)"

Depois do apontado na primeira parte deste meu ensaio histórico-teológico, que posso eu dizer agora sobre o que envolve a FS?

Em primeiro lugar, que tudo me parece muito claro. Tão claro que até me sinto um pouco acabrunhado ao dizer o que vou referir. Sim: o texto da FS pode andar, aqui e ali, por zonas de menor contraste entre o “preto” e o “branco”, mas se o faz é para chegar a todas as pessoas humanas – que nunca estão num de tais extremos – e garantir-lhes que Jesus também deseja fazer o mesmo num convite omni-perdoante rosto-a-rosto à conversão prática e concreta. E chegar até elas, envolvendo-as em espiritualidades e morais abertas. Quer dizer: um pouco à semelhança do afirmado pelo Professor Catedrático Jorge Teixeira da Cunha: «no sentido da sua adjacência maior ao mistério de Cristo, como redenção de todos os seres humanos, seja qual for a sua condição».

Artigo completo disponível no Observador.

Reitoria da UCP presente no encontro da SACRU em Barcelona

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, participou juntamente com os vice-Reitores, Prof. Luís Gustavo Martins, Prof.ª Teresa Lloyd Braga e Prof. José Manuel Pereira de Almeida, no Encontro da SACRU (Strategic Alliance of Catholic Research Universities), em Barcelona, que teve o seu foco em research intensive.

Este encontro junta 8 membros participantes, que se encontram entre as 10% melhores Universidades do Mundo. Entre estas, 4 das 10 melhores Universidades Católicas, de acordo com o ranking da Times Higher Education - THE.

Categorias: A Reitora Institucional SACRU

Seg, 04/11/2019

Apresentação Projeto Campus Veritati da UCP

No dia 28 de novembro foi apresentado o projeto do Campus Veritati da Universidade Católica Portuguesa, projeto da autoria do arquiteto João Luís Carrilho da Graça. O Campus Veritati, composto por dois edifícios, ficará situado na parte norte do atual Campus da UCP em Lisboa e irá receber as novas instalações da Católica Lisbon School of Business & Economics e um Centro de Conferências Multifuncional, espaço central que promove a ligação entre a UCP e a Comunidade. Este último edifício, altamente tecnológico, inclui um Centro de Inovação – E-Lab e um auditório que se pode caracterizar como state of the art, com capacidade para 700 pessoas.

Este projeto foi selecionado em processo de concurso, para o qual foram convidados um conjunto de arquitetos portugueses de grande renome. A escolha final foi realizada por um júri, com elementos internos e externos à Universidade, que apreciaram três projetos de excepcional qualidade, selecionados para a fase final deste processo. Nos elementos externos à UCP encontravam-se personalidades ligadas à cultura, engenharia e arquitetura, como é o caso do arquiteto espanhol Antonio Ortiz García.

Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa, explica que “… a escolha foi difícil, tendo sido eleito o projeto do Arquiteto Carrilho da Graça por possuir uma grande sobriedade e simplicidade, mas, simultaneamente, um grande caráter vanguardista, corporizando os valores da própria Universidade Católica Portuguesa.

Esta apresentação, que contou com a presença de personalidades da sociedade portuguesa de diferentes quadrantes, incluiu intervenções da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, de Filipe Santos, Diretor da Católica Lisbon School of Business & Economics e do arquiteto Carrilho da Graça.

O início da construção do Campus Veritati está previsto para 2021.

O projeto do Campus Veritati do arquiteto Carrilo da Graça, assim como os projetos que ficaram em 2º e 3º lugar no concurso, encontram-se em exposição na Galeria Fundação Amélia de Melo link para a notícia.

Categorias: Institucional

Quarta, 27/11/2019

Universidade Católica Portuguesa e Caixa Geral de Depósitos assinam protocolo de cooperação estratégica

Categorias: Institucional

Quinta, 19/07/2018

Cristina Sá Carvalho: "Escola: a hora da inovação compulsiva"

Parece que o modelo de escola a tempo inteiro chegou ao fim do seu controverso reinado e que novos modelos de gestão das escolas se impõem para evitar uma rutura humana e financeira. Assim, esta é a hora da verdadeira descentralização, talvez da municipalização plena.

Todos reconhecemos que os dias e os meses que se seguem serão de longas horas de reflexão, de escolhas cirúrgicas e de equilíbrios improváveis. Estamos, e estaremos, muito gratos a todos os profissionais do Serviço Nacional de Saúde, à coragem dos doentes que batalharam ao seu lado para querer viver, e às empresas e funcionários que mantiveram a nossa vida segura, organizada, alimentada, limpa. Também não esqueceremos a energia persistente dos pais de família a trabalhar e a ensinar em casa, nem todos os bravos habitantes de lares e outras estruturas de acolhimento.

E, agora que a batalha da implosão do Serviço Nacional de Saúde parece ganha, está na hora de inventar um mundo novo e o governo – muito mais ameaçado por um “Passos Coelho” do que por um “Churchill” – terá de estimular as medidas de recuperação de quase todos os sectores da sociedade. Dentre estes, a escola joga o habitual papel de go-between e é imprescindível assumir as mudanças que é necessário operar para que possa funcionar em confiança, inclusão, equidade e competência educativa.

Como a ciência aconselha a permanência do afastamento profilático, as escolas terão de trabalhar por turnos, de um reduzido número de horas, para garantir grupos pequenos nas salas e contenção durante os recreios. Como as turmas portuguesas são grandes e muitos equipamentos escolares envelhecidos e precários, é imprescindível um ajustamento restrito da carga horária presencial – a gerir com as famílias –, a introdução de atividade física orientada nos intervalos, a multiplicação de funcionários para garantir a ordem e a limpeza nos espaços comuns, tudo pensado, também, para proteger os adultos e as famílias, sem rebentar com o orçamento.

Parece que o modelo de escola a tempo inteiro chegou ao fim do seu controverso reinado e que novos modelos de gestão das escolas se impõem para evitar uma rutura humana e financeira. Assim, esta é a hora da verdadeira descentralização, talvez da municipalização plena, já que as decisões devem ser tomadas com um grande conhecimento das realidades mais locais e com a colaboração plena dos docentes, dos funcionários e dos pais. Certamente os professores mais experientes poderão gerir os currículos e reanalisar os programas em torno das aprendizagens essenciais de modo a discernir aquilo que será trabalhado em modo presencial e aquilo que pode ser encaminhado para a telescola e as plataformas de interação à distância.

Ler artigo completo aqui.

Próximos eventos

Recursos digitais imprescindíveis para a Igreja Católica

"O diálogo entre a vida e a fé nos dispositivos digitais" é o tema do encontro "Clique ao Toque" 2021, que vai decorrer no próximo dia 20 através da plataforma Zoom. Já no passado fim-de-semana houve uma sessão, também à distância.

Trata-se de uma jornada de formação destinada aos agentes da pastoral em geral.

Esta sexta edição "persegue os objetivos de sempre, que é ajudar a compreender, a pensar e a agir de forma consciente naquilo que são os dispositivos da cultura digital e a realizar a missão que nos é confiada", refere o padre Luís Miguel Rodrigues, um dos organizadores deste encontro.

A iniciativa "Clique ao Toque" tem como propósito descobrir de que forma o digital pode ser usado "como um recurso no apoio em contextos formais e informais de aprendizagem". Daí, esta iniciativa "constituir-se como uma resposta a esses anseios".

Ler artigo completo aqui.

Faculdade de Teologia promove Formação "O Programa de EMRC do 7º ano: sua pertinência curricular"

A Faculdade de Teologia, em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã e com os Secretariados Diocesanos de Educação Cristã das dioceses de Porto, Vila Real e Aveiro, promove, no Porto, de 15 de maio a 19 de junho de 2021, a ação de formação em regime b-Learning dedicada ao tema «O Programa de EMRC do 7º ano: sua pertinência curricular».

Destinada a docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), a formação está acreditada para o grupo de recrutamento 290 - Educação Moral e Religiosa Católica e tem o registo CCPFC/ACC-111409/21.

A Ação releva para efeitos de progressão em carreira e a participação carece de inscrição online obrigatória.

Os conteúdos, programa e procedimentos de inscrição podem ser consultados aqui.

Categorias: Faculdade de Teologia

Quarta, 12/05/2021

Professor João Lourenço publica a obra «Profetas e Profecia em Israel»

«Profetas e Profecia em Israel», é o título da obra da autoria do Professor João Lourenço, publicada no passado dia 4 de agosto pela Universidade Católica Editora.

Esta obra tem como objetivo aproximar o leitor, crente ou meramente interessado no mundo bíblico, deste universo de literatura tão amplo e tão diversificado que é o espaço profético. A diversidade das suas vozes e das suas formas, literárias e simbólicas, fazem da literatura profética o centro da revelação bíblica.

A obra pode ser adquirida no website da Universidade Católica Editora.

 

Profetas e Profecia em Israel

Inscrições Abertas «Desafios emergentes para a gestão curricular do programa de EMRC»

A Faculdade de Teologia, em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã, promove, no Porto, de 6 de novembro a 11 de dezembro de 2021, a ação de formação em regime b-Learning dedicada ao tema «Desafios emergentes para a gestão curricular do programa de EMRC».

Destinada a docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), a formação está acreditada para o grupo de recrutamento 290 - Educação Moral e Religiosa Católica e tem o registo CCPFC/ACC-112615/21.

A Ação releva para efeitos de progressão em carreira e a participação carece de inscrição online obrigatória.

Os conteúdos, programa e procedimentos de inscrição poderão ser consultados aqui.

Categorias: Faculdade de Teologia

Quarta, 20/10/2021

Inscrições abertas para Formação Avançada em Jornalismo e Religiões

A 1.ª fase das inscrições para a Formação Avançada em Jornalismo e Religiões, uma organização conjunta da Faculdade de Ciências Humanas e da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, está aberta e decorre até ao dia 3 de dezembro. A 2.ª fase decorrerá de 4 de dezembro a 21 de janeiro de 2022.

Com início a 4 de fevereiro de 2022, esta Formação Avançada dirige-se a profissionais da comunicação social, outros profissionais com interesse na área e público em geral, funcionando em horário pós-laboral e em modelo presencial.

Sob a coordenação de Catarina Burnay e Nuno Estevão, está estruturada em 51h presenciais entre as 18h30 e as 21h30 (6ªs feiras) e as 10h00 e as 13h00 (sábados).

Consulte mais informações sobre a Formação Avançada em Jornalismo e Religiões aqui.