Eventos

A decorrer neste mês

< >

Portugueses estão a desenvolver teste de saliva para a covid-19

E se bastasse uma pequena gota de saliva para verificar se alguém está, ou já esteve, infetado com o novo coronavírus? Pode parecer futurista, mas em Portugal um grupo de médicos e investigadores liderados por Nuno Rosa, professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e investigador de um dos seus laboratórios, o Saliva Tec, sediado no campus de Viseu da UCP, está a trabalhar no desenvolvimento de um teste desse tipo. E os resultados não podiam ser mais promissores.

"Estamos ainda a recolher os últimos dados, mas os nossos resultados mostram que a ideia funciona, a prova de conceito está feita", garante Nuno Rosa, sublinhando que o grupo está agora "na fase de encontrar parceiros para desenvolver e criar um teste miniaturizado para aplicação em larga escala".

O caminho até lá é complexo, mas o objetivo é ter o teste disponível, "talvez, em meados do próximo ano, se tudo correr bem".

A ideia de criar um método para detetar, não só a presença de partículas do SARS-CoV-2, mas também de anticorpos contra ele, usando apenas uma amostra de saliva, surgiu de forma natural entre os investigadores do Saliva Tec. Afinal o que ali fazem é isso mesmo: investigação sobre este fluido biológico, que é muito rico em informação, para aplicação ao diagnóstico em saúde.

"Trabalhamos nesta área há anos, e em 2014 ganhámos um financiamento do Portugal 2020 para montar este laboratório, o único no país especificamente criado para a investigação fundamental nesta área", diz Nuno Rosa. E explica: "Usamos a saliva como fluido informativo sobre a saúde e a partir daí desenvolvemos estratégias de diagnóstico para diferentes patologias, nomeadamente a diabetes, para a qual já temos vários estudos publicados."

Ao contrário do que acontece com as análises sanguíneas que são hoje rotina no diagnóstico em saúde, a saliva, apesar de ter muita informação biológica - contém mais de quatro mil moléculas diferentes e outros tantos microrganismos que, no seu conjunto, são o microbioma oral -, está muito pouco explorada nesse sentido. "É necessário fazer essa investigação fundamental, estudar e estabelecer os parâmetros que para cada molécula definem a diferença entre a saúde e a doença, para se poder operacionalizar ferramentas de diagnóstico a partir da saliva. É isso que fazemos no Saliva Tec ", explica Nuno Rosa.

Entretanto, surgiu a pandemia. Com todas as suas vítimas, os pesados problemas económicos e as muitas restrições sociais que gerou, a covid-19 acabou por ser também uma oportunidade de desenvolver investigação inovadora, que poderá agora ter um impacto positivo na saúde da comunidade, num momento difícil e cheio de incertezas.

Ler artigo completo aqui.

Bernardo Nunes de Sousa, alumnus da Faculdade de Medicina Dentária, nomeado para lista de melhores médicos do mundo

O médico dentista português Bernardo Nunes de Sousa foi incluído na lista da turma de 2022 “Doctor-To-Doctor-World’s Top 100”, promovido pela associação internacional Global Summits Institute (GSI).

Bernardo Nunes de Sousa iniciou o seu percurso profissional após concluir o seu Mestrado Integrado em Medicina Dentária, na Faculdade de Medicina Dentária (Viseu), em 2012, onde obteve a classificação mais elevada, “summa cum laude”. Foi durante estes primeiros anos da sua formação que surgiu a sua grande paixão pela implantologia. É criador do FULL ARCH CLUB − a plataforma mundial de ensino de implantologia de arcada total, através da qual tem participado na formação de centenas de médicos dentistas.

Mais informações 

Categorias: Faculdade de Medicina Dentária

Seg, 09/08/2021

André Correia, docente na Faculdade de Medicina Dentária da Católica, eleito presidente da International Team for Implantology

André Correia é o novo presidente da International Team for Implantology (ITI). O docente da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa é o primeiro médico dentista português a exercer o cargo de presidente na secção Ibérica da ITI.

O médico dentista foi eleito presidente na reunião anual de Fellows da secção Ibérica da ITI, que decorreu em Vila Nova de Gaia nos dias 19 e 20 de novembro.

Nesta reunião, participaram três docentes da Faculdade de Medicina Dentária da UCP: André Correia, Diretor do ITI Study Club Porto, e Filipe Araújo e Tiago Marques, Diretores do ITI Study Club Viseu. O primeiro dia foi dedicado a conferências científicas sobre temas da atualidade da Implantologia Dentária. Tiago Marques foi um dos oradores convidados com a conferência intitulada “Digital Workflow in Implant Dentistry”.

No segundo dia, foram realizadas as reuniões de Fellows e de Diretores de Study Clubs de toda a Península Ibérica e foi realizada a eleição de uma nova direção da secção Ibérica da ITI. A nova direção é constituída por André Correia (Presidente), Antonio Liñares (Delegação de Educação), José María Ferrandiz (Coordenador dos ITI Study Clubs) e Laurence Adriaense (Responsável de Comunicação).

A ITI é uma associação global de profissionais de implantologia dentária. Os objectivos da ITI são a promoção e divulgação de conhecimento fundamentado sobre implantologia dentária através da educação e investigação.

 

Categorias: Faculdade de Medicina Dentária

Seg, 06/12/2021

“A Universidade participa de forma privilegiada no esforço coletivo de pensar o mundo”

Professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Miguel Poiares Maduro é aos 55 anos de idade o novo Diretor da Católica Global School of Law. Nesta Escola, pioneira em Portugal e uma das primeiras da Europa continental a oferecer programas de LL.M. (Magister Legum or Legum Magister), ensina e co-coordena o LL.M. Law in a European and Global Context e é titular da Cátedra VdA em Digital Governance. Doutorado em Direito no Instituto Universitário Europeu, em Florença, Itália, onde foi professor, dirigiu o Programa de Global Governance. Muito jovem ainda foi advogado geral no Tribunal Europeu de Justiça no Luxemburgo. E em Portugal, onde é considerado um príncipe da política, foi ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional do Governo do PSD liderado por Pedro Passos Coelho. Nesta entrevista fala-nos do futuro do ensino do Direito e da internacionalização da Escola e estabelece a fasquia: fazer dela uma das melhores e mais reputadas escolas de Direito do mundo.

Sente-se mais político ou professor de Direito?

Professor de Direito. A política é um exercício cívico de participação pública que pode ser feito de formas diferentes, mais ou menos intensas, ao longo da vida. Mas a minha profissão e aquilo que me define intelectualmente é ser professor. Investigar e ensinar é aquilo que mais me define. Mas também não esqueço a relação entre ser professor e ter participação cívica. Cada vez mais os investigadores e professores têm uma responsabilidade em transferir conhecimento para o espaço público, embora isso não tenha de assumir formas de participação política partidária. A política, por sua vez, ganharia muito se prestasse mais atenção ao método e qualidade dos processos de decisão como exige a ciência.

Artigo completo disponível no Jornal Económico.

Miguel Poiares Maduro: "Muito mudou na democracia" com o digital

Miguel Poiares Maduro, que é diretor da Global Law School, Universidade Católica Portuguesa, e professor da Cátedra Vieira de Almeida, vai marcar presença na 31.º edição do Congresso da APDC, no painel de debate sobre democracia na era digital.

"Muito mudou na democracia" com o digital, afirma Miguel Poiares Maduro, salientando que se pode olhar para este tema de "muitas perspetivas" e "dimensões".

Mas "talvez aquela mais relevante e mais óbvia e que mais se discute tem a ver com as alterações na forma como funciona o nosso espaço público em que assenta a democracia", ou seja, a existência de "um espaço público onde as pessoas trocam opiniões, argumentos, formam a suas preferências" e com base nelas escolhem os políticos e responsabilizam esses políticos, aponta Miguel Poiares Maduro.

Ou seja, o espaço público "é o componente principal do ecossistema democrático" e "esse espaço público está em alteração profunda em consequência das alterações digitais", sublinha o professor.

Isto porque estas "alteram a forma como as pessoas se relacionam", não apenas a escala, já que as redes sociais permitem que seja possível comunicar "com muito mais pessoas ao mesmo tempo" do que anteriormente, mas também permitem o contacto direto, explica.

Artigo completo disponível no Notícias ao Minuto.

Católica Global School of Law lança concurso para apoiar startups de Legal Tech

Durante o evento, um grupo seleccionado de startups de Legal Tech terá a oportunidade de fazer uma curta apresentação perante um painel de investidores, empreendedores e especialistas, que analisarão a viabilidade dos projectos e seleccionarão um vencedor. Feedzai, Google, Microsoft e OutSystems são algumas das tecnológicas que marcarão presença na iniciativa.

Além da oportunidade de apresentar as suas ideias e desenvolver uma rede de contactos no South Summit, em Madrid, a startup vencedora terá acesso a um programa de mentoria, bem como a um conjunto de oportunidades de investimento que impulsionarão o desenvolvimento do projecto.

Artigo completo disponível na Human Resources.

Gonçalo Saraiva Martins: "A crise energética e o hidrogénio verde"

Portugal e a Europa vivem uma das maiores crises energéticas de que há memória, em larga medida resultado da guerra e das suas consequências no plano do abastecimento de gás e de petróleo. Mas não só. Era já muito evidente a insustentabilidade do nosso modelo energético. Não por acaso, a estratégia europeia evoluiu para um modelo de transição para fontes de energia limpa, de preferência renováveis. Veja-se, a este propósito, que mesmo antes da guerra, e no contexto da recuperação das economias europeias da recessão causada pela pandemia, o PRR, tal como desenhado pelas instituições europeias, elegeu a transição energética como um dos pilares do futuro da economia europeia, no qual vale a pena investir.

Vem isto a propósito da aposta recente no hidrogénio verde, a partir da estratégia nacional para o hidrogénio.

Nota: Artigo completo disponível no Jornal Económico.

Susana Falardo Ramos é eleita Presidente da European Academy of Dental Sleep Medicine

Susana Falardo Ramos, docente na Faculdade de Medicina Dentária, Centro Regional de Viseu da UCP, foi eleita Presidente da European Academy of Dental Sleep Medicine (EADSM), no dia 13 de outubro de 2022, em Florença.

Com a unanimidade dos votos dos membros e associados, é a quarta presidente eleita e a primeira portuguesa a destacar-se internacionalmente e a assumir o cargo desta prestigiada academia.

Susana Falardo é especialista Europeia em Medicina Dentária do Sono pela EADSM e Board Diplomate pela American Board of Dental Sleep Medicine, co-autora de artigos científicos e livros académicos, palestrante nacional e internacional na área da medicina dentária do sono. Muito recentemente, assumiu a Cocoordenação da Pós-graduação em Ciências do Sono, na Universidade Católica Portuguesa.

A academia que agora preside, tem liderado a formação e divulgação da medicina dentária do sono, numa abordagem multidisciplinar, na Europa, desde 2006. A EADSM conta com afiliações das congéneres científicas nacionais europeias e com outras no resto do mundo.

Categorias: Faculdade de Medicina Dentária

Terça, 18/10/2022

Dia Mundial do Sorriso: Como os futuros dentistas da Católica mudam vidas

“O sorriso é uma das primeiras coisas em que reparamos quando conhecemos alguém”. Quem o diz é Francisca Almeida, estudante do 5.º ano de Medicina Dentária, que todos os dias se depara com dezenas de sorrisos diferentes.

Enquanto dentista em formação, acredita que consegue “ajudar as pessoas a terem um sorriso que as deixa mais confortáveis e confiantes”, algo que pode “ter um impacto importante” na vida dos pacientes. “Nós não salvamos vidas, mas conseguimos fazer as pessoas sorrir”, defende Enrico Rondone, colega da finalista na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica, em Viseu.

É nesta faculdade, na Clínica Dentária Universitária, que os estudantes do Mestrado Integrado têm o primeiro contacto com a prática clínica e as diferentes especialidades. “Todos os dias na clínica são especiais”, é assim que Francisca descreve a experiência de conhecer novos pacientes, “com personalidades diferentes”, diariamente. “É mesmo muito giro, porque crescemos enquanto dentistas e pessoas”, explica.

Já Enrico, de 28 anos, aproveita a clínica também para praticar a língua portuguesa. O estudante veio de Itália para seguir o sonho de ser dentista, depois de ter tirado uma licenciatura em Higiene Oral. “Na clínica, tenho de falar outro idioma que não o meu, mas adoro estar em contacto com as pessoas, é uma experiência muito interessante”, partilha.

Para quem está sentado na cadeira do paciente, nem sempre é fácil, mas os futuros dentistas tentam consciencializar as pessoas para a importância de cuidar da saúde oral e procuram desmistificar alguns preconceitos.

“Há muitos mitos”, explica Francisca. “Quando vão fazer uma limpeza, como estamos a limpar o tártaro, as pessoas por vezes acham que estamos a deixar os dentes delas mais frágeis, o que não é verdade”. Outra falsa ideia é que “devemos deixar de escovar os dentes quando há sangramento gengival”. A estudante explica a importância de escovar “de forma mais delicada e insistir na zona afetada” para ajudar a remover os fatores causadores de inflamação.

Já Enrico deixa três conselhos essenciais para manter um sorriso saudável: “escovar os dentes três vezes por dia, usar sempre fio dentário, e de vez em quando bochechar com elixir”.

 

estudantes de Medicina Dentária

"Se Costa tiver interferido no caso BIC há “razão suficiente” para questionar “a sua continuidade"

"Sempre que ele intervém de forma precipitada, intervém quase sempre mal". É desta maneira que Miguel Poiares Maduro fala da atuação do Presidente da República. Aliás, o antigo governante não poupa Marcelo Rebelo de Sousa que acusa de ter "uma tendência para não perder o seu hábito de comentador televisivo e para se pronunciar permanentemente sobre tudo e alguma coisa". Em relação às hipóteses de Pedro Passos Coelho ser candidato a Belém a resposta é pronta: Passos "pode ser o que quiser".

Na semana passada, no lançamento do livro de Carlos Costa na Gulbenkian, metade do Governo de Passos Coelho marcou presença. O antigo governador do Banco de Portugal revela que foi pressionado pelo primeiro-ministro. O líder do PSD disse que iria continuar a pedir explicações ao primeiro-ministro já enviou várias perguntas. O partido deveria avançar para uma comissão parlamentar de inquérito já ou deve esperar-se?

Tive oportunidade de ler as perguntas do PSD. Parecem-me muito pertinentes e muito bem-feitas e, portanto, estou plenamente de acordo com essa estratégia. O primeiro-ministro tem de responder àquelas perguntas. Uma das coisas que tenho ouvido é que é natural que o primeiro-ministro comunique com o governador do Banco de Portugal. É verdade. A independência não é colocada em causa por existir comunicação em matérias em que as competências das duas partes se possam de alguma forma cruzar. É precisamente por isso que é que é importante que o governador do Banco de Portugal não seja escolhido pelo primeiro-ministro.

Artigo completo disponível na Renascença.

 

 

Católica Global School of Law organiza evento sobre justiça no ecossistema musical

Católica Global School of Law organiza evento sobre justiça no ecossistema musical

A Católica Global School of Law e o Católica Research Centre for the Future of Law irão levar a cabo, no próximo dia 13 de abril, pelas 15:30 horas, a realização de uma palestra, onde será debatida a justiça dos algoritmos de música nos serviços de streaming, incluindo as maiores plataformas de partilha de conteúdos.

No âmbito do novo projeto de investigação “Fair MusE”, coordenado pela Universidade Católica Portuguesa e sob o tema “Quão justos são os algoritmos musicais?”, o evento tem como finalidade refletir sobre os principais desafios que os criadores musicais enfrentam na era dos serviços de streaming e das redes sociais, tendo em vista um ecossistema musical mais justo e mais competitivo.

Artigo completo disponível no Mais Superior.

Faculdade de Medicina Dentária da Católica abre portas aos mais novos

A Faculdade de Medicina Dentária (FMD) da Universidade Católica em Viseu, abriu as suas portas a estudantes do ensino básico e secundário, no passado dia 26 de abril.

Crianças e jovens visitaram os laboratórios e clínica dentária, e tiveram a oportunidade de conhecer a oferta formativa da FMD.

Os visitantes contaram com um programa que incluiu atividades laboratoriais das áreas de microbiologia, biologia molecular e genética, para experimentar alguns dos recursos e tecnologias inovadoras que a Faculdade tem para oferecer.

A Faculdade organizou também um workshop sobre saúde e higiene oral destinado aos participantes mais novos. A visita permitiu ainda o contacto com investigadores, docentes e estudantes da FMD, numa partilha de experiências, conhecimento e interesses.

A Faculdade de Medicina Dentária vai voltar a abrir as suas portas, para o OPEN DAY Biomedicina ONLINE, no dia 26 de maio, pelas 12h00.

Este evento está pensado para alunos do Ensino Secundário que desejam saber mais sobre o programa da Licenciatura em Ciências Biomédicas e para jovens licenciados que pretendam conhecer o novo Mestrado em Biomedicina Aplicada (ramo de computação | ramo de gestão).


 

Faculdade de Medicina Dentária da Católica abre portas aos mais novos

Categorias: Faculdade de Medicina Dentária

Terça, 23/05/2023

Miguel Poiares Maduro galardoado com Prémio de Ética

Miguel Poiares Maduro, Diretor da Católica Global School of Law, foi galardoado com o prestigiado Ethic Award no Fórum Oscar Pomilio, realizado em Pescara, Itália. O Fórum tem como objetivo reunir intelectuais e representantes de várias áreas e culturas para explorar os fundamentos éticos e morais das sociedades globalizadas e promover um desenvolvimento consciente e humano.

O Ethic Award, que representa os objecivos centrais do Fórum, é atribuído todos os anos a indivíduos reconhecidos internacionalmente que tenham demonstrado capacidades excepionais na interpretação e promoção da ética e da moral de forma inovadora nos seus respectivos domínios. Este ano, o Comité Científico do Fórum Oscar Pomilio enalteceu Miguel Poiares Maduro pela sua dedicação ao avanço da ética nas instituições públicas através dos seus extensos estudos, investigação e atividades. 

O Ethic Award, que representa os objecivos centrais do Fórum, é atribuído anualmente a indivíduos reconhecidos internacionalmente que tenham demonstrado capacidades excepionais na interpretação e promoção da ética e da moral de forma inovadora nos seus respectivos domínios. Este ano, o Comité Científico do Fórum Oscar Pomilio enalteceu Miguel Poiares Maduro pela sua dedicação ao avanço da ética nas instituições públicas através dos seus extensos estudos, investigação e atividades. 

O Prémio de Ética já foi anteriormente atribuído a indivíduos distintos de várias áreas que exemplificaram os valores que o Fórum Oscar Pomilio promove. Entre os anteriores galardoados encontram-se personalidades como Ginger Lew, antigo consultor da Casa Branca e presidente da NASDAQ, Kristina Persson, ministra das estratégias para o desenvolvimento futuro da Suécia, Kathleen Kennedy, embaixadora cultural dos Estados Unidos da América, Kareem Abdul Jabbar, antigo jogador profissional de basquetebol, Daniel Libeskind, arquiteto, entre outros. 

Para além do Ethic Award, Miguel Poiares Maduro foi anteriormente distinguido com o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Keio, em Tóquio, e condecorado pelo Presidente da República Portuguesa com a Ordem de Sant'Iago da Espada. Entre as suas realizações contam-se o Prémio Rowe e Maw, o Prémio Obiettivo Europa para a melhor tese de doutoramento do European University Institute e o Prémio Gulbenkian de Ciência.

Categorias: Católica Global School of Law

Sexta, 07/07/2023

Professor Dimitris Tatakis – “Fulbright Award in Dental Medicine” na Faculdade de Medicina Dentária da Católica

A Faculdade de Medicina Dentária irá receber o Professor Dimitris Tatakis, no âmbito de mais um “Fulbright Award in Dental Medicine”, para desenvolvimento do projeto “Periodontia Regenerativa e Diagnóstico Periodontal”. O Professor Tatakis é professor e Diretor da Divisão de Periodontologia na Ohio State University (OSU), e irá colaborar na docência do Mestrado Integrado em Medicina Dentária, na Pós-Graduação em Periodontologia e em atividades de investigação do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS-Católica).

Os principais interesses científicos do Professor Tatakis focam a Investigação Clínica e Medicina Translacional, com ênfase na cirurgia periodontal regenerativa, cicatrização de feridas periodontais e interações periodontal-sistémicas. Tem particular interesse na identificação e estudo de fatores do indivíduo que determinam os resultados regenerativos e nas interações entre a terapia periodontal e os biomarcadores sistémicos. 

Esta é mais uma oportunidade para docentes e alunos da Faculdade de Medicina Dentária trocarem experiências e conhecimento. O projeto irá decorrer de fevereiro a maio de 2021 e permitirá estreitar colaborações de investigação internacionais, neste caso, entre a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade norte-americana do estado de Ohio.

Categorias: Faculdade de Medicina Dentária

Seg, 25/01/2021

Procura de LL.M. em alta apesar da pandemia

A Católica trouxe para o país formação avançada na área do Direito, que continua a crescer em termos de oferta e de procura. Um master of Law ou LL.M. é uma formação avançada na área do Direito, distinguindo-se dos mestrados lecionados na Europa continental e em Portugal pelo facto de apenas poder ser frequentado por alguém que já tem formação em Direito.

“O LL.M. corresponde a uma formação internacional, olhando para o futuro. A procura por um LL.M. é já uma realidade noutros países. Muitos advogados em empresas e escritórios em toda a Europa têm um LL.M. até porque o mercado lhes exige essa formação”, salientou ao Jornal Económico Gonçalo Saraiva Matias, diretor da Católica Global School of Law.

João Ribeiro, professor associado da Escola de Direito da Universidade do Minho e diretor do LL.M. Transglobal and European Business Law, explicou-nos, por sua vez, os motivos que justificam a boa aceitação do programa pelo mercado: “No que respeita concretamente ao nosso programa, penso que são várias as razões: competências técnicas muito específicas e diferenciadas, mas ainda assim de grande abrangência, domínio do inglês jurídico, rigor na preparação dos graduados e das suas soft skills (experiência em ambientes internacionais, preparação de documentos científicos e técnicos)”.

Como é a oferta de LLM em Portugal? A Católica Global School of Law, que integra a Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, introduziu o LL.M. em Portugal e é a escola que tem maior oferta no país. Disponibiliza três programas de LL.M.: Law in a European and Global Context, International Business Law e LL.M. Law in a Digital Economy.

Este último programa foi criado no ano passado, dirige-se a recém-licenciados em Direito e jovens advogados de todo o mundo que procurem um programa desafiante e interdisciplinar sobre direito e tecnologia. “Durante vários anos estivemos em brainstorming com os nossos patrocinadores, as maiores sociedades de advogados e algumas grandes empresas.

Era claro que o futuro passava pela relação entre direito e tecnologia. Mas não quisemos oferecer apenas mais um programa nesta área como outros que já existem em universidades europeias e norte-americanas”, realça o responsável pela Católica Global School of Law. Sobre a procura por este programa, Gonçalo Saraiva Matias explica que “num ano de crise e de pandemia, temos o número mais elevado de alunos de sempre, o que mostra a confiança na Católica Global School of Law”.

Nota: Pode ler o artigo na íntegra na edição impressa do Jornal Económico de 26 de fevereiro de 2021.

Docentes da Faculdade de Medicina Dentária participam no 30.º Congresso da OMD

Decorreu, entre os dias 4 e 6 de novembro, no Altice Forum Braga, o 30º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas. André Correia e Miguel Cardoso, docentes da Faculdade de Medicina Dentária da UCP, fizeram parte da Comissão Científica e Comissão Organizadora, respetivamente, do maior evento científico de Medicina Dentária da Portugal. 

André Correia participou ainda na avaliação de posters em conjunto com José Frias Bulhosa (UFP) e Joana Garcez (CESPU) e moderou, com Luis Pires Lopes (FMDUL), a sessão científica de Prótese Removível, dada pelos conferencistas José Luis Antonaya (Univ. Rey Juan Carlos, Madrid, Espanha) e Victor Cerdá (Alicante, Espanha).

Patrícia Couto, docente da Faculdade de Medicina Dentária da UCP, moderou a sessão científica de Medicina Oral, ministrada por Pía López Jornet (Universidade de Múrcia) e subordinada à abordagem terapêutica da patologia oral nos pacientes idosos.

De destacar ainda as conferências dos docentes Nélio Veiga e Maria José Correia, coordenadores do Mestrado Integrado em Medicina Dentária, e Marlene Barros, Diretora da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa, sobre o Ensino, Formação e Investigação em Medicina Dentária. Como conferencista convidado participou também Rui Figueiredo (Univ. de Barcelona), consultor externo do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS).

Os estudantes da Faculdade de Medicina Dentária da UCP marcaram também presença no 30º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.

Categorias: Faculdade de Medicina Dentária

Quinta, 18/11/2021

Faculdade de Medicina Dentária da UCP promove ações de saúde oral em parceria com a Associação Reencontro

Médicos dentistas, alunos do Mestrado Integrado em Medicina Dentária e auxiliares da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa estão a trabalhar na promoção da Saúde Oral de crianças e pais, do concelho de Gouveia.

Em parceria com a Associação Reencontro, estão a ser realizados tratamentos médico-dentários, na Clínica Dentária Universitária – UCP, desde abril de 2020, para além de rastreios à COVID-19 e atividades sobre ciência.

O projeto, iniciado em 2019, abrange todas as crianças da rede pré-escolar e do 1.º ciclo (cerca de 104 crianças de 3 a 5 anos e 325 crianças dos 6 a 9 anos matriculadas no ano letivo de 2021/2022). Estão também incluídos os encarregados de educação e cuidadores dessas crianças em meio escolar.

Esta parceria irá manter-se até 2023, mas poderá ser prolongada no futuro.

Um projeto de solidariedade para conhecer hoje, às 21h na RTP1, na reportagem "(Re)Encontro no Interior", da jornalista Filipa Simas, com imagem de Carlos Oliveira e edição de Liliana Claro.

Categorias: Faculdade de Medicina Dentária

Quinta, 23/12/2021

Miguel Poiares Maduro. Populistas, autocratas e soluções para reformar a democracia

Esta semana, no podcast 45 Graus, o convidado é Miguel Poiares Maduro, director da Global Law School da Universidade Católica de Lisboa e do Fórum Futuro da Fundação Gulbenkian. Foi ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional entre 2013 a 2015, no governo de Pedro Passos Coelho. Foi Advogado Geral no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias até Outubro de 2009. É licenciado pela Faculdade de Direito de Lisboa e doutorado pelo Instituto Universitário Europeu de Florença. Em Novembro de 2020, publicou, em co-autoria com Paul Kahn, Democracy in Times of Pandemic (Democracia em tempos de pandemia), onde reflectem sobre alguns desafios que as democracias vivem e que a pandemia veio tornar especialmente nítidos.

Miguel Poiares Maduro tem-se dedicado a estudar e pensar desafios como a ascensão do populismo e a vaga autoritária mais abrangente em que ele se enquadra, assim como as reformas possíveis para reconciliar os cidadãos com a democracia liberal, enquanto director do Fórum Futuro da Fundação Gulbenkian, um projecto que visa discutir temas importantes para o futuro do mundo e do país.

Artigo completo disponível no Jornal Público.

 

Católica Learning Innovation Lab debate o 1.º ciclo de workshops pedagógicos para docentes da UCP

A equipa do Católica Learning Innovation Lab (CLIL) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), dinamizou, no dia 20 de dezembro, no Centro Regional do Porto, o Encontro de Inovação Natalícia, onde debateu a organização de diversas iniciativas de desenvolvimento pedagógico para toda a comunidade académica. 

No encontro analisaram-se temas sugeridos por docentes da Universidade para o 1º Ciclo de Workshops Pedagógicos destinado a docentes da UCP. Os workshops online irão realizar-se, entre 23 de janeiro e 3 de fevereiro de 2023, e permitirão explorar com mais detalhe novas metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas ao Ensino Superior.

Este será o ponto de partida para a ação seguinte do CLIL: a criação de comunidades de prática de inovação pedagógica na Universidade Católica. Estas comunidades permitirão aos docentes testar novas abordagens de ensino-aprendizagem, aplicando-as às suas unidades curriculares.

O CLIL foi criado com o objetivo de identificar, experimentar e ensaiar abordagens pedagógicas inovadoras, contando para tal com a colaboração de docentes, investigadores e estudantes da Universidade, assim como com o apoio de um conselho de parceiros estratégicos do tecido empresarial e da sociedade civil.

O laboratório enquadra-se no projeto “Skills 4 Pós-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior”, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do PO CH – Programa Operacional Capital Humano, através do FSE – Fundo Social Europeu.

Categorias: Investigação e Inovação Investigação

Terça, 20/12/2022

3ª edição da Pós-graduação em Reabilitação Oral Protética Digital

A 3.ª edição da Pós-graduação da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica, Reabilitação Oral Protética Digital contou com a participação de prestigiados conferencistas nacionais e internacionais, bem como com os docentes André Correia, Tiago Marques, Patrícia Fonseca e Filipe Araújo.

Esta edição contou também com a participação entusiasta de alunos, docentes e funcionários.

A Pós-graduação em Reabilitação Oral Protética Digital é uma das ofertas formativas da UpGrad, apoiada pelo projeto TRAINING4RESILIENCE, financiado pela União Europeia (NextGenerationEU), Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Categorias: Faculdade de Medicina Dentária

Terça, 11/07/2023

Próximos eventos

Portugueses estão a desenvolver teste de saliva para a covid-19

E se bastasse uma pequena gota de saliva para verificar se alguém está, ou já esteve, infetado com o novo coronavírus? Pode parecer futurista, mas em Portugal um grupo de médicos e investigadores liderados por Nuno Rosa, professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e investigador de um dos seus laboratórios, o Saliva Tec, sediado no campus de Viseu da UCP, está a trabalhar no desenvolvimento de um teste desse tipo. E os resultados não podiam ser mais promissores.

"Estamos ainda a recolher os últimos dados, mas os nossos resultados mostram que a ideia funciona, a prova de conceito está feita", garante Nuno Rosa, sublinhando que o grupo está agora "na fase de encontrar parceiros para desenvolver e criar um teste miniaturizado para aplicação em larga escala".

O caminho até lá é complexo, mas o objetivo é ter o teste disponível, "talvez, em meados do próximo ano, se tudo correr bem".

A ideia de criar um método para detetar, não só a presença de partículas do SARS-CoV-2, mas também de anticorpos contra ele, usando apenas uma amostra de saliva, surgiu de forma natural entre os investigadores do Saliva Tec. Afinal o que ali fazem é isso mesmo: investigação sobre este fluido biológico, que é muito rico em informação, para aplicação ao diagnóstico em saúde.

"Trabalhamos nesta área há anos, e em 2014 ganhámos um financiamento do Portugal 2020 para montar este laboratório, o único no país especificamente criado para a investigação fundamental nesta área", diz Nuno Rosa. E explica: "Usamos a saliva como fluido informativo sobre a saúde e a partir daí desenvolvemos estratégias de diagnóstico para diferentes patologias, nomeadamente a diabetes, para a qual já temos vários estudos publicados."

Ao contrário do que acontece com as análises sanguíneas que são hoje rotina no diagnóstico em saúde, a saliva, apesar de ter muita informação biológica - contém mais de quatro mil moléculas diferentes e outros tantos microrganismos que, no seu conjunto, são o microbioma oral -, está muito pouco explorada nesse sentido. "É necessário fazer essa investigação fundamental, estudar e estabelecer os parâmetros que para cada molécula definem a diferença entre a saúde e a doença, para se poder operacionalizar ferramentas de diagnóstico a partir da saliva. É isso que fazemos no Saliva Tec ", explica Nuno Rosa.

Entretanto, surgiu a pandemia. Com todas as suas vítimas, os pesados problemas económicos e as muitas restrições sociais que gerou, a covid-19 acabou por ser também uma oportunidade de desenvolver investigação inovadora, que poderá agora ter um impacto positivo na saúde da comunidade, num momento difícil e cheio de incertezas.

Ler artigo completo aqui.

Bernardo Nunes de Sousa, alumnus da Faculdade de Medicina Dentária, nomeado para lista de melhores médicos do mundo

O médico dentista português Bernardo Nunes de Sousa foi incluído na lista da turma de 2022 “Doctor-To-Doctor-World’s Top 100”, promovido pela associação internacional Global Summits Institute (GSI).

Bernardo Nunes de Sousa iniciou o seu percurso profissional após concluir o seu Mestrado Integrado em Medicina Dentária, na Faculdade de Medicina Dentária (Viseu), em 2012, onde obteve a classificação mais elevada, “summa cum laude”. Foi durante estes primeiros anos da sua formação que surgiu a sua grande paixão pela implantologia. É criador do FULL ARCH CLUB − a plataforma mundial de ensino de implantologia de arcada total, através da qual tem participado na formação de centenas de médicos dentistas.

Mais informações 

Categorias: Faculdade de Medicina Dentária

Seg, 09/08/2021

André Correia, docente na Faculdade de Medicina Dentária da Católica, eleito presidente da International Team for Implantology

André Correia é o novo presidente da International Team for Implantology (ITI). O docente da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa é o primeiro médico dentista português a exercer o cargo de presidente na secção Ibérica da ITI.

O médico dentista foi eleito presidente na reunião anual de Fellows da secção Ibérica da ITI, que decorreu em Vila Nova de Gaia nos dias 19 e 20 de novembro.

Nesta reunião, participaram três docentes da Faculdade de Medicina Dentária da UCP: André Correia, Diretor do ITI Study Club Porto, e Filipe Araújo e Tiago Marques, Diretores do ITI Study Club Viseu. O primeiro dia foi dedicado a conferências científicas sobre temas da atualidade da Implantologia Dentária. Tiago Marques foi um dos oradores convidados com a conferência intitulada “Digital Workflow in Implant Dentistry”.

No segundo dia, foram realizadas as reuniões de Fellows e de Diretores de Study Clubs de toda a Península Ibérica e foi realizada a eleição de uma nova direção da secção Ibérica da ITI. A nova direção é constituída por André Correia (Presidente), Antonio Liñares (Delegação de Educação), José María Ferrandiz (Coordenador dos ITI Study Clubs) e Laurence Adriaense (Responsável de Comunicação).

A ITI é uma associação global de profissionais de implantologia dentária. Os objectivos da ITI são a promoção e divulgação de conhecimento fundamentado sobre implantologia dentária através da educação e investigação.

 

Categorias: Faculdade de Medicina Dentária

Seg, 06/12/2021

“A Universidade participa de forma privilegiada no esforço coletivo de pensar o mundo”

Professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Miguel Poiares Maduro é aos 55 anos de idade o novo Diretor da Católica Global School of Law. Nesta Escola, pioneira em Portugal e uma das primeiras da Europa continental a oferecer programas de LL.M. (Magister Legum or Legum Magister), ensina e co-coordena o LL.M. Law in a European and Global Context e é titular da Cátedra VdA em Digital Governance. Doutorado em Direito no Instituto Universitário Europeu, em Florença, Itália, onde foi professor, dirigiu o Programa de Global Governance. Muito jovem ainda foi advogado geral no Tribunal Europeu de Justiça no Luxemburgo. E em Portugal, onde é considerado um príncipe da política, foi ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional do Governo do PSD liderado por Pedro Passos Coelho. Nesta entrevista fala-nos do futuro do ensino do Direito e da internacionalização da Escola e estabelece a fasquia: fazer dela uma das melhores e mais reputadas escolas de Direito do mundo.

Sente-se mais político ou professor de Direito?

Professor de Direito. A política é um exercício cívico de participação pública que pode ser feito de formas diferentes, mais ou menos intensas, ao longo da vida. Mas a minha profissão e aquilo que me define intelectualmente é ser professor. Investigar e ensinar é aquilo que mais me define. Mas também não esqueço a relação entre ser professor e ter participação cívica. Cada vez mais os investigadores e professores têm uma responsabilidade em transferir conhecimento para o espaço público, embora isso não tenha de assumir formas de participação política partidária. A política, por sua vez, ganharia muito se prestasse mais atenção ao método e qualidade dos processos de decisão como exige a ciência.

Artigo completo disponível no Jornal Económico.

Católica Global School of Law lança concurso para apoiar startups de Legal Tech

Durante o evento, um grupo seleccionado de startups de Legal Tech terá a oportunidade de fazer uma curta apresentação perante um painel de investidores, empreendedores e especialistas, que analisarão a viabilidade dos projectos e seleccionarão um vencedor. Feedzai, Google, Microsoft e OutSystems são algumas das tecnológicas que marcarão presença na iniciativa.

Além da oportunidade de apresentar as suas ideias e desenvolver uma rede de contactos no South Summit, em Madrid, a startup vencedora terá acesso a um programa de mentoria, bem como a um conjunto de oportunidades de investimento que impulsionarão o desenvolvimento do projecto.

Artigo completo disponível na Human Resources.

Miguel Poiares Maduro: "Muito mudou na democracia" com o digital

Miguel Poiares Maduro, que é diretor da Global Law School, Universidade Católica Portuguesa, e professor da Cátedra Vieira de Almeida, vai marcar presença na 31.º edição do Congresso da APDC, no painel de debate sobre democracia na era digital.

"Muito mudou na democracia" com o digital, afirma Miguel Poiares Maduro, salientando que se pode olhar para este tema de "muitas perspetivas" e "dimensões".

Mas "talvez aquela mais relevante e mais óbvia e que mais se discute tem a ver com as alterações na forma como funciona o nosso espaço público em que assenta a democracia", ou seja, a existência de "um espaço público onde as pessoas trocam opiniões, argumentos, formam a suas preferências" e com base nelas escolhem os políticos e responsabilizam esses políticos, aponta Miguel Poiares Maduro.

Ou seja, o espaço público "é o componente principal do ecossistema democrático" e "esse espaço público está em alteração profunda em consequência das alterações digitais", sublinha o professor.

Isto porque estas "alteram a forma como as pessoas se relacionam", não apenas a escala, já que as redes sociais permitem que seja possível comunicar "com muito mais pessoas ao mesmo tempo" do que anteriormente, mas também permitem o contacto direto, explica.

Artigo completo disponível no Notícias ao Minuto.