Propinas, Apoio Social e Bolsas

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) é uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, mas os seus cursos não beneficiam de financiamento estatal.

Para afixar propinas, a UCP tem de ter como referência os custos reais, que variam consoante as necessidades de equipamentos, instalações e laboratórios.

De forma a diminuir o esforço financeiro dos alunos e das respetivas famílias, a UCP disponibiliza bolsas de mérito e prémios monetários que podem chegar ao valor correspondente às propinas, para recompensar os estudantes que obtêm melhores resultados; pratica preços subsidiados nas refeições das cantinas; concede benefícios a famílias com mais de um filho a frequentar a UCP; e permite que alunos de licenciatura ou de mestrado integrado se possam candidatar ao Apoio Social UCP.

Como calcular as propinas?

Os cursos da UCP, organizados segundo o modelo decorrente do Processo de Bolonha, medem-se em créditos ECTS*: 1 semestre letivo = 30 ECTS;

Na UCP o crédito é utilizado como base para o cálculo da propina do aluno, que pagará de acordo com o número de ECTS correspondentes às unidades curriculares (disciplinas), nas quais está inscrito nesse semestre (60 ECTS/ano, se seguir o plano de estudos normal).

Para calcular o valor da Propina consulte as Tabelas de Taxas e Emolumentos.

* Os créditos ECTS são unidades de medida de um sistema comum europeu (European Credit Transfer and Accumulation System) que traduz o trabalho realizado e as competências adquiridas pelos estudantes (aulas, trabalho pessoal, tutorias, trabalhos de grupo, entre outros).

Apoio Social

Na UCP há Serviços de Apoio Social que garantem o acompanhamento dos estudantes, ao nível socioeconómico, psico-educacional e integração na vida activa. Estes serviços asseguram a gestão do processo de análise das candidaturas às Bolsas Estudo sendo a decisão de atribuição destas da competência da DGES. Consulte o simulador da Bolsa DGES.

A Universidade Católica Portuguesa recebe donativos, por parte de benfeitores particulares e institucionais, destinados à redução ou isenção de propinas dos alunos com dificuldades financeiras e que cumpram as condições de elegibilidade previstas nos respetivos Regulamentos.

Existe ainda o Fundo de Apoio Social da Universidade Católica destinado a alunos que, no decorrer do seu percurso académico, revelem dificuldades socioeconómicas e familiares que impossibilitem o normal prosseguimento dos estudos.

É importante que os candidatos se informem, junto dos serviços ou gabinetes de apoio ao aluno existentes em cada pólo, sobre as formas de apoio.

Estudantes Internacionais

Para estudantes internacionais existe um enquadramento específico, que pode ser consultado junto do Gabinete de Relações Internacionais de cada unidade académica.

Outros facilitadores sociais

Estudos de caso e planos de pagamentos adaptados a cada situação concreta.

Estudantes com incapacidade igual ou superior a 60%

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) atribui uma bolsa de estudo no valor da propina efetivamente paga, a todos os estudantes com incapacidade igual ou superior a 60% (devidamente comprovada através de um atestado médico de incapacidade multiuso). Mais informações aqui.

Nota importante: Esta informação é geral. Não dispensa a leitura atenta dos regulamentos e guias aplicáveis.

Cursos Candidaturas Condições de Acesso Maiores de 23 Apresentar a Candidatura Matrícula Propinas, Apoio Social e Bolsas Tabela de Propinas e Emolumentos 2018-2019 Candidatos Internacionais Questões Frequentes Serviços de Apoio Porquê a Católica Faculdades

Centro de Lisboa (sede)

email: gapa@lisboa.ucp.pt

Web: www.gapa.lisboa.ucp.pt